As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Ver a lista completa

Grávidas que tomaram AstraZeneca poderão receber 2ª dose da Pfizer no Rio

Publicado 29.06.2021, 10:15
© Reuters. Grávida é vacinada contra Covid-19 no Rio de Janeiro
04/05/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
PFE
-
AZN
-
PFIZ34
-
A1ZN34
-

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As grávidas da cidade do Rio que receberam uma dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca (NASDAQ:AZN) (SA:A1ZN34) poderão ser imunizadas com uma segunda dose da Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) a partir desta terça-feira, informou a prefeitura da capital fluminense, que também disse que pessoas que tiveram forte reação à vacina da AstraZeneca poderão receber a segunda dose da Pfizer.

As grávidas precisam de prescrição e orientação médica para tomar uma segunda dose diferente da primeira aplicada. O intervalo entre a primeira dose da vacina da AstraZeneca e uma segunda dose tem de ser de pelo menos 12 semanas.

A imunização de grávidas com o imunizante da AstraZeneca foi paralisada no Rio depois que uma gestante que tomou a vacina morreu dias depois da aplicação. Após esse episódio, o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação de grávidas com a vacina da AstraZeneca e Estados e municípios passaram a aplicar outros imunizantes nas gestantes.

Segundo a prefeitura carioca, estudos do Ministério da Saúde apontaram que complicações "raras" causadas pela vacina provocaram a morte da gestante.

De acordo com o governo municipal, a vacina da AstraZeneca foi usada no começo da campanha de vacinação das gestantes para aquelas que apresentavam comorbidades.

"As gestantes que tomavam AstraZeneca eram aquelas com comorbidades e que têm mais risco de agravar ou ir a óbito. A Covid atingiu muito as gestantes no Rio e a mortalidade materna quase que dobrou por conta da doença", disse à Reuters o secretário de saúde da cidade, Daniel Soranz.

Ele disse que nove países deram autorização para a vacinação com doses diferentes. Com base nisso, o Conselho Científico da prefeitura autorizou a aplicação de imunizantes distintos nas grávidas.

"Como essa utilização tem uma boa eficácia, a gente recomendou a vacina diferente para gestantes. Alguns estudos avaliaram que o risco de heterologia (aplicação de doses diferentes) é baixo", garantiu.

Soranz acrescentou que a cidade está autorizando também que pessoas que tiveram reações e problemas graves após tomarem a primeira dose do imunizante contra Covid, independentemente do laboratório, recebam uma segunda dose diferente.

© Reuters. Grávida é vacinada contra Covid-19 no Rio de Janeiro
04/05/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

"Se você vacinou e teve reação grave e um profissional de saúde acompanhou isso, ele pode recomendar outra vacina para segunda dose", disse.

Outras cidades do Estado --que tem 92 municípios-- analisam a possibilidade de liberar a aplicação da vacina da Pfizer como segunda dose para gestantes imunizadas inicialmente com AstraZeneca.

A área da saúde do Estado tem reunião marcada para esta quarta para definir se seguirá os passos da prefeitura.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.