Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

GreenYellow fecha novo acordo com Prime Energy, da Shell, para 16,93 MWp em usinas solares

Publicado 06.03.2024, 11:59
Atualizado 06.03.2024, 12:00
© Reuters. Paineis solares
06/05/2022
REUTERS/Brian Snyder

SÃO PAULO (Reuters) - A francesa GreenYellow fechou um acordo com a Prime Energy, comercializadora de energia do grupo Shell (NYSE:SHEL) no Brasil, para a construção de três usinas solares, somando 16,93 megawatts-pico (MWp) de capacidade instalada, disseram as empresas à Reuters.

A energia produzida pelas novas fazendas fotovoltaicas, que ficarão nos Estados do Piauí e São Paulo, será comercializada para clientes finais pela Prime por meio de suas operações de geração distribuída compartilhada.

A modalidade de geração compartilhada atende consumidores com energia renovável produzida remotamente, dispensando instalação de painéis solares no local de consumo. Os clientes recebem energia da rede e passam a ver descontos em relação às tarifas cobradas pelas distribuidoras no mercado regulado, dados os incentivos regulatórios ao segmento.

A nova contratação de fazendas solares expande um primeiro acordo fechado entre as companhias no ano passado, quando a Prime havia fechado a construção de 26,39 MWp em usinas solares nos Estados da Bahia, Piauí e Ceará.

"Planejamos operar 100 MWp de geração descentralizada ainda em 2024, o que deve nos posicionar como um dos maiores players de 'GD compartilhada' do Brasil, com operação em 14 concessionárias", afirmou Guilherme Perdigão, CEO da Prime Energy, em nota.

O presidente da GreenYellow no Brasil, Marcelo Xavier, afirmou que o crescimento da geração compartilhada tem trazido benefícios para a competitividade no segmento e multiplicando a oferta de energia "mais barata, acessível e renovável" em várias regiões do Brasil.

"Neste contexto, a GreenYellow tem ampliado seus negócios e estabelecido parcerias-chave no âmbito da geração de energia solar", acrescentou.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Atuando no mercado brasileiro desde 2014, a multinacional francesa de soluções em energia possui mais de 80 usinas conectadas ou em construção, superando 240 MWp em capacidade instalada.

Com grandes clientes na carteira, como as varejistas Magazine Luiza (BVMF:MGLU3) e Pão de Açúcar (BVMF:PCAR3) e as telecoms Oi (BVMF:OIBR3) e Claro, a GreenYellow tem metade de seu portfólio voltado ao autoconsumo remoto de energia para clientes finais. A outra metade está concentrada em usinas para geração compartilhada.

Além dos impactos econômicos do crescimento do mercado solar, as empresas destacaram os benefícios ambientais. Os 16,93 MWp contratados seriam capazes de evitar a emissão de mais de 1.400 toneladas de CO2, no período de um ano, afirmaram.

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.