🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Grupo indígena levará luta contra mina de cobre no Arizona à Suprema Corte dos EUA

Publicado 14.05.2024, 19:11
© Reuters. Grupo indígena Apache Stronghold se reúne em frente a tribunal, na Califórnia, EUA
21/03/2023
REUTERS/Mike Blake/File photo
BHP
-
RIO
-
RIO
-
BHP
-

Por Clark Mindock

(Reuters) - Um grupo de indígenas norte-americanos disse nesta terça-feira que levará sua luta contra a proposta da Rio Tinto (LON:RIO) para construir uma mina de cobre à Suprema Corte dos Estados Unidos, após um tribunal de apelações federal se recusar a considerar se o governo dos EUA transferiu terras indevidamente para a mineradora. 

O grupo afirmou que pedirá que a Suprema Corte se pronuncie, após o Tribunal de Apelações do 9º Circuito, com sede em San Francisco, rejeitar um pedido para que o tribunal reconsiderasse decisões anteriores que não bloquearam a concessão de terras para o projeto. O tribunal não deu uma explicação para a sua decisão. 

O projeto Resolution Copper, uma parceria entre a Rio Tinto e a BHP, forneceria mais de um quarto do cobre dos EUA, necessário para construir veículos elétricos, turbinas eólicas e painéis solares. Esses itens são fundamentais para os planos do governo federal para combater as mudanças climáticas. 

A Apache Stronghold, grupo sem fins lucrativos com membros do povo San Carlos Apache e outros, alega que a concessão de terras em uma floresta federal ao nordeste de Phoenix viola leis de proteção religiosa porque destruiria um local onde cerimônias indígenas são realizadas há várias gerações. 

Luke Goodrich, advogado da Apache Stronghold, disse que a Suprema Corte assumiu 25 casos de liberdade religiosa desde 2011 e decidiu a favor de argumentos de liberdade religiosa em 24 deles. 

Um porta-voz da Resolution Copper disse que o planejamento da mina foi desenvolvido em colaboração com vários níveis de governo, comunidades nativas e outros envolvidos. O porta-voz afirmou que continuará em contato com esses grupos daqui para frente.

O governo dos EUA não respondeu a um pedido por comentários em um primeiro momento.

© Reuters. Grupo indígena Apache Stronghold se reúne em frente a tribunal, na Califórnia, EUA
21/03/2023
REUTERS/Mike Blake/File photo

(Reportagem de Clark Mindock)

((Tradução Redação Rio de Janeiro))

REUTERS PF

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.