Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Guide tira Petrobras da carteira de março; vê incertezas com intervenção política

Publicado 01.03.2021, 11:19
Atualizado 01.03.2021, 11:22
© Reuters.

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - Os analistas da Guide Investimentos tiraram CVC Brasil (SA:CVCB3), Itaú (SA:ITUB4), Lojas Renner (SA:LREN3) e Petrobras (SA:PETR4) para adicionar BTG Pactual (SA:BPAC11), Locaweb (SA:LWSA3), PetroRio (SA:PRIO3) e WEG (SA:WEGE3) na carteira recomendada de março, com o objetivo de buscar mais resiliência para o portfólio, fazendo um reajuste ao cenário favorável para commodities e negativo para o comércio interno.

LEIA MAIS: Ibovespa tem pior mês desde setembro com riscos fiscais e interferência na Petrobras

Segundo a corretora, em relatório desta segunda-feira (1), o mês de fevereiro foi marcado pela “grande perda de confiança do investidor” após o presidente Jair Bolsonaro anunciar substituição no comando da Petrobras e citar que a empresa deve ter um apelo social.

Para o estrategista-chefe da corretora, Luis Sales, que assina o relatório, as falas do presidente colaboraram para a implementação de um cenário de maior volatilidade e incertezas, com fuga de investimentos estrangeiros.

No cenário internacional, escreve, as preocupações com a aceleração da inflação nos EUA resultaram em elevação do rendimento dos Títulos americanos, penalizando ativos de risco.

Para março, o analista espera um cenário de elevada volatilidade, não apenas devido ao aumento de casos de infecção por Covid-19 ao redor do mundo, mas também com a preocupação gerada pela troca do comando na Petrobras.

LEIA MAIS: Mirae tira Bradesco (SA:BBDC4) e Via Varejo (SA:VVAR3) da carteira de março; veja novos escolhidos

Segundo a corretora, a aceleração dos preços no mercado doméstico e nos EUA deve seguir como um dos principais pontos de atenção à medida que investidores passam a avaliar a possibilidade de elevação nas taxas de juros antes do que inicialmente previsto.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No último mês, a carteira da Guide acumulou queda de 4%, contra recuo de 4,4% do Ibovespa, com destaque positivo para a Cosan (SA:CSAN3), em meio à aceleração do preço do petróleo no mercado internacional, beneficiando também o comércio de etanol no mercado doméstico pela paridade de preços.

Já o destaque negativo para os papéis do portfólio ficou com as ações da Petrobras, com a troca no comando da companhia.

Para março, a carteira recomendada da Guide conta com os papéis de B3 (SA:B3SA3), BTG Pactual, Cosan, Eneva (SA:ENEV3), Hapvida (SA:HAPV3), Klabin (SA:KLBN11), Locaweb, PetroRio, Vale (SA:VALE3) e WEG.

Carteira de dividendos

Em fevereiro, a carteira de dividendos da Guide encerrou o mês com desempenho negativo, porém acima do índice de referência da B3, escreveram os analistas em relatório separado.

Na ponta positiva, o destaque foi para as ações da Vale e Klabin, influenciadas positivamente pelo ciclo positivo para as commodities e o câmbio desvalorizado. Na ponta oposta, as ações da B3 encerraram o mês em forte baixa, impactadas pelo cenário doméstico negativo, devido à interferência em relação à Petrobras.

No mês, a carteira apresentou desvalorização de 3,3%, enquanto o IDIV, o índice do segmento da B3, teve desvalorização de 5,5%.

Para março, os analistas recomendam Vale, Klabin, TIM (SA:TIMS3) Brasil, Santander Brasil (SA:SANB11), Taesa (SA:TAEE11), CPFL (SA:CPFE3), Sabesp (SA:SBSP3) e B3 como boas pagadoras de dividendos.

Últimos comentários

PRIO3 ,O RESTO É RESTO
quando a petrobras consegue sanear suas financas o populismo de um lunatico à derruba de novo, tudo para se manter no poder, nao da a minima para as consequencias
Mas a culpa é do povo que adora um populista para chamar de seu.
Não seria interessante acabar com o oligopólio da Petrobras para o consumidor final?
Marcos Judice, há vinte anos que o monopólio da Petrobras de refino foi extinto. Sabe porque poucas empresas se arriscaram na concorrência? Por causa das interferências de diversos governos na Petrobras. Para acabar com essa situação, só privatizando a Petrobras sem Golden Share. Daí os governos não terão mais como culpar a Petrobras e serão obrigados a assumir suas responsabilidades.
não entendo esse comentário de usar a palavra interferência na Petrobras ,o mandato não termina em março o presidente põe quem achar melhor porque tanto patrocínio porque salários astronômicos tem que cortar na carne privatizar dar lucro já detonaram demais a empresa
Vou te explicar. O término de mandato é uma rotina em várias empresas. No caso da Petrobras a tendência técnica era reeleição, porém a "interferência na Petrobras" acontece quando ocorre por critérios não técnicos. A interferência é maior ainda e causa mais danos quando um governo que se dizia liberal o faz, pois ao contrário de um governo socialista que ao fazer isso já seria previsível, para um governo liberal, sinaliza que além de interferir na Petrobras está mudando seu discurso de campanha. Para investidores fica a dúvida, o que mais esse governo mentiu na campanha? Se quiser aprender de fato, de uma lida no site de RI da Petrobras. Livros de economia também são excelentes fontes. Mas descarte lives do genocida ou blogs do tipo Brasilparalerdos.
Petrobrás deveria ser privatizada ,dividida em várias empresas. Do jeito está não adianta ter estatal,toda semana ter aumento nós preços com essa política preços nefasta.
Concordo com a privatização pois seria bom para o Brasil que não teríamos mais a Petrobras sendo roubada por políticos ou usada para populismo. Seria bom para investidores e também para consumidores, pois poderiam finalmente entrar na vida adulta ao descobrir que não existe almoço grátis e como o preço do petróleo é cotado em dólares, será volátil conforme o dólar e conforme a lei de mercado. Como benefícios, teríamos aumentos brutais dos lucros dessas empresas, aumento da arrecadação de impostos. E, se tivermos governos honestos e competentes, esperar que usem essa receita extra para melhorar os serviços públicos ao invés de gastar com picanha, cerveja e leite condensado para poucos.
Os Bozoloides esquerdistas socioomunas estão fazendo o que .site de investimento?
O de sempre, justificando a participação nas rachadinhas. Afinal, alguma coisa tem que fazer pra ganhar uma parcela do salário desviado né?
A Petrobrás é uma empresa robusta, não caiam no papo desses especuladores.
fato
Na história do mercado financeiro mundial, existiram várias empresas robustas que faliram. A receita foi não parar de tentar e investidores que minimizaram essas tentativas de quebra-las. O mesmo vale para nações. O Brasil é forte, mas pode não aguentar uma sequência tão grande de governos corruptos e incompetentes. FATO, de fato. rsrs
Guide kkkkkkkk
Rogério Joao kkkkkkkk
"Intervencão Politica". Querem destruir o pais com alterações de preço fajutas e nāo querem "interferência". Petrobras nao precisa desses "compradores" de ações manipuladores!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.