Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Hapvida diz que poderá emitir ações em aumento de capital; papéis afundam mais de 25%

Publicado 09.03.2023, 09:12
Atualizado 09.03.2023, 12:10
© Reuters.

SÃO PAULO (Reuters) -A Hapvida (BVMF:HAPV3) anunciou que está avaliando alternativas para fortalecer sua estrutura financeira, o que inclui a possibilidade de um aumento de capital por meio de emissão de novas ações, derrubando os papéis da empresa de serviços de saúde negociados na bolsa paulista nesta quinta-feira.

Às 11:55, as ações caíam 25,68%, a 2,17 reais, renovando mínimas históricas e perdendo mais de 5 bilhões de reais em valor de mercado. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 0,2%.

A companhia, que pouco depois da divulgação do resultado do quarto trimestre na semana passada já perdeu um valor de cerca de 12 bilhões de reais na bolsa, afirmou em fato relevante na noite de quarta-feira que o eventual aumento de capital, porém, dependerá de condições favoráveis de mercado.

"Se confirmado, avaliamos o potencial aumento de capital no preço recorde de baixa atual da ação de 2,90 reais como misto/neutro", afirmaram analistas do Bradesco BBI em relatório a clientes nesta quinta-feira, no qual também reduziram o preço-alvo do papel de 6,00 para 4,50 reais, com recomendação "neutra".

"A atual posição de caixa da Hapvida parece apertada para enfrentar um cenário desafiador geral e, portanto, justifica um potencial colchão de caixa por meio de ações, dado o mercado de dívida restrito", escreveram Marcio Osako e Caio Rocha.

Eles também avaliaram que a diluição seria baixa (3,5%) e uma injeção de capital reduziria as preocupações com a solvência. "Por outro lado, a necessidade de caixa pode sugerir que os ganhos/fluxo de caixa do Hapvida podem ser piores do que o mercado realmente acredita", ponderaram.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para analistas do Itaú BBA, conforme relatório a clientes, "em meio a muitas discussões sobre a solvência da empresa... a menção de um aumento de capital como uma opção em um momento de 'valuation' tão pressionada (nos níveis atuais) sugere um cenário mais estressado do que o esperado anteriormente".

A Hapvida integrou no ano passado a rival Intermédica, se tornando a maior empresa verticalizada de planos de saúde do país.

"A companhia permanece avaliando eventuais alienações de ativos não relacionados às suas atividades principais. Este movimento se encaixa no contexto de focar os esforços da gestão em seu negócio principal, especialmente após a fusão com a NotreDame Intermédica (BVMF:GNDI3)", afirmou no fato relevante.

Entre os planos, a empresa está avaliando a venda de ativos fixos "relevantes" em esquemas em que a companhia os aluga de volta. As negociações com "potenciais investidores" seguem em curso, afirmou a Hapvida.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Paula Arend LaierEdição de Pedro Fonseca)

Últimos comentários

lula da 18 reais de aumento no salário mínimo e quer q a pessoa pague plano de saúde. Esse país vai virar um caos , Guedes disse q em 2 anos o barba ferra tudo por aqui.
Espero comprar mais 10 Lotes a 2,00
oque espera desta notícia agora?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.