Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

IBM anuncia novo chip de computação quântica

Publicado 04.12.2023, 12:08
Atualizado 04.12.2023, 12:10
© Reuters. Computador Quantum System Two, da IBM, contendo três processadores "Heron" são vistos nesta foto de divulgaçao sem data. 
Cortesia da IBM/Handout via REUTERS

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A IBM (NYSE:IBM) apresentou nesta segunda-feira um novo chip e uma máquina de computação quântica que espera que sirvam como blocos de construção de sistemas muito maiores daqui a uma década.

Pesquisadores de todo o mundo estão tentando aperfeiçoar a computação quântica, que se baseia na mecânica quântica para atingir velocidades de computação muito mais rápidas do que os computadores clássicos baseados em silício. O desafio tem sido criar computadores quânticos que sejam confiáveis o suficiente no mundo real para superar consistentemente os computadores convencionais.

Microsoft (NASDAQ:MSFT), Google (NASDAQ:GOOGL) e Baidu (NASDAQ:BIDU), além de startups e mesmo países, estão correndo para desenvolver máquinas quânticas.

Com pesquisadores tornando computadores quânticos grandes o suficiente para superar computadores clássicos, as máquinas passaram a ter problemas com erros de dados. Na segunda-feira, a IBM mostrou o que diz ser uma nova maneira de conectar chips dentro de máquinas e, em seguida, conectar esse computadores que, quando combinados com um novo código de correção de erros, podem produzir máquinas quânticas convincentes até 2033.

O primeiro computador a usar o sistema é chamado de Quantum System Two, que usa três chips "Heron". Dario Gil, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM, disse que o progresso parecerá relativamente estável até 2029, quando o efeito total das tecnologias de correção de erros entrará em ação.

Depois disso, as máquinas devem apresentar um aumento acentuado em seus recursos, de forma semelhante à maneira como os sistemas de IA que se desenvolveram lentamente nos últimos 15 anos se tornaram muito mais sofisticados no ano passado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Você terá que uni-los", disse Gil sobre os mais novos chips da IBM. "Você terá que fazer muitas dessas coisas juntas para ser prático. Caso contrário, será apenas um exercício de papel."

A IBM não é a única empresa de computação quântica que está planejando máquinas para os próximos anos. A startup PsiQuantum, que está trabalhando com a GlobalFoundries (NASDAQ:GFS) para fabricar seus chips, disse à Reuters no início deste ano que planeja ter um computador quântico comercial dentro de seis anos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.