Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa atinge maior nível desde início de março apoiado em otimismo sobre vacina

Publicado 16.11.2020, 18:32
© Reuters. .
US500
-
DJI
-
PFE
-
MS
-
CL
-
BVSP
-
BBDC4
-
AMER3
-
B3SA3
-
CMIG4
-
CSNA3
-
GGBR4
-
GOLL4
-
ITUB4
-
LIGT3
-
MGLU3
-
PETR4
-
QUAL3
-
SANB11
-
TOTS3
-
USIM5
-
VALE3
-
CVCB3
-
LINX3
-
PFIZ34
-
BHIA3
-
BPAC11
-
AZUL4
-
GNDI3
-
STNE
-
MRNA
-
BNTX
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, acima dos 106 mil pontos, o que não acontecia desde o começo de março, mês que marca o agravamento da crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 no Brasil.

Investidores reagiram positivamente ao anúncio da farmacêutica norte-americana Moderna (NASDAQ:MRNA), de que sua vacina experimental é 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19, com base em dados preliminares de um estudo clínico em estágio avançado.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,63%, a 106.429,92 pontos, maior patamar de fechamento desde 4 de março.

O volume financeiro somou 51,1 bilhões de reais, inflado pelo vencimento de contratos de opções sobre ações, units e ETFs (fundos de ações negociados em bolsa) na B3 (SA:B3SA3), que movimentou 14 milhões de reais, e blocktrade com papéis da Vale.

"Desenvolvimentos recentes encorajadores sobre vacinas do Covid-19 são um bom presságio para uma redução significativa das restrições à atividade (econômica) em 2021", disse o diretor de pesquisa macro global da Oxford Economics, Ben May.

Na semana passada, a Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) anunciou que a vacina que está desenvolvendo com a BioNTech (NASDAQ:BNTX) se mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença, animando os mercados na ocasião.

O avanço do Covid-19 na Europa e Estados Unidos tem adicionado preocupações sobre novas medidas de isolamento social, o que poderia afetar a recuperação da economia global, após o tombo registrado no segundo trimestre.

Nesse contexto, também repercutiu positivamente sinalização dos principais conselheiros do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, de que não há planos de 'lockdown' nacional para controlar o contágio pela doença.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em Wall Street, o Dow Jones e o S&P 500 fecharam em máximas históricas.

No Brasil, balanços corporativos também repercutiram, com a temporada de resultados se aproximando do final. Após o fechamento, Qualicorp (SA:QUAL3) e Notre Dame Intermédica (SA:GNDI3) apresentam seus números.

Para estrategistas do BTG Pactual (SA:BPAC11), citando análise preliminar, que exclui os números de Petrobras e Vale, a temporada mostrou desempenho surpreendente em relação ao mesmo período do ano anterior.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) avançou 2,92%, na esteira da alta do petróleo no exterior e anúncio da estatal de que abriu processo para vender 50% de sua participação nas concessões do importante Polo Marlim, em águas profundas da Bacia de Campos. A notícia agradou analistas. O Goldman Sachs afirmou que a operação pode ajudar a empresa a atingir sua meta de dívida bruta de 60 bilhões de dólares até 2022.

- VALE ON (SA:VALE3) encerrou com acréscimo de 2,64%, em sessão que inclui 'blocktrade' envolvendo a ação da mineradora, que teve a corretora do Bradesco intermediando a venda e a do Morgan Stanley (NYSE:MS), a venda. No mercado, as informações eram de que o BNDES vendeu os papéis, dando continuidade à sua política de desinvestimentos. No setor, GERDAU PN (SA:GGBR4), CSN ON (SA:CSNA3) e USIMINAS PNA (SA:USIM5) subiram.

- AZUL PN (SA:AZUL4) e GOL (SA:GOLL4) PN valorizaram-se 10,86% e 8,49%, respectivamente, na esteira das esperanças de uma vacina contra o Covid-19. A Azul divulgou prejuízo de 1,2 bilhão de reais para o terceiro trimestre, mas a receita dobrou ante o segundo trimestre. Para o analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, apesar do resultado operacionalmente mais robusto que no segundo trimestre, ainda não mostra a retomada que o mercado parece estar vivenciando.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- CVC (SA:CVCB3) BRASIL ON subiu 1,38%, não acompanhando o ritmo de outros papéis que foram afetadas duramente pela crise desencadeada pelo coronavírus, tendo de pano de fundo resultado do terceiro trimestre com prejuízo líquido consolidado de 215,5 milhões de reais. A maior operadora de turismo do país afirmou em teleconferência que deve concluir em breve negociação com credores.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) avançou 3,51%, reforçando a alta do Ibovespa, com papéis de bancos do Ibovespa como um todo no azul. BRADESCO PN (SA:BBDC4) subiu 4,38%. Também chamou a atenção a alta de 7,25% de SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11).

- CEMIG PN (SA:CMIG4) registrou elevação de 3,80%, tendo no radar resultado trimestral, bem como declarações de executivos da elétrica controlada pelo governo de Minas Gerais, de que a companhia mantém o plano de vender sua fatia remanescente na Light, enquanto pelo lado da expansão avalia novos projetos eólicos e solares. LIGHT ON (SA:LIGT3), que não está no Ibovespa, subiu 1,05%.

- TOTVS ON (SA:TOTS3) caiu 2,45%, após a CVM autorizar fundadores da Linx (SA:LINX3) a votar na assembleia sobre a oferta de aquisição feita pela StoneCo (NASDAQ:STNE) marcada para terça-feira. A Totvs disputa a Linx com StoneCo. LINX ON cedeu 4,92% e STONECO, que é negociada em Nova York, subiu 1,68%. Para analistas do Bradesco BBI, a decisão da CVM eleva a chance de um desfecho bem-sucedido a favor StoneCo.

- B2W ON (SA:BTOW3) recuou 1,29% e MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) perdeu 1%, em nova sessão de realização de lucros no setor, com VIA VAREJO ON (SA:VVAR3) fechando em baixa de 0,17%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Melhor momento para comprar ‘-‘
o mercado esta lateral, e no topo da lateralização, provavelmente vem correção nos proximos dias, definitivamente, compra não é a melhor das ideias neste momento, acredito que os proximos dois dias vão sinalizar a direção real do mercado.
Sera que amanhã continua o otimismo?
Se depender de sua beleza c certeza kkk s2
Mangina até em fórum de investimentos. lamentável.
destruiram a renda fixa que alimentava a previdência privada. Acabaram com previdência do INSS, não é coincidência, eles querem q trabalhemos até adoecermos e morrermos igual na época da revolução industrial ou antes disso. A escravidao moderna está a todo vapor, can@alhas, can@alhas, ca@nalhas.
?????? quem deixou a jaula aberta?
Ué.... então volta para as cavernas e tá tudo certo... 🤣🤣
kkkkkkkkk
pegadinha do malandro ,subindo sem volume ,pega trouxa,só louco pra comprar essa furada ,MORO 2022 !!!
os gringos estão voltando e comprando tudo. Daqui uns dias, vendem
Subida as custas de petr e vale. Ilusao. Mas segue o jogo. Queda mascarada.
Amanhã finalmente chegaremos aos níveis de janeiro. Coloquem o dinheiro na poupanca e vão para o simulador, lá vcs ficarão ricos ou pobres de mentirinha.
Quem serão as cobaias dessa? americanos e chineses?... boa sorte!
Eita. Quem deixou a jaula aberta? Cicero RP escapou de novo. kkkkkkkkkkkk
 Ela é sua, volte rápido q o capim te espera! rsrsrs...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.