As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Ibovespa avança com apoio de Vale e Petrobras apesar de exterior desfavorável

Publicado 10.04.2023, 11:21
Atualizado 10.04.2023, 11:25
© Reuters. Telão na bolsa paulista mostra flutuações do mercado financeiro
09/05/2016
REUTERS/Paulo Whitaker
BVSP
-
BBDC4
-
CSNA3
-
GGBR4
-
GOLL4
-
ITUB4
-
PETR4
-
SBSP3
-
TAEE11
-
USIM5
-
VALE3
-
DCIOU4
-
BPAC11
-
AZUL4
-

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, em uma sessão sem notícias muito relevantes, com Vale e Petrobras entre os principais suportes, enquanto Taesa figurava na ponta de baixa com a perspectiva de uma oferta bilionária de ações.

Às 11:07, o Ibovespa subia 0,89 %, a 101.717,01 pontos, após acumular queda de 1% na semana passada. O volume financeiro somava 3,5 bilhões de reais.

Mais cedo, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou que o governo vai anunciar uma série de medidas para melhorar o mercado de crédito e aumentar a competitividade.

Ele também afirmou em entrevista à GloboNews que, a partir do momento em que o Banco Central reconhece a qualidade da proposta de arcabouço fiscal, abre-se a perspectiva de um afrouxamento monetário.

Na última quarta-feira, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a avaliação da autoridade monetária sobre a proposta da nova regra fiscal pelo governo era "super positiva", embora tenha feito algumas ponderações.

Do ponto de vista doméstico, estrategistas vêm citando um alívio na taxa Selic, atualmente em 13,75%, como essencial para uma melhora mais sustentável das ações brasileiras, principalmente daquelas sensíveis à economia interna.

Economistas do Itaú Unibanco, chefiados por Mario Mesquita, avaliam que o arcabouço fiscal e o futuro anúncio de medidas de recomposição das receitas são complementares e positivos.

Ainda assim, veem desafios significativos relacionados à implementação da trajetória almejada e consequentes ganhos de credibilidade e consolidação da regra, que pode ser incrementada por uma reforma tributária que gere ganhos de produtividade.

Em relatório a clientes, eles reiteraram previsão de déficit primário de 1,2% do PIB em 2023 e 0,7% do PIB em 2024, com a dívida bruta em 76% e 79% do PIB, respectivamente. Para a Selic, também ainda veem 12,50% no final de 2023 e 10% ao fim de 2024.

No exterior, Wall Street tinha uma sessão negativa com crescentes preocupações de que o Federal Reserve continuará a aumentar a taxas de juros depois que dados de empregos de sexta-feira destacaram um mercado de trabalho ainda forte.

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) avançava 1,56%, a 77,95 reais, mesmo com a queda dos futuros do minério de ferro na China. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange caiu 1,83%, para uma mínima de duas semanas, a 777 iuanes a tonelada.

- GERDAU PN (BVMF:GGBR4) valorizava-se 3,38%, a 24,75 reais, em dia de alta no setor, com CSN ON (BVMF:CSNA3) ganhando 3,91 e USIMINAS PNA (BVMF:USIM5) avançando 3,14%. Dados da Anfavea mostraram forte crescimento na produção de veículos no Brasil em março.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) subia 1,67%, a 24,4 reais, em dia de variações modestas dos preços do petróleo no exterior, com o Brent cedendo 0,2%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) mostrava elevação de 0,61%, a 24,56 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) registrava alta de 1,23%, a 13,19 reais.

- AZUL PN (BVMF:AZUL4) avançava 2,23%, a 11 reais, apesar de dados mostrando que a procura por voos domésticos da companhia aérea em março recuou 2,6% sobre o mesmo mês do ano passado. No setor, GOL (BVMF:GOLL4) PN subia 0,83%.

- TAESA UNIT (BVMF:TAEE11) recuava 3,17%, a 33,94 reais, após notícia de que transmissora de energia pretende levantar entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de reais em uma oferta de ações. Segundo reportagem do Brazil Journal, a oferta deve ocorrer na segunda metade de abril ou em maio.

- SABESP ON (BVMF:SBSP3) cedia 2,75%, a 48,82 reais, mesmo após autorização para elevar tarifas em 9,56%. De acordo com o BTG Pactual (BVMF:BPAC11), o reajuste ficou um pouco abaixo do esperado. A Sabesp também deve assinar nesta segunda-feira a contratação da International Finance Corporation (IFC) para assessorar o processo de desestatização da empresa.

 

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.