🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Ibovespa avança com apoio do setor financeiro e PEC da Transição no radar

Publicado 19.12.2022, 10:25
© Reuters
JPM
-
AVP
-
LCO
-
CL
-
BVSP
-
BBDC4
-
B3SA3
-
CSNA3
-
GGBR4
-
ITUB4
-
LREN3
-
NTCO3
-
PETR4
-
USIM5
-
VALE3
-
DCIOK4
-
BPAC11
-
BOAS3
-

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) -O Ibovespa subia nesta segunda-feira, com suporte de ações do setor financeiro e investidores atentos à tramitação da PEC da Transição, enquanto os principais índices em Wall Street cediam após abertura estável.

B3, Itaú Unibanco e Bradesco eram as principais influências positivas, enquanto Vale e Gerdau pressionavam o índice na ponta oposta.

Às 12:20 (de Brasília), o Ibovespa subia 1,48%, a 104.382,52 pontos. Na mínima, o índice caiu a 102.769,76 pontos, enquanto, na máxima, esteve em 104.382,52 pontos. O volume financeiro era de 6,7 bilhões de reais.

O Ibovespa entra na semana que antecede o Natal, quando tradicionalmente o volume financeiro cai, com foco voltado para a transição ao novo governo, seja nas nomeações de cargos ou em sua estratégia.

Na noite da véspera, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar que retira do teto de gastos o pagamento de um benefício social de 600 reais no ano que vem.

A decisão veio em meio a negociações no Congresso para a aprovação da PEC da Transição, que inclui a retirada de recursos da regra do teto de gastos para, entre outras destinações, permitir a manutenção do benefício de 600 reais do Auxílio Brasil. O programa voltará a chamar Bolsa Família na futura gestão.

"Apesar de agora o novo governo poder optar por uma MP em vez da PEC sem o risco jurídico, é improvável que isso seja feito, pois acabaria gerando um desconforto entre o Congresso e o Executivo", disse Luis Eduardo Novaes, analista da Terra Investimentos.

A expectativa é que a PEC seja votada na Câmara na terça-feira. Enquanto isso, o plenário do STF formou nesta manhã maioria contrária ao chamado "orçamento secreto". O julgamento vinha sendo acompanhado com grande expectativa pelo Congresso Nacional e pelo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à medida que também desenrolava-se paralelamente às negociações sobre a PEC.

Novaes, da Terra Investimentos, também citou expectativa no mercado por anúncios de mais integrantes da equipe do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em Nova York, os principais índices caíam, mesmo após duas semanas de perdas, com temor de recessão econômica na esteira da manutenção de postura monetária agressiva pelos principais bancos centrais do mundo no combate a inflação.

Destaques

- BOA VISTA ON (BVMF:BOAS3), que não faz parte do Ibovespa, disparava 46,76%, a 7,03 reais, após receber proposta de combinação de negócios da empresa norte-americana Equifax.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) tinha alta de 1,9%, a 24,13 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) subia 2,39%, a 14,15 reais. Ainda no setor financeiro, BTG PACTUAL UNIT (BVMF:BPAC11) avançava 5,47%, a 21,71 reais, e B3 ON (BVMF:B3SA3) mostrava ganho de 4,49%, a 11,87 reais.

- LOJAS RENNER ON (BVMF:LREN3) tinha valorização de 2,78%, a 19,98 reais. O conselho de administração aprovou distribuição de juros sobre capital próprio no valor de 178,6 milhões de reais.

- VALE ON (BVMF:VALE3) recuava 0,3%, a 85,42 reais. Contratos de preços futuros de minério de ferro caíram na Ásia, com o aumento dos casos de Covid-19 na China levando operadores a realizarem algum lucro de um rali recente estimulado pela flexibilização de medidas de isolamento social contra o coronavírus.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) passou a subir 0,5%, a 22,16 reais, depois de queda mais cedo. A ação teve uma semana passada conturbada para a companhia devido à tramitação de projeto no Congresso que modifica a Lei das Estatais. Nesta segunda-feira, o petróleo Brent subia quase 2% no exterior. A norueguesa Yara desistiu da tentativa de negociações para comprar fábrica de fertilizantes da Petrobras no Paraná, publicou o Valor.

- USIMINAS PNA (BVMF:USIM5) caía 4,9%, a 6,99 reais. O JPMorgan (NYSE:JPM) cortou recomendação da companhia para "neutra". Siderúrgicas, em geral, tinham desempenho negativo na sessão, com CSN ON (BVMF:CSNA3) recuando 1,73%, a 13,67 reais, e GERDAU PN (BVMF:GGBR4) perdendo 1,23%, a 29,8 reais.

- NATURA&CO ON (BVMF:NTCO3) cedia 0,81%, a 9,83 reais, na nona queda seguida da ação, desvalorizando-se cerca de 20,7% no período. A companhia informou nesta segunda-feira que sua controlada Avon Products (NYSE:AVP) foi condenada a pagar 46,3 milhões de dólares nos Estados Unidos após uma mulher dizer que produtos da empresa à base de talco teriam contribuído para desenvolvimento de câncer.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.