Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Ibovespa avança com suporte de Petrobras e exterior positivo

Publicado 12.01.2024, 11:59
Atualizado 12.01.2024, 12:00
© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli
BVSP
-
PETR3
-
PETR4
-

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista subia nesta sexta-feira, encontrando suporte em ações da Petrobras, que avançavam apoiadas na alta do preço do petróleo no exterior, e diante de um cenário positivo em Wall Street.

Às 11h42, o Ibovespa avançava 0,88%, a 131.800,94 pontos. O volume financeiro era de 5,4 bilhões de reais.

O Ibovespa rondou estabilidade logo após a abertura e engatou alta após a divulgação dos dados de inflação ao produtor nos EUA mais baixa do que o esperado, o que impulsionou as bolsas em Wall Street.

Na quinta-feira, dados de inflação ao consumidor nos EUA mostraram avanço acima das expectativas, atenuando esperanças de reduções em breve na taxa de juros pelo Federal Reserve.

O novo dado desta sexta-feira, na visão de Luís Novaes, analista da Terra Investimentos, retomou o otimismo do mercado por um início de ciclo de cortes de juros pelo Fed já em março.

As apostas seguem elevadas, disse Novaes, "agora mais, contando com a contribuição dos dados de inflação ao produtor dos EUA".

Para Pedro Serra, líder de equity research da Ativa Investimentos, a melhora marginal, após alguns dados "decepcionantes" de inflação norte-americana na quinta-feira, deve ajudar o desempenho da bolsa paulista ao longo do pregão.

O dia também conta com o início da temporada de balanços trimestrais nos EUA, a começar por gigantes do setor bancário, como JPMorgan (NYSE:JPM) e BofA (NYSE:BAC).

 

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) subia 1,10%, a 38,49 reais e PETROBRAS ON (BVMF:PETR3) avançava 1,14%, a 39,88 reais, com a sessão positiva para os preços do petróleo, em meio a uma aparente escalada do conflito na região do Mar Vermelho. O barril de Brent subia cerca de 3%. No setor, 3R PETROLEUM ON (BVMF:RRRP3) valorizava-se 1,12%, a 28,90 reais e PETRORECONCAVO ON mostrava acréscimo de 4,63%, a 21,24 reais.

- VALE ON (BVMF:VALE3) caía 0,48%, a 72,26 reais, na esteira da queda dos preços do minério de ferro, que apesar de mostrarem recuperação na véspera devido a esperanças de estímulos, voltaram a cair com dados econômicos persistentemente fracos da China. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange, da China, encerrou as negociações diurnas em queda de 1,76%, a 948,5 iuanes (132,36 dólares) a tonelada. No setor de mineração e siderurgia, CSN ON (BVMF:CSNA3) ganhava 0,62%, a 17,98 reais e USIMINAS PNA (BVMF:USIM5) avançava 0,12%, a 8,53 reais.

© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli

- GPA (BVMF:PCAR3) ON subia 10,63%, a 4,06 reais. O varejista de alimentos realizou na véspera assembleia geral extraordinária para decidir sobre aumento do limite de capital visando uma potencial oferta de ações, mas não conseguiu quórum suficiente para deliberações, conforme ata da reunião.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) tinha queda de 0,09%, a 33,32 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) subia 0,31%, a 15,99 reais. No setor, BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3) perdia 0,07%, a 54,76 reais.

- CYREL ON avançava 0,65%, a 23,09 reais e MRV ON (BVMF:MRVE3) perdia 0,83%, a 8,32 reais, após divulgação pelas construtoras na véspera de prévia operacional do quarto trimestre.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.