Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa busca suporte em Vale e Petrobras com atenções voltadas para Americanas

Publicado 19.01.2023, 11:53
© Reuters.

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa não mostrava direção clara nesta quinta-feira, encontrando suporte em Vale e Petrobras, em sessão com Americanas novamente no centro das atenções após a companhia ameaçar pedir recuperação judicial ainda hoje.

Às 11:49, o Ibovespa subia 0,07%, a 112.307,65 pontos, oscilando entre 111.306,96 e 112.567,45 pontos. O volume financeiro somava 5,4 bilhões de reais.

Além das notícias sobre a crise na Americanas, investidores também digeriam declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com certo desconforto sobre críticas mais diretas à independência do Banco Central.

Na véspera, Lula disse ser uma "bobagem" achar que o BC independente faz mais agora do que quando o presidente indicava o comando da autoridade monetária. "Minha divergência é que nesse país se brigou para ter um BC independente achando que ia melhorar o quê?", disse à Globo News.

"No momento, os investidores enfrentam grandes desafios de incertezas generalizadas, o que os deixa cautelosos impactando no baixo volume negociado e volatilidade mais intensa", afirmou a área de gestão de recursos do BTG Pactual a clientes.

No exterior, o dia é marcado por alta de commodities como o petróleo e o minério de ferro, mas fraqueza nos mercados acionários, com o norte-americano S&P 500 cedendo 0,55%.

DESTAQUES

- AMERICANAS ON (BVMF:AMER3) caía 17,24%, a 1,44 real, chegando a 1,25 reais no pior momento. A empresa divulgou mais cedo que trabalha com a possibilidade de pedir recuperação judicial "nos próximos dias" ou "nas próximas horas". A varejista afirmou que sua posição de caixa é de 800 milhões de reais, dos quais "parcela significativa" estava "injustificadamente indisponível para movimentação na data de ontem". No setor, MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) subia 4,49% e VIA ON (BVMF:VIIA3)operava estável.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- MRV ON (BVMF:MRVE3) recuava 3,64%, a 6,88 reais, em dia negativo para construtoras, dado o aumento da inclinação da curva de juros. A prévia operacional da companhia na véspera mostrou queima de caixa de 539,5 milhões de reais no quarto trimestre, uma vez que não conseguiu repassar integralmente para clientes a alta nos custos de insumos acumulada nos últimos dois anos. O índice do setor imobiliário, que inclui também ações de empresas de shopping centers, perdia 0,76%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) avançava 0,54%, a 93,84 reais, acompanhando a alta dos contratos futuros de minério de ferro, uma vez que o otimismo quanto à recuperação econômica na China, maior produtora mundial de aço, elevou a expectativa de demanda, e traders buscavam barganhas após uma recente queda nos preços.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) tinha acréscimo de 1,56%, a 25,46 reais, em dia positivo para os preços do petróleo. O contrato Brent subia 0,85%, a 85,7 dólares o barril. A empresa pagará nesta quinta-feira a segunda parcela da remuneração aos acionistas referente aos resultados do terceiro trimestre. A distribuição corresponde a 1,611607 real por ação ordinária e preferencial em dividendos, e a 0,074787 real por ação ON e PN sob juros sobre capital próprio (JCP).

- BTG PACTUAL UNIT (BVMF:BPAC11) perdia 1,28%, a 22,36 reais, em meio a problemas envolvendo a Americanas, da qual é um dos principais credores. Especulações sobre a exposição dos bancos às dívidas da varejista e o sentimento mais negativo com os riscos de um governo mais intervencionista, pesavam no setor. BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) caía 0,54% e ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) recuava 1,13%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

eu fico abraçado com estes comentaristas vendam Petrobras e banco do Brasil é o PT vai ferrar tudo. São videntes que tem que ir ao oculista.
A eficiência privada da Americanas e fiasco das IPOs estão pesando na B3 isso sim.
Parece que o mercado aceitou bem as falas do Haddad quem diria hein será que até o Haddad vai ser melhor que o Paulo Guedes
o Larápio toda vez que abre a boca para falar de finanças espalha um rastro de desastres de opinião. Vá governar em vez de falar o que não sabe.
Lula ladrão
Lemann, é você? Ou é o Sicupira? Ou o Telles?
se o governante de plantão não falar m* já ajuda bastante!!
Esse atual nem precisa abrir a boca, o histórico dele já fala por si só
Brasil, o país dos otários explorados. Não interessa quem está no governo, saiu ou vai entrar. continuaremos sendo feito de palhaços, seja pela mídia, seja pelo empresário, seja pelo governo. Somos ainda uma colônia de exploração.
Com fiscal e FED pressionando dólar, a saída poderá ser as exportadoras de commodities.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.