Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa cai 0,75% aos 128,1 mil pontos, com mercado esperando Selic maior

Publicado 21.03.2024, 14:48
Atualizado 21.03.2024, 18:10
© Reuters Ibovespa cai 0,75% aos 128,1 mil pontos, com mercado esperando Selic maior

O Ibovespa devolveu nesta quinta-feira, 21, parte dos ganhos da véspera, em sessão marcada pela reação dos mercados ao tom mais duro adotado na quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A percepção de que a taxa Selic pode chegar ao fim do ciclo de cortes acima do que se esperava desencadeou a correção da Bolsa brasileira, na contramão do fortalecimento dos índices acionários de Nova York, que renovaram recordes históricos.

No fim do dia, o Ibovespa havia caído 0,75%, para 128.158,57 pontos. Das 87 ações que compõem a carteira teórica do índice, 54 caíram. Ele chegou a avançar logo após a abertura, quando tocou a máxima de 129.555,91 pontos (+0,33%), mas inverteu o sinal ainda pela manhã. Na mínima, desceu até os 128.125,05 pontos (-0,80%). O giro financeiro foi de R$ 21,6 bilhões.

O ajuste de apostas sobre o tamanho e a velocidade da redução dos juros no Brasil deu o tom dos mercados. Na quarta, o Copom diminuiu a taxa Selic em 0,5 ponto porcentual, de 11,25% para 10,75%, e sua comunicação, passando a indicar novo corte de mesma magnitude só na "próxima reunião" - e não nas "próximas reuniões", no plural, como vinha mantendo desde o início do ciclo, em agosto passado.

Para o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, os mercados tiveram uma reação esperada à decisão do Copom. No caso da Bolsa, ele destaca que tanto a discussão sobre a taxa de juros no fim do ciclo, como a possibilidade de desaceleração no ritmo de cortes pesam negativamente sobre o Ibovespa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Boa parte do suporte que a Bolsa brasileira tem tido é justamente pela percepção do mercado de que chegaria à taxa terminal mais rápido e, quando você passa a ter uma percepção de um ritmo mais lento, a Bolsa perde esse suporte", afirma Borsoi. Na quarta, ele aumentou a projeção de Selic no fim do ciclo, de 9% para 9,5%.

O economista-chefe da consultoria de investimentos Traad, Leonardo Cappa, diz que o desempenho negativo dos setores de consumo e financeiro hoje é uma evidência dos efeitos negativos do comunicado do Copom para a Bolsa. Os índices desses segmentos, mais sensíveis à perspectiva de juros altos por mais tempo, cederam entre 0,71% e 1,32%, respectivamente.

No setor financeiro, os destaques negativos foram Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) PN (-1,03%) e B3 ON (BVMF:B3SA3) (-2,75%, na mínima). No de consumo, aparecem as cinco maiores quedas do Ibovespa: Cogna ON (BVMF:COGN3) (-11,90%), CVC ON (BVMF:CVCB3) (-5,04%), Casas Bahia ON (-3,10%), Magazine Luiza (BVMF:MGLU3) ON (-2,93%) e Pão de Açúcar (BVMF:PCAR3) ON (-2,84%). Petrobras (BVMF:PETR4) (PN -2,72%, ON -2,04%) também foi destaque negativo: o mercado reagiu mal aos nomes indicados pela União e pelos acionistas minoritários para as eleições dos conselhos de administração e fiscal, no dia 25 de abril.

Na ponta positiva, as maiores altas ficaram com Marfrig (BVMF:MRFG3) ON (+2,69%), São Martinho (BVMF:SMTO3) ON (+1,94%), LWSA ON (+1,85%), SLC Agrícola (BVMF:SLCE3) ON (+1,66%) e Weg (BVMF:WEGE3) ON (+1,55%).

Últimos comentários

dinputave entre fazenda
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.