Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Ibovespa cai abaixo dos 76 mil pontos com investidores de olho em política

Publicado 23.10.2017, 18:28
© Reuters.  Ibovespa cai abaixo dos 76 mil pontos com investidores de olho em política
LCO
-
BVSP
-
BBAS3
-
BBDC4
-
CPLE6
-
YDUQ3
-
PETR3
-
PETR4
-
SANB11
-
VALE3
-
COGN3
-
TIOc1
-

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em queda nesta segunda-feira, e perdeu o patamar dos 76 mil pontos, com investidores preferindo cautela diante de uma agenda econômica esvaziada e à espera de novidades no campo político local.

O Ibovespa caiu 1,28 por cento, a 75.413 pontos, menor pontuação de fechamento desde 2 de outubro (74.359 pontos). O giro financeiro somou 7,46 bilhões de reais.

No campo político, a espera é pela votação em plenário da Câmara dos Deputados da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, prevista para quarta-feira. O mercado aguarda a conclusão desta etapa para avaliar qual o capital político que o governo terá para avançar sua agenda de reformas, principalmente a da Previdência.

"Depois que sair a dúvida da denúncia o cenário fica mais claro e abre espaço para discussão das reformas... Se vão ser desidratadas é outro ponto, mas a agenda fica livre para essas discussões", disse o diretor de gestão da Mapfre Investimentos, Carlos Eduardo Eichhorn.

No front local, o mercado também espera a divulgação de balanços do terceiro trimestre.

O cenário internacional também segue favorável aos movimentos mais contidos dos investidores, enquanto espera-se a decisão sobre quem será o novo comandante do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

DESTAQUES

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES ON caiu 5,01 por cento e KROTON ON (SA:KROT3) perdeu 4,12 por cento, com operadores citando receios em relação ao potencial aumento na concorrência para a tentativa de expansão das duas empresas na área de ensino fundamental. Fortes ganhos acumulados no ano também corroboram movimentos ajuste. Mesmo com as quedas do pregão, as ações da Estácio (SA:ESTC3) acumulam no ano alta de 87 por cento, enquanto as da Kroton sobem 38 por cento.

- ITAÚ UNIBANCO PN perdeu 0,93 por cento e BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuou 0,95 por cento. BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) teve baixa de 3,49 por cento, enquanto SANTANDER UNIT (SA:SANB11) fechou estável.

- VALE ON (SA:VALE3) fechou com baixa de 0,73 por cento, na contramão do movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China, que subiram nesta segunda-feira.

- COPEL PNB (SA:CPLE6) recuou 4,11 por cento, após acumular alta de 3,14 por cento nos dois pregões anteriores.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) cedeu 0,12 por cento e PETROBRAS ON (SA:PETR3) perdeu 0,3 por cento. O Brent fechou em queda, enquanto a commodity registrou leve alta nos Estados Unidos.

- OI caiu 5,6 por cento após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negar acordo para conversão de multas da operadora de telefonia em investimentos e após o adiamento da assembleia de credores da companhia que aconteceria nesta segunda para 6 de novembro.

(Por Flavia Bohone)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.