Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa cai com Fed disposto a sacrificar crescimento para domar inflação

Publicado 26.08.2022, 17:34
© Reuters.
US500
-
DJI
-
JPM
-
CSGN
-
USD/BRL
-
MS
-
LCO
-
CL
-
IXIC
-
BVSP
-
ALPA4
-
AMER3
-
CIEL3
-
CSNA3
-
MGLU3
-
NTCO3
-
PETR4
-
SANB11
-
USIM5
-
VALE3
-
DCIOK4
-
BHIA3
-
PAGS
-
PAGS34
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, pressionado pela perspectiva de que o banco central norte-americano está disposto a sacrificar o crescimento da economia para controlar a inflação nos Estados Unidos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,09%, a 112.298,86 pontos. Na semana, porém, acumulou alta de 0,72%. O volume financeiro somou 21,8 bilhões de reais.

Jerome Powell, chair do Federal Reserve, afirmou em um simpósio na cidade de Jackson Hole nesta sexta-feira que os EUA precisarão de uma política monetária apertada "por algum tempo" antes que a inflação fique sob controle.

Ele acrescentou que os custos "infelizes" para se reduzir a inflação incluem crescimento mais lento, mercado de trabalho mais fraco e "alguma dor" para famílias e empresas, mas alertou que "o histórico adverte fortemente contra o afrouxamento prematuro da política monetária."

Na visão da estrategista institucional de ações para Brasil do Santander (BVMF:SANB11), Aline Cardoso, Powell sinalizou que, se for necessário escolher entre recessão e ancorar a inflação, o Fed irá ancorar a inflação, mesmo que leve a uma recessão da economia norte-americana.

Dados de preços ao consumidor e produtor nos EUA no começo do mês alimentaram expectativas de redução no ritmo de alta e até mesmo na duração do ciclo de elevação. Nos últimos dias, porém, membros do Fed já vinham adotando um tom mais 'hawkish'.

"Hoje, Powell falou com todas as letras que pode ser necessária uma política monetária mais restritiva por mais tempo para controlar a inflação", disse Cardoso, enxergando uma chance maior de mais uma alta de 0,75 ponto percentual em setembro, mas ponderando que é preciso acompanhar os próximos dados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em baixa de 3,37%, enquanto o Nasdaq caiu 3,94%, uma vez que um cenário de taxas de juros mais altas é negativo para papéis de tecnologia. O Dow Jones recuou 3,03%.

Tal cenário pesou na bolsa paulista dada a correlação entre os dois mercados, mas a pressão vendedora acabou sendo amenizada, em parte, pois, diferente do processo de aperto monetário nos EUA, o ciclo de alta da taxa de juros acabou ou está praticamente encerrado no Brasil.

Ainda assim, papéis que mostraram forte valorização no começo da semana, principalmente de empresas relacionadas à economia doméstica, tiveram quedas relevantes.

Para o estrategista de multimercados da Trópico Investimentos, Fernando Maluf, a dinâmica global vem prevalecendo sobre a narrativa eleitoral no Brasil, e nesse sentido vale ficar atento ao mercado de juros norte-americano, que pode continuar afetando o prêmio dos ativos locais.

DESTAQUES

- NATURA&CO ON caiu 6,73%, a 15,52 reais, em sessão de correção de papéis de consumo após forte valorização recente. Entre as varejistas, AMERICANAS ON perdeu 3,67%, MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) cedeu 2,14% e VIA ON recuou 3,25%.

- USIMINAS PNA (BVMF:USIM5) perdeu 6,67%, a 8,67 reais, após a siderúrgica divulgar projeção de investimentos da ordem de 2,4 bilhões de reais para 2023. Também anunciou que fará reparos emergenciais em coqueria e elevou o valor na reforma de alto forno. No setor, CSN ON (BVMF:CSNA3) caiu 5,95%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) fechou em baixa de 1,5%, a 68,23 reais, mesmo em dia de alta do minério de ferro na China, onde a commodity marcou o maior ganho semanal em quatro semanas, com siderúrgicas aumentando as compras.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) avançou 1,08%, a 33,64 reais, conforme preços do petróleo no exterior avançaram, com o Brent, usado como referência pela companhia, subindo 1,65 dólar e fechando em 100,99 dólares o barril.

- ALPARGATAS PN (BVMF:ALPA4) saltou 7,18%, a 22,40 reais, um dia depois de disparar 10%. A performance das ações, descolada do setor, tinha como pano de fundo declarações do presidente-executivo da dona da marca Havaianas em evento do JPMorgan (NYSE:JPM) na véspera.

- CIELO ON (BVMF:CIEL3) subiu 2,25%, a 5,92 reais. Analistas do Credit Suisse (SIX:CSGN) elevaram a recomendação das ações da empresa de meios de pagamentos para 'outperform', bem como o preço-alvo para 7,5 reais, de 2,5 reais anteriormente, citando tendências operacionais saudáveis e múltiplo descontado.

- PAGSEGURO (NYSE:PAGS) saltou 10,96%, a 16,7 dólares, em Nova York, após resultado melhor do que o esperado, com lucro líquido ajustado de 403 milhões de reais, alta de 17% ano a ano. O Morgan Stanley (NYSE:MS) também avaliou como positivas as projeções da empresa para lucro e receita no terceiro trimestre.

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Engraçado que foi o próprio FED quem causou a inflação quando decidiu ligar a impressora de dinheiro. Agora vai causar uma recessão tentando desfazer a cagad@ que fez. Kkkkkkk impressionante bicho.
esses robôs em fórum de ações é soda. .
Os puxa-sacos do Marsonaro vão levar fumo(Cubano, é claro).
Barretos, milhões para ver o MITO. O ladrão não pode nem aparecer num telão. Este é o poder do agro. Bolsonaro já reeleito no 1°turno. Fácil. Só não vê quem não quer, eh, eh.
Fernandinha, tutuchuca do Marsonaro,você está alienada ou é um robô!!!!
Bolsonaro a cada dia mais próximo da cadeia.
Não só o Marsonaro mas os 'filhinhas" também!!!!* Caluxinha e companhia!!!!
Caiu? A CURPA é da GROBO, do STF ou da Tchutchuca do Bonner?
Já era pro tchuchuca da grobo! mant left vulgo bombeirinho! nossa bandeira jamais será vermelha!!!!
Até este momento já são 25 milhões de visualizações. E cada visualização não significa apenas uma pessoa assistindo. Chora lefts, acabou.
Presidente Bolsonaro tem as 3 maiores audiências em entrevistas. Impressionante como Bolsonaro é amado. Para a esquerda, o desespero vai aumentando dia a dia.
retardado kkk
É que as pessoas gostam de ver a tchuchuca rebolando! kkkk
JN = JAIR NOVAMENTE. Chora lefts, acabou a mamata, comecem a procurar trabalho honesto.
NAS ENTREVISTAS DE LULA E BOLSONARO NA GLOBO, DEU PARA PERCEBER CLARAMENTE A DIFERENÇA ENTRE ALGUÉM QUE FALTA UM DEDO E ALGUÉM QUE FALTA UM CÉREBRO.
NAS ENTREVISTAS DE LULA E BOLSONARO NA GLOBO, DEU PARA PERCEBER CLARAMENTE A DIFERENÇA ENTRE ALGUÉM QUE FALTA UM DEDO E ALGUÉM QUE FALTA UM CÉREBRO.
LULA DEU UM SHOW NO JN CHORA GADAIADA, O BOZO É UM RETARDADO NAO SABE NEM CONVERSAR COM AQUELA LINGUA PRESA , MITO DE MERD....KKKKK CRIA VERGONHA GADOS
O maior risco Brasil é: ladrão, ladrão, ladrão. Lembram de alguém? A Internet não esquece!
🐂🐂🐂🐂🐂🐂
O maior tosco Brasil é: ladrão, ladrão, ladrão. Lembram de alguém? A Internet não esquece!
Simples...é só os gringos colocaram a graninha aqui...simpless assim...
nois ano qui ven vamo te pikamha e breja
Auxilio picanha e breja?
O maior risco Brasil se chama Bolsonaro
o maior risco do Brasil é o político
Powell vagabund0 inepto vai colocar os EUA em recessão, esse velho está caducando e não sabe o que faz.
Esse Sr. Passou 2021 inteiro falando que a inflação era transitória para se reeleger, conseguiu mudou a conversa e ainda permanece fazendo besteira…
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.