⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Ibovespa ensaia melhora com BRF à frente e Congresso no radar

Publicado 05.07.2023, 10:09
Atualizado 05.07.2023, 11:51
© Reuters. Painel de cotações na B3
28/10/2021
REUTERS/Amanda Perobelli
JPM
-
LCO
-
CL
-
BVSP
-
BBAS3
-
BBDC4
-
BRFS3
-
BRKM5
-
B3SA3
-
YDUQ3
-
ITUB4
-
MRFG3
-
PETR4
-
SANB11
-
VALE3
-
COGN3
-
iBOV
-
DCIOU4
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa ensaiava melhora nesta quarta-feira, distanciando-se das mínimas registradas mais cedo quando chegou a trabalhar abaixo dos 119 mil pontos, com as ações de BRF (BVMF:BRFS3) e YDUQS  (BVMF:YDUQ3) entre as maiores altas, enquanto Braskem (BVMF:BRKM5) capitaneava as perdas.

Às 11:24, o Ibovespa subia 0,43%, a 119.587,99 pontos. Na mínima, chegou a 118.688,39 pontos. O volume financeiro somava 5 bilhões de reais.

Investidores da bolsa paulista repercutiam dados de atividade mais fracos na zona do euro e China à espera da ata da última decisão de juros do Federal Reserve, mas sem tirar do radar as discussões envolvendo a reforma tributária no Brasil.

Na visão da Guide Investimentos, a agenda no Congresso é o que mais pode fazer preço no mercado brasileiro.

A equipe da corretora pontuou que projetos do governo, entre eles a reforma tributária, vêm encontrando resistência, seja por parte dos deputados, seja por parte de governadores. "Um atraso nas votações dessas medidas pode gerar algum ruído no mercado."

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reiterou nesta quarta-feira sua intenção de votar na Casa até sexta-feira a proposta que retoma o voto de qualidade do governo no Carf, que julga disputas tributárias, e também o novo marco fiscal e a reforma tributária.

As negociações na B3 (BVMF:B3SA3) tinham como pano de fundo uma sessão mista em Wall Street no retorno de feriado nos EUA.

DESTAQUES

- BRF ON (BVMF:BRFS3) valorizava-se 7,49%, a 9,62 reais, após a companhia anunciar nesta semana uma oferta de ações que permitirá a concretização de um investimento da saudita Salic e da Marfrig (BVMF:MRFG3) na companhia brasileira. Em maio, ambos anunciaram um compromisso de investir até 4,5 bilhões de reais através de aumento de capital na BRF. A precificação do follow-on está marcada para o dia 13 de julho. Os recursos serão usados para reforçar sua estrutura de capital, mais especificamente, lidar com redução do endividamento bruto.

- YDUQS ON (BVMF:YDUQ3) avançava 5,66%, a 21,29 reais, tocando uma máxima intradia desde abril de 2022 no melhor momento, quando a empresa de educação foi cotada a 21,51 reais. Analistas do Citi reiteraram recomendação de "compra" e elevaram o preço-alvo de 12 para 23 reais para as ações, citando entre os argumentos tendências operacionais mais fortes. Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também reiterou a necessidade de se investir em educação. COGNA ON (BVMF:COGN3) subia 3,33%.

- BRASKEM PNA (BVMF:BRKM5) caía 3,56%, a 27,91 reais. Em meio a expectativas envolvendo as negociações sobre o controle da companhia, a petroquímica afirmou que tem avançado nas tratativas com o município de Maceió e que as discussões envolvem pagamento adicional de 1,7 bilhão de reais para pleitos indenizatórios relacionados ao afundamento do solo em bairros da capital alagoana. Analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) também cortaram a recomendação dos papéis para "neutra" e reduziram o preço-alvo de 30 para 28,50 reais.

© Reuters. Painel de cotações na B3
28/10/2021
REUTERS/Amanda Perobelli

- VALE ON (BVMF:VALE3) cedia 0,82%, a 65,36 reais, mesmo após o contrato de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange, na China, encerrar as negociações diurnas com alta de 0,7%, a 828 iuanes (114,39 dólares) por tonelada. Restrições na produção de aço de Tangshan aumentavam preocupações com a demanda da commodity este ano na China, enquanto dados também indicavam que a recuperação pós-pandemia no país parece ter perdido força. Ainda no radar estavam sinais de aumento da oferta global de minério.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) recuava 0,76%, a 29,92 reais, apesar do sinal positivo nos preços do petróleo no mercado internacional, com o contrato Brent em alta de 0,51%. No setor, PRIO ON avançava 2,55%, a 39,01 reais, após divulgar na véspera, depois do fechamento da bolsa, produção de 91 mil barris de petróleo equivalente por dia (boepd) no segundo trimestre de 2023, uma alta de 49% ante os primeiros três meses do ano.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) mostrava acréscimo de 0,66%, a 28,97reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) tinha elevação de 0,67%, a 16,65 reais. No setor, contudo, BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3) caía 0,54% e SANTANDER BRASIL UNIT (BVMF:SANB11) perdia 0,71%.

 

Tese de Investimentos da BRF: Qual a perspectiva após aporte da Marfrig e fundo saudita? Assista: 

 

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.