Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Ibovespa fecha com alta discreta após ataques em Brasília

Publicado 09.01.2023, 18:41
Atualizado 09.01.2023, 18:45
© Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa teve alta discreta nesta segunda-feira, com os ataques de bolsonaristas no domingo às sedes dos Três Poderes em Brasília tendo efeito limitado nas ações, com agentes avaliando que o episódio não deve desencadear uma crise política.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,15%, a 109.129,57 pontos. O volume financeiro no pregão somou 20,5 bilhões de reais.

Nos primeiros negócios, o Ibovespa chegou a recuar a 108.134,33 pontos, em uma reação inicial ao rastro de destruição deixado na capital federal, mas depois reagiu ajudado também por Wall Street, chegando a 109.937,57 pontos no melhor momento.

As bolsas em Nova York desaceleraram no final e contaminaram os negócios na B3 (BVMF:B3SA3). O S&P 500 fechou em leve queda.

Estrategistas citaram a reação de principais lideranças políticas e da opinião pública contra os violentos protestos, com depredação no Palácio do Planalto, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro para concluir que os eventos não devem desencadear uma crise.

"Lula rapidamente recebeu apoio do presidente da Câmara e do Senado, enquanto atores políticos institucionais, inclusive do partido de Bolsonaro, criticaram as manifestações", observaram economistas do Credit Suisse (SIX:CSGN), citando ainda o posicionamento de governadores, que devem tomar medidas adicionais de segurança.

A equipe do banco avaliou, contudo, que os acontecimentos podem atrasar por algum tempo a discussão da agenda econômica, mais especificamente, do plano de ajuste fiscal.

Fontes afirmaram à Reuters que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está rediscutindo com a Casa Civil o cronograma das primeiras medidas econômicas do governo após os ataques em Brasília, havendo risco de adiamento das primeiras ações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O JPMorgan (NYSE:JPM) afirmou em relatório que "foi mais um evento midiático do que qualquer outra coisa", ressaltando a importância de os protestos não se espalharem pelo país nem causarem um efeito cascata como uma greve de caminhoneiros.

Destaques

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) subiu 0,71%, a 25,41 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) recuou 0,03%, a 14,56 reais, e BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3) cedeu 0,97%, a 34,71 reais.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) ganhou 0,55%, a 23,87 reais, em dia de alta do petróleo no exterior e sem maiores desdobramentos envolvendo refinarias da companhia, após ameaças de fechamento das instalações por manifestantes. No setor, PRIO ON (BVMF:PRIO3) avançou 2,36% e 3R PETROLEUM ON (BVMF:RRRP3) ganhou 1,29%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) ganhou 0,11%, a 92,44 reais, apesar do declínio dos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura, depois que o planejador estatal da China prometeu aumentar esforços para regular os preços do insumo siderúrgico e reprimir especulação de preços.

- AMERICANAS ON (BVMF:AMER3) saltou 6,44%, a 11,08 reais, com o alívio na curva de juros abrindo espaço para a recuperação de vários papéis de consumo. CVC BRASIL ON (BVMF:CVCB3) valorizou-se 4,98% e GOL (BVMF:GOLL4) PN fechou com acréscimo de 4,07%.

- HAPVIDA ON (BVMF:HAPV3) desabou 11%, 4,20 reais, renovando mínima intradia desde 2018, com Bank of America (NYSE:BAC) e Bradesco BBI cortando a recomendação dos papéis para "neutra". Na semana passada, o JPMorgan havia reduzido a recomendação do papel.

- EMBRAER ON (BVMF:EMBR3) subiu 1,79%, a 14,81 reais. O UBS BB iniciou a cobertura da empresa com recomendação de 'compra' e preço-alvo de 14 dólares para os ADRs, citando boom da aviação executiva e preço atrativo do papel.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- TOTVS ON (BVMF:TOTS3) valorizou-se 1,9%, a 27,86 reais, após relatório do Credit Suisse reiterando recomendação "outperform" e preço-alvo de 34 reais para as ações, argumentando que se trata de um negócio sólido com "valuation" atrativo.

- GAFISA (BVMF:GFSA3) ON subiu 0,35%, a 23,08 reais, em dia volátil, após a Justiça do Estado de São Paulo anular decisão da semana passada e permitir o aumento de capital da companhia. Em paralelo, a MAM Asset Management, do empresário Nelson Tanure, vem aumentando sua posição na companhia

Últimos comentários

estes jornazistas devem sonhar com Bolsonaristas a noite toda!
voo de galinha com asa quebrada , logo vem a derrocada, só vendo indice, um contratim por dia, vou recompra -los nos 80.000 pts ...bora LULA, bodeja mais pra derrubar essa po rra..
É uma crise civilizatoria.. A verdade não deu conta da desinformação. O diálogo cedeu à polarização. A ciência foi reduzida ao negacionismo. A Democracia perdeu força para os totalitarismos. E só piora.
Essa m e r d a aqui do Investing virou uma militância do PT !! Aqui e para comentar de investimento seus acéfalos . Conteúdo para investidor, já encheu o saco essa militância de vocês.
Ta cheio de petista/socialista por aqui especulando no sistema capitalista opressor. vai entender tamanha hipocrisia!
Lula ladrão, assim como todo eleitor dele, gente safada que há de pagar aqui ou no inferno!
Parabéns, Lulão 🇧🇷! Vamos varrer esses terroristas do nosso país! Pra sempre!
fora luladrao e todos os tolos que apoião este corrupto!!!
Aprende a escrever, terrorista!
Ibaneis Rocha. Um típico rato do esgoto Bolsonarista! O advogado pilantra que defendeu os vagabundos que atearam fogo no índio Galdino.
No fim das contas, não mudou nada em nosso país, só alguns vândalos extremistas que foram presos, que foi como uma limpeza para nossa sociedade. O resto das ratazanas voltaram para o esgoto de onde saíram 🐀
Os Bolsonaristas baderneiros e saqueadores ganharam a intervenção federal que.tanto pediram
Bolsoterrorista querendo quebrar o Brasil, vagabundos. Cadeia em todos os bolsonaristas.
funeral do bosstnaro ta chegando..kkkkkk
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.