Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa fecha em alta com apoio de Petrobras, mas saída de estrangeiro pesa no mês

Publicado 28.03.2024, 17:55
Atualizado 28.03.2024, 18:00
© Reuters. Fachada da B3, em São Paulo
06/07/2023
REUTERS/Amanda Perobelli

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou com um acréscimo modesto nesta quinta-feira, assegurado particularmente pelo avanço de Petrobras (BVMF:PETR4), com Marfrig (BVMF:MRFG3) disparando após resultado trimestral, enquanto Azul (BVMF:AZUL4) capitaneou as perdas após balanço e perspectivas para 2024.

A agenda macro também ocupou a atenção antes do feriado na sexta-feira, incluindo o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central e taxa de desemprego no Brasil e dados de auxílio-desemprego e confiança do consumidor nos Estados Unidos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,33 %, a 128.106,1 pontos, acumulando um acréscimo de 1,02% na semana, mas uma perda de 0,54% no mês.

Na máxima do dia, chegou a 128.363,98 pontos. Na mínima, a 127.270,19 pontos. O volume financeiro somou 20,97 bilhões reais, de uma média diária no mês de 24 bilhões de reais.

De acordo com o gestor Tiago Cunha, da Ace Capital, o desempenho do Ibovespa nesta quinta-feira teve suporte principalmente das ações da Petrobras, endossadas pela alta dos preços do petróleo no mercado externo.

No mês, porém, ele ressaltou que o Ibovespa continuou pressionado pela saída de capital externo, em parte refletindo um "short" (venda) indireto em China, diante da decepção com dados de atividade ou medidas do governo daquele país.

Um exemplo é a ação da Vale (BVMF:VALE3), que detém o maior peso no índice, e é sensível ao comportamento dos preços do minério de ferro, que tem a China como principal consumidor do insumo no mundo. Em março, o papel acumulou queda de mais de 5%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Do lado do fluxo estrangeiro, dados da B3 (BVMF:B3SA3) mostram saída líquida de 6,23 bilhões de reais no mês até o dia 26, ampliando o déficit no mercado secundário de ações no Brasil para 23,57 bilhões de reais no ano.

Cunha ressaltou, contudo, que muitos papéis com sensibilidade ao mercado doméstico tiveram um desempenho positivo no mês, em boa parte apoiados nos resultados do último trimestre de 2023 e boas perspectivas para 2024.

Em Wall Street, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou com variação positiva de 0,11%, enquanto o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos EUA marcava 4,2062% no final do dia, de 4,196% na véspera.

Em razão de feriado, as bolsas em Nova York também não funcionarão na sexta-feira, quando está previsto o índice de gastos com consumo pessoal (PCE) de março, uma medida de inflação bastante monitorada pelo Federal Reserve.

Últimos comentários

investidores estrangeiros na nossa bolsa ou são muito brabos ou muito desinfornados. Quem foi para a cadeia no caso da Americanas?
Um investidor estrangeiro num país sem lei tem que ser muito brabo ou muito desinformado.
É o efeito do Amor na economia. Se acostumem
Botem na conta da UBS, Genial, XP, BTG, Itaú, Bradesco e demais instituições financeiras a culpa pela fuga dos estrangeiros da bolsa bostileira, essas instituições montaram um esquema criminoso conjunto pra prejudicar os pequenos investidores através da manipulação descarada que vem sendo praticada no preço das ações sobretudo smallcaps que mesmo estando na lama e tendo tudo pra decolar mal saem do lugar, empresas dando bons resultados e a cotação não acompanha, diante de toda essa sacanagem os investidores sejam eles locais ou estrangeiros saem da bolsa com medo de ter seu dinheiro roubado, ficam fazendo piruetas mentais pra justificar essa fuga citando governo, EUA, China etc que tem sua influência, mas não chegam nem perto de causar o impacto que manipulação descontrolada causa, mas isso a mídia tendenciosa e os influencers vendedores de cursos fajutos nunca vão falar sobre isso porque não lhes interessa.
a música tá tocando aprende a dançar...
A economia do patropi está cada vez mais na mão das grandes instituições financeiras. Elas são vampiros. Podem ser controladas pela concorrência dos bancos virtuais e dos bancos estatais mas falta vontade política.
10like realizado como sucesso 😳
Quem faz B&H é Sardinha sonhadora. O gringo faz o DT põe no bolso para voltar o mês que vem.
Fala p Barsi q comprou BB nos centavos kkkk
⚰️🪦 no além tera pouca utilidade...rs
Pode ser.. mas em vida tem e é um baita calmante .. São 4 Bi de patrimônio..
Não dá pra tirar a razão dos estrangeiros estarem fugindo, com essa bolsa e ações extremamente manipuladas pelas instituições financeiras que montaram um esquema criminoso pra roubar o dinheiro dos CPFs que vem tentar aumentar seu capital o melhor a fazer é ficar distante mesmo, empresas dando bons resultados, mas a cotação nunca acompanha tais resultados seja no curto, médio ou longo prazo e de quebra os manipuladores responsáveis por essa sujeira ainda pagam propina pra CVM fingir que está tudo normal, vejo vários fazendo piruetas mentais pra justificar a fuga em massa dos estrangeiros, falam do governo, dos EUA, da China que até tem algum impacto, mas a principal causa dessa situação que é a manipulação fora de controle praticada por essas instituições a mídia tendenciosa e os influencers vendedores de curso nunca falam porque tem rabo preso
Saída não, fuga
Léo Índio Bonecconni tá sumido...🐩🦄
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.