Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa fecha em queda com tombo de Bradesco após balanço e projeções

Publicado 07.02.2024, 18:07
Atualizado 07.02.2024, 18:35
© Reuters. Homem observa painel na B3
28/10/2021
REUTERS/Amanda Perobelli

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira, pressionado pelo tombo de Bradesco, que perdeu mais de 23 bilhões de reais em valor de mercado após balanço trimestral e previsões para 2024 desapontarem.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,36%, a 129.949,9 pontos. Na máxima do dia, chegou a 130.551,96 pontos. Na mínima, a 129.426,4 pontos. O volume financeiro somou 27,95 bilhões de reais.

Na visão do chefe da EQI Research, Luís Moran, a queda do Ibovespa refletiu fundamentalmente o declínio das ações do Bradesco, após um resultado "bem ruim" e a perspectiva de que o banco ainda não mostrará resultado "muito animadores" por algum tempo, talvez apenas depois de 2024.

"Foi uma reação bastante forte", afirmou, ponderando que, se o movimento dos papéis do Bradesco fosse excluído do cálculo, o Ibovespa estaria subindo "com folga", uma vez que o mercado de títulos nos Estados Unidos, que tem direcionado a bolsa brasileira, deu uma acalmada.

Nos EUA, o Treasury de 10 anos marcava 4,1172%, de 4,092% na véspera, após leilão realizado pelo Tesouro para vender esses títulos. Na segunda-feira, esse percentual estava em 4,1640%.

Moran ressaltou, contudo, que o mercado acionário brasileiro deve continuar mostrando volatilidade, uma vez que o Federal Reserve afastou a chance de um corte de juros em março, enquanto deixou os próximos movimentos dependentes de mais dados, mantendo a incógnita sobre o começo da redução dos juros.

"A cada novo dado que sair, o mercado vai encontrar pelo em ovo, para um lado ou para o outro. E daí, ele vai ficar super animado ou não, vai ficar super desanimado", disse Moran.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Com a pressão de Bradesco, o Ibovespa descolou de Wall Street, onde o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou em alta de 0,82%.

DESTAQUES

- BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) desabou 15,90%, a 13,96 reais, e BRADESCO ON (BVMF:BBDC3) despencou 13,02%, a 12,63 reais, resultando em uma perda de 24,1 bilhões de reais em valor de mercado. Foi a maior queda dos papéis desde novembro de 2022, quando as ações também reagiram a resultados. O banco reportou nesta quarta-feira lucro líquido recorrente de 2,88 bilhões de reais no quarto trimestre, frustrando expectativas de analistas, que também se desapontaram com o guidance para 2024. O Bradesco ainda apresentou seu plano estratégico até 2028, que trouxe várias iniciativas para aumentar a rentabilidade nos próximos cinco anos, mas o presidente-executivo do banco, Marcelo Noronha, ponderou que os resultados virão trimestre a trimestre e ressaltou que 2024 é um ano de transição.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) cedeu 0,72%, a 34,54 reais, após alta de mais de 4% na véspera, enquanto BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3), que divulga seus balanço na quinta-feira, caiu 0,27%, a 59,44 reais. BTG PACTUAL (BVMF:BPAC11) UNIT foi a exceção entre os bancos do Ibovespa e subiu 2,21%, a 38,38 reais, passando a mostrar um valor de mercado superior ao do Bradesco após o tombo das ações do concorrente.

- VALE ON (BVMF:VALE3) fechou com acréscimo de 0,19%, a 66,80 reais, em dia de alta dos futuros do minério de ferro na China, após Pequim sinalizar que as autoridades estavam intensificando os esforços para apoiar os mercados. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange fechou em alta de 1,1%, a 944 iuanes (131,31 dólares) por tonelada, recuperando-se da mínima de mais de duas semanas atingida na sessão anterior.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) avançou 1,47%, a 42,20 reais, em meio a noticiário intenso envolvendo a empresa, incluindo acordo de 832 milhões de reais com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para encerrar processo sobre royalties. O presidente-executivo da petroleira também disse que a Petrobras está negociando projetos com empresas do Golfo, Índia e China, enquanto a companhia disse que investirá 90 milhões de reais em planta-piloto para hidrogênio de baixo carbono no Rio Grande do Norte. No exterior, o barril do petróleo Brent fechou com elevação de 0,79%.

- PETZ ON (BVMF:PETZ3) saltou 9,49%, a 3,46 reais, no segundo pregão seguido de alta, após renovar na segunda-feira mínimas históricas -- de 3,03 reais no intradia e 3,09 reais no fechamento. Até a segunda-feira, os papéis acumulavam queda de cerca de 22% em 2024, considerando a cotação de fechamento. Em relatório no começo da semana, analistas do Goldman Sachs (NYSE:GS) afirmaram que, apesar de continuarem vendo uma oportunidade atrativa para a Petz consolidar participação em um mercado altamente fragmentado, permaneciam cautelosos quanto às perspectivas para a indústria pet em geral e à capacidade da empresa de defender margens devido à mudança on-line para categorias de animais de estimação e à concorrência de mercados horizontais e participantes de outros países.

- RUMO ON (BVMF:RAIL3) valorizou-se 4,17%, a 23,46 reais, endossada por relatório do Itaú BBA distribuído no final da terça-feira, no qual os analistas afirmaram esperar um resultado robusto da companhia no quarto trimestre, encerrando 2023 com um tom positivo e entregando algo próximo do ponto médio do seu guidance de Ebitda para o ano. A Rumo divulga seu balanço no dia 22 de fevereiro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- GPA (BVMF:PCAR3) ON recuou 2,70%, a 3,96 reais, tendo como pano de fundo reportagem do Valor Econômico de que o varejista definiu que a oferta de ações já sinalizada pela companhia será lançada após o balanço do banco, previsto para o próximo dia 21.

Últimos comentários

marisa.apatecida.da cilva.
Ladrão de jóias e genocida acabou com nossa economia
E de antes de 2018, quem acabou com a economia??? Em 2015 e 2016 pq teve recessão sendo que nem pandemia teve, quem acabou com a economia???  E pra finalizar roubar joias não pode, mais roubar os cofres públicos, dinheiro que iria pra educação, saúde, e obras de infra-estrutura pode?? Emprestar dinheiro a países ditadores pode?? Muito esquisito seu modo de pensar ,mas enfim, temos que respeitar a opinião das pessoas....
quem fez o L que ajude o Bradesco. Ops, a maioria que fez o L é pé de chinelo🤷🏻‍♂️. Deveriam ter pensado nisso antes...agora aguentem o tranco
O cara tava operando vendido porque não gosta do Lula. Foi stopado e comprou pra ganhar 2% ontem. Hoje faliu!
No lugar do Bradesco eu caia correndo da bolsa de valores!! Ninguém merece o inferno que a renda variável!!
Bradesco fez L...não invisto
Atualmente aplicar na Bolsa de valores é pior que cassino, não coloco mais nenhum centavo, bolsa certamente operam com algoritmos favorecendo somente os que compram hoje e vendem amanha, swing trade e longo prazo é tiro certeiro no pé. Ate entendo a queda do papel no pregão é justo pois todos tem o mesmo direito de comprar ou vender, mas abrir com gap de baixa de R$ 1,35 com negociação de tubarões na calada da noite ja sabendo do resultado antecipado é jogo sujo para prejuidicar justamente o pequeno investidor, é demais !!! Onde esta a CVM para analisar esta jogada suja.
Exato. A subida de ontem foi a isca para pegar as sardinhas que entraram comprando. No início do dia os tubarões engoliram todas as sardinhas de uma vez e embolsaram mais de 2 reais por ação.
bancões já eram. Inter, Btg XP são as bolas da vez.
XP, KKKKKKKKK. All in!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.