Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa fecha estável após renovar mínima do ano com inflação dos EUA no radar

Publicado 18.04.2024, 17:05
© Reuters

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou estável nesta quinta-feira, após abrir em alta, mas inverter curso e renovar mínima do ano durante o pregão, com falas de autoridades reforçando apostas de que o Federal Reserve não deve começar a cortar os juros tão cedo dada a inflação ainda elevada nos Estados Unidos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou com variação positiva de 0,02%, a 124.196,18 pontos. Na máxima do dia, chegou a 125.140,22 pontos. Na mínima, a 123.396,53 pontos, menor patamar desde novembro passado. O volume financeiro somou 21,75 bilhões de reais.

Apesar de um início de dia mais positivo para os ativos de risco globais, o movimento de alta não conseguiu se sustentar.

Mais cedo, falas de dirigentes do Federal Reserve reiteraram a falta de urgência em reduzir as taxas de juros norte-americanas, incluindo as do presidente do Fed de Nova York, John Williams, e do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic.

Alguns bancos agora estão projetando que não haverá cortes neste ano, dado o vigor da economia norte-americana e a inflação acima da meta.

"É claro que não tem nada certo... mas isso já ajudou a dar uma azedada no mercado", disse Renato Nobile, analista da Buena Vista Capital, reforçando que o indicador brasileiro permaneceu vulnerável ao ambiente externo. O índice de referência S&P 500 fechou em queda de 0,22%.

Em Washington, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a redução drástica nas expectativas de cortes da taxa de juros dos EUA afetou variáveis macroeconômicas globalmente, com uma reprecificação de ativos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Uma pesquisa da XP (BVMF:XPBR31) com assessores filiados mostrou que, com um desempenho negativo do Ibovespa no mês passado, o sentimento em relação à bolsa se tornou mais cauteloso.

"O risco fiscal brasileiro segue sendo o foco dos assessores, mas preocupação com macro global ganhou relevância", afirmaram estrategistas da XP em relatório a clientes.

O Ibovespa caiu 0,71% em março, e acumulava até esta quinta-feira declínio de 3% em abril.

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) fechou com alta de 0,37%, a 62,34 reais, abaixo da máxima da sessão, quando o papel chegou a tocar os 62,72 reais, em meio a novo avanço dos futuros do minério de ferro. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 3,07%, a 874 iuanes (120,75 dólares) a tonelada.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) subiu 0,18%, a 39,85 reais, e PETROBRAS ON (BVMF:PETR3) caiu 0,24%, a 41,05 reais, refletindo a volatilidade nos preços do petróleo no mercado internacional, onde o barril do petróleo Brent encerrou em queda de 0,21%. Na sexta-feira, o conselho de administração da estatal deve se reunir, mas a questão sobre o pagamento de dividendos extraordinários não estará na pauta, disse o presidente-executivo, Jean Paul Prates, a jornalistas nesta quinta-feira.

- TOTVS ON (BVMF:TOTS3) valorizou-se 2,47%, a 27,76 reais, entre as maiores altas percentuais do Ibovespa. Analistas da Ativa Research atribuíram o movimento a um "sell side" mais otimista com relação ao desempenho da empresa de tecnologia.

- ASSAÍ ON avançou 2,65%, a 13,18 reais, em alta também atribuída a comentários positivos do "sell side" sobre a performance da companhia de alimentos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- SABESP ON (BVMF:SBSP3) teve alta de 1,63%, a 82,77 reais, após a Câmara Municipal de São Paulo aprovar, em primeira votação, adesão à privatização da empresa. O texto ainda deve passar por uma segunda votação, com data a ser definida. O governo paulista, que prevê desestatizar a Sabesp este ano, definiu o prazo de lockup para o investidor de referência que se juntará à empresa de saneamento para até o final de 2029.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) ganhou 0,13%, a 31,73 reais, mantendo tendência ascendente da véspera, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) caiu 0,43%, a 13,77 reais, no sétimo pregão consecutivo de queda.

- AZUL PN (BVMF:AZUL4) teve desvalorização de 3,82%, a 10,07 reais. De pano de fundo, notícias da mídia de que a companhia aérea estaria considerando uma eventual fusão com a Gol (BVMF:GOLL4), que está em recuperação judicial nos Estados Unidos.

- OI ON e OI PN, que não fazem parte do Ibovespa, avançaram 4,41% e 2,14%, respectivamente, após a companhia de telecomunicações apresentar versão atualizada de seu plano de recuperação judicial para apreciação em assembleia geral de credores.

Últimos comentários

Os algoritmos mercenários NÃO estão nem aí para fundamentos das empresas e análise gráfica clássica. O negócio é esfolar os CPFs e pressionar o sabotador RCN para manter a selic nos 2 dígitos.
estavél é piada, temos o título de pior bolsa do mundo, sabotagem nas ações IBOV travado e caindo.
IBOV ainda esta alto e a maioria das acões estão sendo negociadas com valor muitooo menor que na Pandemia 🤡
Com o capital estrangeiro indo embora, a bolsa vai virar um cemitério de empresas! Daqui a pouco até investidores brasileiros irão embora e o Brasil vai virar uma Venezuela que só tem maduristas e escravos!
Tocou na média 200, será que fará pullback nos 125.500 pts? Está com jeito que cairá mais.
vai piorar muito!!!
Só vendo indice..deixe a compra para os comedor de capim, vulgos ju men tos
jornais não comentam nada do X , evitam criticar o governo, santa verba ou santa cala boca
duvido que vc usasse X antes dessa balbúrdia. Eu nunca usei
Ué, não falou do fiscal?????
IBOV virou um lixo .
faz tempo amigo!
Se não sabe brincar, não desça pro play
Bom, já não é mais 72 horas para a GADAIADA.... Rsrsrsrs
e aí comedo de capim??
Só baboseira pra encobrir a manipulação criminosa que estão fazendo nos preços dos papéis que vivem caindo sem motivo algum, essas desculpas esfarrapadas não enganam nem criança, quem é bom observador sabe a sacanagem que a máfia do mercado financeiro vem fazendo
se depender de inflação IBOV a 100.000 até setembro
quero que chegue aos 80.000 pra encher o carrinho!
Já entendi. Só volta a subir quando o Botafogo futebol e Regatas vencer… preparem-se pra amanhã!
Estão negociando ações ou bitcoins? Bolsa tem variação de 1600 pontos no dia e termina zero a zero. Os donos do dinheiro hoje tiveram que vender o almoço para comprar o jantar e sobrar algum para uma feirinha.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.