Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa fecha no maior nível em mais de um mês com impulso de Vale; Casas Bahia desaba

Publicado 14.09.2023, 17:11
© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli
BVSP
-
BRAP4
-
PETR4
-
VALE3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, no maior patamar de fechamento desde o início de agosto, com novas medidas de suporte à economia chinesa apoiando ações sensíveis a commodities, notadamente Vale, que saltou mais de 4%.

Na contramão, os papéis do Grupo Casas Bahia desabaram após a oferta de ações do grupo varejista sair com um desconto expressivo.

Investidores também repercutiram decisão do Banco Central Europeu de elevar os juros a um pico recorde, embora com sinalização de que essa provavelmente será a última alta, assim como uma bateria de dados nos Estados Unidos, enquanto aguardam decisão do Federal Reserve (Fed) na próxima semana.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,03%, a 119.391,55 pontos, no maior patamar de fechamento desde 4 de agosto. Na semana, o índice acumula alta de 3,54%. O volume financeiro do pregão, véspera de vencimento de opções sobre ações, somou 23,9 bilhões de reais.

De acordo com o analista da Terra Investimentos Luis Novaes, houve um impacto significativo dos novos estímulos econômicos na China sobre o desempenho de ativos locais com exposição àquele mercado, a exemplo do setor de commodities, que tem peso relevante no Ibovespa.

Ele também destacou a melhora na perspectiva para os juros no Hemisfério Norte, tendo em vista que o dado de inflação dos EUA na véspera diminuiu a chance de novo aumento dos juros pelo Fed ao longo do ano, especialmente na próxima reunião, enquanto o BCE sinalizou pausa no aperto monetário.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para Novaes, mesmo os dados mais fortes do que o esperado para vendas no varejo e preços ao produtor nos EUA, divulgados nesta quinta-feira, não são suficientes para justificar uma alta de juros pelo Fed na próxima semana, uma possibilidade vista como bem negativa para ativos de risco.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou com acréscimo de 0,84%.

O Fed reúne-se na próxima semana, nos dias 19 e 20, para decidir sobre a política monetária norte-americana, com a decisão sendo conhecida na quarta-feira. No mercado, a curva de juros precifica majoritariamente uma manutenção da taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50% ao ano.

Destaques

- VALE ON (BVMF:VALE3) avançou 4,1%, a 70,12 reais, conforme os futuros do minério de ferro subiram pelo quarto pregão consecutivo na Ásia. Além disso, analistas do JPMorgan (NYSE:JPM) elevaram suas previsões para o preço-alvo da Vale e de outras empresas do setor, assim como a recomendação de BRADESPAR PN (BVMF:BRAP4), que se valorizou 5,17%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) fechou com elevação de 2,54%, a 33,87 reais, renovando máximas históricas e chegando a 34 reais no melhor momento, também favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior. O barril de Brent fechou em alta de 1,98%.

- CASAS BAHIA ON (BVMF:BHIA3) desabou 18,92%, a 0,9 real, tendo chegado a 0,76 real no pior momento, após vender ações a 0,80 real cada em follow-on, desconto de quase 28% em relação ao fechamento do papel na quarta-feira. Ainda no radar há riscos de uma antecipação de dívida e a possibilidade de investidores desistirem de participar da oferta de ações. No setor, MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) encerrou em baixa de 1,53%, a 2,58 reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) registrou variação negativa de 0,4%, a 27,64 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) terminou com acréscimo de 0,4%, a 14,95 reais. BTG PACTUAL (BVMF:BPAC11) UNIT avançou 2,31%, a 33,6 reais, mais uma vez respondendo pelo melhor desempenho entre os bancos listados no Ibovespa.

- AZUL PN (BVMF:AZUL4) perdeu 4,31%, a 13,1 reais, e GOL (BVMF:GOLL4) PN recuou 3,09%, a 6,59 reais, em sessão mais negativa para diversos papéis sensíveis à economia brasileira. Entre os índices setoriais da B3 (BVMF:B3SA3), o de consumo cedeu 1,12% e o imobiliário caiu 0,4%.

- COSAN ON (BVMF:CSAN3) subiu 3,19%, a 18,43 reais, favorecida pelas perspectivas para a Vale dada a participação do conglomerado na mineradora, mas tendo ainda de pano de fundo apresentação do projeto de lei "Combustível do Futuro", que tem como uma das frentes o aumento do percentual de etanol anidro na gasolina para até 30% e deve viabilizar investimentos de 250 bilhões de reais.

(Reportagem adicional de André Romani)

Últimos comentários

Parabéns presidente Lula 13 🚩🚩 🚩🚩🚩🚩
Tudo derretendo e Ibov subindo com Vale e Petro. Voo de galinha
Se continuar assim o gado vai rachar Socorro!!!
Que burro, como esta o mercado interno?
Chama a torcida Galoucura que o gado vira bezerro.
Vdd tirando Vale e Petro que sobem por ser commodities o que foi bem do mercado interno heim burro ?
Patitotas que caíram nas lorotas do pinoquio,, começando a pagar a conta do G orpi,,, bo zo segue calado,,, ca gao
Alguém poderia me responder, prq as ações BDR, tem um valor maior do q as listadas na B3. Hj a TSLA, subio em 1.75% New York. E na B3 0,89%.
Outro detalhe. Outras BDRs, apresentam proporcionalidades em %. E isso ñ vinha acontecendo. Minha carteira é 90% em BDRs. 👀👀
USDBRL teve variação negativa de ~1% hoje. O 0,03% que esta vendo agora deve ser after market.
 A proposito, o percentual de empresas brasileiras que tenho é quase 90% em ADR.
Muda a polaridade do governo e todo mundo solto…”No Brasil até o passado é incerto “
17 anos + 14 anos. E agora? O povo ainda vai pagar alimentação e estadia de marginal bolsonarista golpista na Papuda? Bandido bom é bandido m
Atenção nas decisões do president0…” formação de preços do petróleo e minério “ .Ora, pois!
A ptzada socialista que ama o capital da bolsa fica eufórica com a bolsa subindo. Felizes como se estivesse levando uma encargada do próprio nine. O povinho fuleira.
Viúva do golpe...?
Tá vendida esperando os 80.000 pontos né? Kkk
Removendo Vale e Petrobrás a bolsa hoje teria resultado negativo, já o povo sente esse resultado positivo nas compras do mercado que é onde o cidadão comum vê que nada está indo bem. petróleo acima dos 90 dólares e defasagem entre o preço praticado já já batem a porta.
muuu... bom era diesel a 9 reais, nessa época ninguém sentia as altas do supermercado
 O digníssimo saberia me dizer qual era o valor do petróleo a a época?
Prevalece a cunha e o gap a ser fechado.Mas tradicionalmente virá a CCC(chiadeira chinesa chinfrim)quanto ao preço do minério.
Bora rolar as PUTs! O gado ja desistiu de torcer pelo caos e esta focado na prisão do seu ladrão de estimação! 72h... Tic tac tic
Tira o L U L A e coloca um chimpanzé e ai sim, podemos dizer AGORA VAI.
então, pode ser você.
Boa ideia Ronaldo! O Hélio seria o cara certo. Como pode um ser racional ainda acreditar no MINTO muambeiro até hoje. Tenho certeza que o chimpanzé é mais racional que os PATRIOidiotas
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.