🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Ibovespa flerta com 128 mil pontos após PIB acima do esperado

Publicado 01.06.2021, 11:03
Atualizado 01.06.2021, 15:01
© Reuters. Bolsa de valores de São Paulo 
26/02/2020
REUTERS/Rahel Patrasso
US500
-
GS
-
LCO
-
CL
-
IXIC
-
BVSP
-
BBDC3
-
EMBR3
-
ITUB4
-
PETR4
-
UGPA3
-
VALE3
-
DCIOU4
-
STNE
-
BIDI11
-
LWSA3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa superou os 128 mil pontos pela primeira vez nesta terça-feira, após a economia brasileira crescer acima do esperado no primeiro trimestre, retornando ao patamar pré-pandemia, embora o ritmo tenha perdido força.

Às 10:49, o Ibovespa subia 1,38%, a 127.957,78 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 128.295,28 pontos, renovando recorde intradia. O volume financeiro somava 4,3 bilhões de reais.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% entre janeiro e março, terceiro trimestre seguido de ganhos, acima da expectativa em pesquisa da Reuters de ganho de 1,0% no período, conforme dados do IBGE.

Na visão do consultor econômico da Alta Vista Investimentos, José Mauro Delella, os dados são bastante positivos porque mostram performance positiva em todos os grupos - agropecuário, indústria e serviços -, bem como na taxa de investimentos.

Apesar da desaceleração, eles ressaltou que o desempenho é "é notável por se tratar de um período em que houve um agravamento da pandemia e consequente fechamento de algumas atividades da economia brasileira".

Delella estima que os dados devem corroborar a continuidade no processo de revisão das estimativas do PIB para 2021, convergindo para patamares superiores a 5% nas próximas semanas. "A tendência é a gente caminhar para uma taxa de crescimento do PIB neste ano na faixa de 5% a 5,5%."

Após os dados, Goldman Sachs (NYSE:GS) e Bank of America elevaram suas projeções para 5,5% e 5,2%, respectivamente. A área de pesquisa macroeconômica do Itaú Unibanco elevara sua previsão já na semana passada para 5%.

"Os números do trimestre confirmam uma recuperação mais forte da economia", reforçou o estrategista-chefe do banco digital modalmais, que revisou sua projeção para crescimento de 4,6% no ano após os dados.

"Para as próximas leituras, avaliamos que o impacto limitado da segunda onda da pandemia, a retomada do auxílio emergencial e o avanço na vacinação apontam para um sólido crescimento em 2021", acrescentou em comentário a clientes.

Wall Street retornava de feriado e respaldava o viés comprador na bolsa paulista, com o S&P 500 em alta de 0,4%.

DESTAQUES

- EMBRAER ON (SA:EMBR3) valorizava-se 4,75%, ampliando a performance positiva em 2021 e tendo de pano de fundo que sua empresa de mobilidade aérea urbana Eve recebeu uma encomenda de 200 aeronaves no âmbito de parceria com a Halo, que fornece serviços personalizados de helicóptero e mobilidade aérea urbana privada nos Estados Unidos e no Reino Unido.

- ULTRAPAR ON (SA:UGPA3) avançava 4,61%, em meio a notícia sobre a venda de sua unidade química Oxiteno. De acordo com o Estadão, a empresa de private equity Advent, a fabricante norte-americana de produtos químicos Stepan e a tailandesa Indorama estão disputando a companhia.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) subia 2,39% e BRADESCO ON (SA:BBDC3) avançavam 1,06%, em meio ao clima mais positivo sobre a economia brasileira, consolidando as novas máximas do Ibovespa.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) mostrava elevação de 1,97%, na esteira da forte alta dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent subia 2,64%.

© Reuters. Bolsa de valores de São Paulo 
26/02/2020
REUTERS/Rahel Patrasso

- VALE ON (SA:VALE3) subia 0,81%, com os futuros do minério de ferro na China saltando mais de 7% nesta terça-feira, em meio a notícias de que o polo siderúrgico de Tangshan planeja aliviar exigências de cortes de produção em usinas. A Vale também anunciou interromperá operações de Sudbury após empregados rejeitarem acordo coletivo.

- LOCAWEB ON perdia 2,18%, entre as poucas baixas da sessão, em meio a ajustes após forte recuperação na última quinzena de maio, embora tenha terminado o mês com variação negativa de 9%.

- BANCO INTER UNIT recuava 1,13%, também mantendo o sinal de baixa acumulado no mês passado, que teve uma série de anúncios, incluindo planos para listar na Nasdaq - o que resultaria na saída do papel do Ibovespa - e de oferta de ações no Brasil em que a StoneCo (NASDAQ:STNE) investirá até 2,5 bilhões de reais.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.