🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Ibovespa mantém leve alta após acordo para PEC e atento à Ômicron; Magazine Luiza afunda

Publicado 08.12.2021, 14:44
Atualizado 08.12.2021, 14:45
© Reuters.
PFE
-
BVSP
-
EMBR3
-
GOLL4
-
MGLU3
-
CVCB3
-
PFIZ34
-
AZUL4
-
BNTX
-
B1NT34
-

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice brasileiro de ações mantinha-se levemente azul na tarde desta quarta-feira, ainda que com hesitações após quatro sessões consecutivas de alta.

Contribuíam para os ganhos a diminuição de receios com a Ômicron e o alívio no front fiscal com a decisão de líderes do Congresso de promulgar trechos da PEC dos Precatórios, enquanto as vendas no varejo abaixo do esperado limitavam ganhos.

Investidores também aguardam a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central para a Selic, e seu comunicado, no final do dia. Economistas ouvidos pela Reuters projetam alta de 1,5 ponto percentual na Selic, para 9,25% ao ano.

Às 14h36, o Ibovespa subia 0,23%, a 107.808 pontos. O volume financeiro da sessão era de 15,2 bilhões de reais.

O índice já alternou alta mais forte com virada para o território negativo, em linha com a volatilidade também das bolsas norte-americanas, cujos principais índices operavam sem tendência única.

A informação dada por BioNTech (NASDAQ:BNTX) (SA:B1NT34) e Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) de que três doses de suas vacinas geram um efeito neutralizante contra Ômicron, aliviava os mercados sobre os riscos da variante do coronavírus. Por aqui, ações sensíveis a possíveis restrições de mobilidade, como as das aéreas Gol (SA:GOLL4) e Azul (SA:AZUL4), a da empresa de turismo CVC (SA:CVCB3) e a da fabricante de aeronaves Embraer (SA:EMBR3) subiam forte.

No entanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a disseminação global da variante sugere que ela pode ter um grande impacto na pandemia, e o momento de contê-la é agora. A organização disse que a Ômicron foi relatada em 57 países.

Na cena local, um acordo dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para promulgar parte da PEC dos Precatórios aprovada pela duas Casas deve abrir cerca de 60 bilhões de reais de espaço fiscal. Outros 40 bilhões de reais, que dependem dos trechos ainda sem acordo, vão para outra PEC a ser debatida semana que vem.

Em outra frente, o IBGE divulgou nesta manhã que as vendas no varejo em outubro caíram 0,1% ante setembro, retração não esperada por analisas em pesquisa Reuters. Varejistas abriram em queda forte, mas reduziram ou reverteram movimento, exceção ao Magazine Luiza (SA:MGLU3), que desabava 9,8%.

 

(Por Andre Romani)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.