Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa mostra fraqueza com Petrobras minando efeito de alívio na curva de juros

Publicado 04.10.2023, 11:56
Atualizado 04.10.2023, 11:56
© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa mostrava fraqueza nesta quarta-feira, pressionado principalmente pela queda das ações da Petrobras na esteira do declínio dos preços do petróleo no exterior, enquanto o alívio na curva de juros apoiava papéis de empresas sensíveis à economia doméstica.

Investidores também continuam acompanhando os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, que mostram certa acomodação após renovarem mais cedo máximas desde 2007.

Às 11h14, o Ibovespa caía 0,11%, a 113.289,7 pontos, após acumular perda de 2,7% nas primeiras duas sessões da semana. Na véspera, o índice fechou na mínima em quatro meses e na máxima, mais cedo, chegou a subir a 113.792,02 pontos. O volume financeiro somava 4,65 bilhões de reais.

Em Wall Street, o S&P 500 tinha acréscimo de 0,1%, conforme dados da ADP mostraram que a criação de vagas no setor privado dos EUA desacelerou com força em setembro, mas as encomendas à indústria subiram acima do previsto, assim como a atividade de serviços continuou crescendo.

Para o superintendente de research para pessoas físicas da Ágora Investimentos, José Cataldo, o começo da sessão no exterior pareceu ser de recomposição parcial de alguns exageros que possam ter sido precificados durante o sell-off da véspera, conforme relatório enviado a clientes.

Cataldo avalia, contudo, que, a dois dias da divulgação do relatório do governo norte-americano sobre o mercado de trabalho dos EUA, investidores devem evitar assumir posições muito arriscadas, o que deve inspirar cautela no mercado brasileiro.

No noticiário local, também repercutia a notícia de que o parecer do relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei sobre fundos exclusivos e offshore não incluiu mudanças nas regras do mecanismo de Juros sobre Capital Próprio (JCP). A previsão é que a votação do texto na Câmara ocorra nesta semana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) recuava 2,56%, a 33,10 reais, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent era negociado em baixa de 2,75%. Arábia Saudita e da Rússia prometeram continuar cortando produção até ao final de 2023, mas o efeito era compensado pelos receios relativos à demanda por causa do cenário macroeconômico. Um painel ministerial da Opep+ que se reuniu nesta quarta-feira não fez alterações na atual política de produção de petróleo do grupo. No setor, PRIO ON caía 1,28%, a 44,59 reais, tendo ainda no radar dados operacionais referentes a setembro.

- AREZZO ON valorizava-se 3,69%, a 63,99 reais, com o setor como um todo beneficiado pelo alívio na curva de juros local, mas também tendo como pano de fundo relatório do JPMorgan (NYSE:JPM) que elevou recomendação das ações para "overweight". Os analistas do banco norte-americano também deram "upgrade" para Lojas Renner e Vivara (BVMF:VIVA3), em relatório com ajustes também nas estimativas e preços-alvo das companhias e de outras empresas do setor. LOJAS RENNER ON (BVMF:LREN3) subia 1,28%, a 12,69 reais, e VIVARA ON, que não faz parte do Ibovespa, avançava 3,96%, a 27,05 reais.

- MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) avançava 1,63%, a 1,87 real, acompanhando a recuperação generalizada em papéis sensíveis a juros, com o índice do setor de consumo trabalhando em alta de 0,53%. No mesmo contexto, o índice do setor imobiliário subia 1,23%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) caía 0,86%, a 66,01 reais, ampliando a queda na semana, marcada pela ausência do referencial de preços do minério de ferro na China em razão de feriado no país asiático.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- B3 ON (SA:B3SA3) tinha elevação de 0,96%, a 11,60 reais, em dia de ajustes, após perder 6,5% nos dois pregões anteriores. Os primeiros pregões de outubro mostraram volumes bem abaixo da média do ano.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) ganhava 1,02%, a 26,87 reais, BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) subia 1,94%, a 14,18 reais, uma vez que o parecer protocolado sobre o projeto dos fundos exclusivo e offshore não incluiu mudanças nas regras do mecanismo de JCP, medida que afetaria os resultados dos bancos. Na terça-feira, o relator da projeto, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), havia afirmado que seu parecer deveria incluir uma mudança no mecanismo.

- ALLOS ON valorizava-se 2,00%, a 21,94 reais, beneficiada pelo ambiente mais favorável ao setor de varejo e tendo ainda no radar a notícia de que a companhia, formada pela junção da Aliansce (BVMF:ALSO3) Sonae com a brMalls (BVMF:BRML3), assinou compromissos para venda de toda sua participação no Shopping Jardim Sul e de 43% de sua fatia no Boulevard Shopping Bauru pelo total de 444,4 milhões de reais.

- AMERICANAS ON (BVMF:AMER3), que não está no Ibovespa, recuava 3,90%, a 0,74 real, após divulgar que suspendeu o processo de venda da Uni.co, que opera franquias como Puket e Imaginarium, depois de considerar que as ofertas recebidas "não refletem o real valor do ativo". Também afirmou que vai realizar a segunda tranche do financiamento de 2 bilhões de reais bancado pelos acionistas de referência da companhia.

Últimos comentários

q tem pra amanhã no Ibovespa
Estes Árabes urubus são à desgraça do mundo querem viver no luxo às custas do Ocidente. Está na hora de criar outro cartel fazer frente à estás imundícies.
Fraqueza é esta Bovespa,um. Fiasco
BBDC3 🚀 salva o índice no lugar da Petrobrás.
Enquanto o país passa por dificuldades, Dilmo intervém para empréstimo de 1 BILHÃO DE DOLARES para a Argentina. Mais um calote para o povo brasileiro?
Tá repassando mentira.....  que coisa feia......  não tem vergonha não?
Eu vi está notícia no jornal .. não sei realmente se é verdade.. Mas está em algumas mídias
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.