Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa recua com ajustes após duas altas seguidas; Vale cai mais de 1%

Publicado 24.08.2023, 10:10
© Reuters. REUTERS/Amanda Perobelli
BVSP
-
VALE3
-
iBOV
-
DCIOK4
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta quinta-feira, em meio a ajustes após avançar mais de 3% nos dois pregões anteriores, com Vale entre as maiores pressões negativas nesta sessão na esteira da queda dos futuros do minério de ferro na Ásia, enquanto Petrobras e Eletrobras ofereciam algum suporte.

Às 11:31, o Ibovespa caía 0,39%, a 117.675,96 pontos. O volume financeiro somava 5,2 bilhões de reais.

No exterior, o foco está voltado para o começo do simpósio anual do Federal Reserve de Kansas City em Jackson Hole, com discurso do chair do Fed, Jerome Powell, previsto para sexta-feira, que pode fornecer pista sobre os próximos passos do banco central norte-americano.

Em Nova York, os pregões não mostravam uma direção clara, com S&P 500 registrando variação negativa de 0,23%, tendo ainda como pano de fundo novos dados sobre a economia norte-americano, bem como resultado e projeções acima das expectativas divulgados pela Nvidia.

No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira a medida provisória que reajusta o salário mínimo para 1.320 reais e ainda incorporou correção na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física. O texto também traz uma política permanente de valorização do salário mínimo.

De acordo com grafistas da Ágora Investimentos, o Ibovespa foi buscar a resistência dos 118.000 pontos, nível de pressão vendedora que pode forçá-lo a voltar para a tendência de baixa nos próximos dias, visando inicialmente o suporte nos 114.400, mas podendo estender a busca até a região dos 113.000 pontos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Do lado superior, em caso de quebra convincente dos 118.000, o índice passaria a mirar no seu topo de curto prazo formado entre 120.700 e 122.000 pontos", afirmaram em relatório enviado a clientes nesta quinta-feira.

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) caía 1,19%, a 62,29 reais, acompanhando o declínio dos contratos futuros do minério de ferro na Ásia após rali recente. O vencimento mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian, na China, encerrou as negociações do dia com queda de 0,9%, a 811 iuanes (111,39 dólares) por tonelada, após negociar mais cedo perto do pico de dois anos.

- B3 ON (BVMF:B3SA3) recuava 1,97%, a 13,92 reais, corrigindo parte da alta de mais de 5% nos últimos dois pregões. No setor financeiro, ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) cedia 0,69% e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) perdia 1,1%, enquanto BTG PACTUAL UNIT tinha elevação de 0,83%. O Itaú ainda anunciou a venda de sua operação na Argentina.

- ELETROBRAS ON (BVMF:ELET3) avançava 1,34%, a 37,19 reais, em sessão positiva para empresas de serviços de utilidade pública, com o índice do setor na B3 em alta de 0,67%. SABESP ON (BVMF:SBSP3) valorizava-se 0,78%, a 59,51 reais.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) subia 0,47%, a 32,39 reais, renovando máxima a 32,72 reais, apesar da queda do petróleo no exterior, conforme analistas vêm melhorando visão para as ações. Nesta quinta-feira, o UBS BB (BVMF:BBAS3) elevou a recomendação a "compra", bem como o preço-alvo de 31 para 42 reais, acompanhando movimento similar de BTG Pactual (BVMF:BPAC11) e Bank of America (NYSE:BAC) na véspera.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- GOL (BVMF:GOLL4) PN caía 3,55%, a 7,6 reais, e AZUL PN (BVMF:AZUL4) cedia 3,52%, a 15,63 reais, em sessão mais negativa para papéis sensíveis a juros. No varejo, VIA ON (BVMF:VIIA3) recuava 3,07%, a 1,58 real, enquanto MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) perdia 1,63%, a 3,01 pontos.

Últimos comentários

Os gringos levando os investimentos embora, esse é o ajuste
Torcida kkkkk Meu caro estamos observando o contexto atual para decidirmos se daremos continuidade nos projetos iniciados ou não. Nós que temos raízes nas construções de cidades já há mais 1000 anos E não estamos preocupados com economia. Mas sim com estabilidade cultural .regimentos jurídicos modelos e eutarquias no comando do poder
Ufaaaa,,,,, mais fazer isso com o bozo e os mi licos,,, e alguns burgueses boçais,,,,,não era a solução
1000 anos? Estou rezando pela sua alma, mas aí de cima torce pra quem?
As opiniões de vocês são todos de torcida. Torcida à direita, torcida à esquerda, mas pensar racionalmente são raros. A eleição acabou.
Exatamente isso que pensei rs.... são doentes NARCISISTAS
puxem um fibo de 96990 a 123009 e verão fibo 113- 0,382 10900 - 0,50 106900  0,618 pelo semanal ,só quando romper para um lado ou outro, então entre 113 a 120 principalmente os gringos e os tubas  brincam ,que opera mini e dólar ,pode brincar  por aí em tempos menores
estamos em um mercado lateral ,a semanas só muda se passar os 123 mil ,ou se cair abaixo de 106  esse 123 até 106 seria fibo de 61,8 e só terá forças se passar  os 123 e mostrar tendência no semanal ,até lá os grandes brincam com 4 a 5 mil pontos ,tirando uma dos sardinhas
Recua não, despenca .
Ajustes após duas altas seguidas kkkkkkkkkk parece piada de mau gosto, cai 13 dias seguidos aí sobe 2 e já precisa de ajuste, por causa dessa manipulação interminável ninguém quer mais investir nessa bolsa podre, daqui 1 ano ou menos não vai ter mais CPFs na B3 porque todos já terão quebrado.
E cadê o ajuste das 13 quedas seguidas????
mais uma matériaZinha fraca para Militontos de esquerda, estão querendo enganar quem?
Pelo visto o supositório de cloroquina com leite condensado e vermífugo afetou o cérebro de forma irreversível! Investing comunista? 🤣🤣🤣🤣🤣🐃🐃🐃🐃🐃
O Ibovespa caiu 13 dias seguidos, subiu 2 e a matéria diz que está caindo por ajustes decorrentes de 3% desses 2 dias. É esse o motivo da queda?
 Sim, você tem razão. Realmente caiu 6% em 13 dias e em 2 dias subiu 3%. O que questiono é se o real motivo apresentado na matéria para a queda hoje, são ajustes.
13 é um número cabalístico...
Deixa eu te falar o motivo , a bolsa não tem critério algum meu amigo, não é por causa de Bolsonaro e Lula, sempre foi especulações !! parem de pensar para vocês....rs... Eleições já acabaram...
lixo e os papeis que não subiram ontem estao caindo hoje kkk varejo indo brejo
ok obrigado
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.