🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Ibovespa recua com atenções voltadas a decisões de juros e balanços

Publicado 22.03.2023, 11:00
© Reuters.
LCO
-
CL
-
BVSP
-
BBDC4
-
CPLE6
-
EZTC3
-
ITUB4
-
JBSS3
-
MRVE3
-
PETR4
-
POSI3
-
VALE3
-
TUPY3
-
iBOV
-
DCIOK4
-
VBBR3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta quarta-feira, marcada por decisões de juros nos Estados Unidos e no Brasil, com agentes financeiros também atentos a resultados corporativos, com Vibra desabando mais de 8% após forte queda no lucro do quarto trimestre.

Às 10:50, o Ibovespa caía 0,6%, a 100.390,12 pontos. O volume financeiro somava 2,4 bilhões de reais.

No mesmo horário, o contrato futuro do Ibovespa com vencimento mais curto, em 12 de abril, cedia 0,75%, a 101.060 pontos.

Para a equipe da Tullett Prebon Brasil, dificilmente haverá surpresas nas decisões do Federal Reserve - com alta de 0,25 ponto percentual - e do Banco Central brasileiro - que deve manter a Selic nos atuais 13,75% ao ano.

"A maior importância é atribuída ao conteúdo dos comunicados, que poderão dar maiores indícios de como BC e Fed enxergam a trajetória de juros para as próximas reuniões", afirmou em relatório enviado a clientes nesta quarta-feira.

O Fed anuncia sua decisão às 15h (horário de Brasília), seguida por coletiva de imprensa do chair, Jerome Powell (15h30). No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia sua deliberação após o fechamento do mercado.

Ainda no radar do mercado brasileiro estavam notícias de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou as indicações de Rodolfo Fróes para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central e de Rodrigo Monteiro para a área de Fiscalização.

A equipe da Tullett Prebon Brasil considerou positiva a revelação para as diretorias "sem muita surpresa e ruídos".

DESTAQUES

- VIBRA ON desabava 7,16%, a 13,23 reais, em meio à queda de 44,8% no lucro líquido no quarto trimestre do ano passado, a 566 milhões de reais, enquanto o Ebitda ajustado atingiu 1,581 bilhão de reais no trimestre, recuo de 1,1%, pressionado por efeitos não recorrentes.

- JBS ON (BVMF:JBSS3) recuava 4,55%, a 18,27 reais, após reportar quedas expressivas no lucro do quarto trimestre e de 2022, com a empresa sofrendo impacto de maiores custos dos grãos no mundo e do boi nos Estados Unidos. A diretoria da companhia também disse que "será seletiva" em relação ao lançamento de programas de recompra de ações e também no que diz respeito a aquisições, dada a instabilidade nos mercados internacionais.

- POSITIVO ON, que não faz parte do Ibovespa, disparava 18,06%, a 7,78 reais, tendo no radar salto no lucro líquido ajustado do quarto trimestre a 137 milhões de reais, enquanto a margem bruta disparou 15,3 pontos percentuais. A companhia ainda estimou receita bruta este ano entre 5,5 bilhões e 6,5 bilhões de reais.

- EZTEC (BVMF:EZTC3) ON tinha elevação de 3,53%, a 12,9 reais, endossada por relatório do Itaú BBA elevando a recomendação da ação para "outperform", citando principalmente valuation. No setor, MRV ON (BVMF:MRVE3) subia 2,23%, a 7,33 reais, ainda endossada por expectativas relacionadas ao Minha Casa Minha Vida.

- TUPY ON, que não está no Ibovespa, subia 3,51%, a 24,5 reais, após assinar contratos de fornecimento junto a montadoras de caminhões na América do Norte e picapes para a América do Sul, com previsão 650 milhões de reais em receita anual.

- COPEL PNB (BVMF:CPLE6) desvalorizava-se 0,15%, a 6,57 reais, perdendo fôlego após ganhos mais expressivos no começo do pregão, na sequência do resultado do quarto trimestre de 2022, com expansão de 57,4% no lucro líquido, bem como previsão de que a oferta de ações visando sua privatização deverá ser realizada no segundo semestre deste ano.

© Reuters. Telão na B3 mostra cotações e flutuações do mercado financeiro
28/10/2021
REUTERS/Amanda Perobelli

- VALE ON (BVMF:VALE3) cedia 0,3%, 82,46 reais, tendo como pano de fundo queda dos contratos futuros de minério de ferro na Ásia, com as perspectivas de demanda temporariamente prejudicadas pela possibilidade de a China reduzir sua produção de aço bruto em cerca de 2,5%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) mostrava declínio a de 1,07%, a 23,15 reais, em dia sem viés claro dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent cedia 0,13%, a 75,22 dólares o barril. A companhia também anunciou redução dos preços do diesel nas refinarias a partir de quinta-feira.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) tinha acréscimo de 0,08%, a 23,9 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) registrava variação negativa de 0,23%, a 13,11 reais.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.