Ibovespa recua com exterior ainda negativo e receio de novo "março de 2020"

Ibovespa recua com exterior ainda negativo e receio de novo "março de 2020"

Reuters  | 29.10.2020 11:20

Ibovespa recua com exterior ainda negativo e receio de novo

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista ampliava nesta quinta-feira as perdas da semana e ameaçava a recuperação de outubro, dado o cenário externo ainda avesso a risco por causa do avanço do coronavírus, com agentes financeiros também repercutindo uma bateria de resultados corporativos.

Às 10:59, o Ibovespa caía 0,75%, a 94.654,95 pontos. Na mínima, chegou a 93.386,55 pontos. O volume financeiro nesta quinta-feira era de 6,1 bilhões de reais.

Na véspera, o Ibovespa fechou em queda de 4,22%, a 95.399,45 pontos, a maior perda diária percentual desde abril, em meio a temores de que o crescimento de casos de Covid-19 no mundo resulte em novos "lockdowns", e, assim, complique a recuperação das economias.

Até a quarta-feira, o índice acumulava alta de 0,81% em outubro, agora passou mostrar variação positiva de 0,05%.

Em Wall Street, o S&P 500 ensaiava melhora, com dados um pouco melhores do que o esperado sobre pedidos de auxílio-desemprego nos EUA e balanços de tecnologia. Na Europa, porém, o clima persistia negativo, com o londrino FTSE 100 recuando 0,7%, enquanto o petróleo Brent caía 5,7%.

Na visão do estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, a explosão de casos de coronavírus na Europa nos últimos dias acabou levando diversos países a adotarem medidas mais agressivas de distanciamento social e fechamento econômico mais amplo, gerando maior volatilidade e correção dos mercados.

"Esperamos um curto-prazo de maior volatilidade e incerteza. Por alguns momentos, podemos ter a sensação de que voltamos no tempo e poderemos viver um novo 'março de 2020'", afirmou. "Ainda estamos distante da normalidade e de uma clara recuperação mais vigorosa em todas as regiões do mundo."

Investidores também avaliavam decisão do Banco Central de manter na quarta-feira a Selic em 2% ao ano, conforme ampla expectativa do mercado, bem como mensagem de orientação futura e a porta aberta para eventual corte nos juros básicos à frente.

ENTREVISTA: 'Juro a 2% é insustentável, mas não se sabe como o BC sai da arapuca'

DESTAQUES

- AZUL PN (SA:AZUL4) e GOL (SA:GOLL4) PN caíam 5,04% e 5,73%, respectivamente, com o setor, um dos mais afetados pela pandemia, sofrendo com as preocupações sobre potenciais reflexos do aumento de casos de Covid-19 no mundo. No mesmo contexto, CVC (SA:CVCB3) BRASIL ON operava em baixa de 4,46%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) recuava 3,43% e PETROBRAS ON (SA:PETR3) perdia 3,33%, em meio a novo tombo do petróleo no exterior. Na véspera, a petrolífera divulgou prejuízo líquido de 1,5 bilhão de reais no terceiro trimestre, afetado por itens não recorrentes, como adesão a programa de anistia tributária. O resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado, por sua vez, subiu a 33,4 bilhões de reais.

LEIA MAIS: Ações da Petrobras caem após prejuízo de R$ 1,5 bi; analistas recomendam Compra

- MULTIPLAN ON (SA:MULT3) recuava 2,26%, mesmo após forte alta do lucro no terceiro trimestre para 568,7 milhões de reais, que foi obtida sob a influência pontual da venda de um ativo, uma vez que as receitas seguiram sob pressão. No setor, IGUATEMI ON (SA:IGTA3) perdia 2,80% e BRMALLS ON caía 2,55%.

- BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuava 3,05% após queda no lucro no período entre julho e setembro para 5 bilhões de reais, com o segundo maior banco privado do país elevando provisões em 67,5% ano a ano. No setor, ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) perdia 1,43 %, BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) caía 2,02% e SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) cedia 0,81%.

VEJA TAMBÉM: Bradesco vê resultado voltando a patamares de 2019 no próximo ano

- VALE ON (SA:VALE3) tinha elevação de 0,85%, após divulgar lucro líquido de 2,9 bilhões de dólares no terceiro trimestre, aumento de 76% ante o registrado no mesmo período do ano passado, com impulso de melhores preços do minério de ferro em meio à forte demanda da China.

© Reuters. .

- USIMINAS PNA (SA:USIM5) avançava 2,68%, entre as poucas altas do Ibovespa na sessão, após lucro líquido de 198 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 139 milhões de reais um ano antes, com crescimento de receita no período, além forte recuperação em vendas em relação ao segundo trimestre.

- SUZANO (SA:SUZB3) ON subia 0,72% antes da divulgação do balanço após o fechamento do mercado, com o setor de papel e celulose também entre os poucos com sinal positivo no Ibovespa. KLABIN UNIT (SA:KLBN11) valorizava-se 0,55%.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Luiz Luiz
Luiz Luiz

Tupy é a nova weg  ... (Leia Mais)

29.10.2020 17:50 GMT· Responder
anderson silva
anderson silva

Será que vamos repetir as quedas de março?  ... (Leia Mais)

29.10.2020 17:22 GMT· Responder
Cassio Pereira
Cassio Pereira

É delicado demais este setor financeiro, bolsa de valores. Nao tem nem dr perto perigo de outro surto, como em março/20. Isso tudo é planejado. Basta um pronunciamento positivo ou negativo para mudarem os números. Vou parar de investir na bolsa. Cansei desse sobe desce louco do mundo. Fim dos tempos tenebroso. Aguardem!   ... (Leia Mais)

29.10.2020 16:57 GMT· 2 · Responder
Fernando Ccs
Fernando Ccs

terrorismo financeiro = Brasil  ... (Leia Mais)

29.10.2020 16:49 GMT· Responder
Alacir Ribeiro
Alacir Ribeiro

Aplicações em Renda Variável no Brasil não tem mais atratividade e nem rentabilidade.Acabaram com a Bolsa no Brasil.Indice Bovespa só fica no vermelho. Ministro da Economia tem que ser trocado urgentemente. Escolher pessoas competentes, com ideias voltadas para a modernidade.  ... (Leia Mais)

29.10.2020 16:43 GMT· 1 · Responder
Alacir Ribeiro
Alacir Ribeiro

Índice Bovespa vai terminar o ano de 2020,com 75000 pontos.  ... (Leia Mais)

29.10.2020 16:37 GMT· Responder
Fabricio Assis Barbosa
Fabricio Assis Barbosa

Vendido em dolar... pensa minha situacao jovem... to rezando todo dia, que horror   ... (Leia Mais)

29.10.2020 16:05 GMT· 1 · Responder
Marcelo Gimenez
Marcelo Gimenez

aguardando..logo 85.000  ... (Leia Mais)

29.10.2020 15:50 GMT· 1 · Responder
Leandro Tosto
Leandro Tosto

Vendam enquanto é tempo. O mesmo padrão de baixa do final de fevereiro/início de março está se formando. Não sou eu falando, são os gráficos.Europa com recordes diários de casos e EUA indo para a mesma direção.Run to the hills!  ... (Leia Mais)

29.10.2020 15:32 GMT· Responder
Alberto Júnior
Alberto Júnior

Em 20 minutos as açoes mudam de mão por PURO PÂNICO sem sentido !! Sr. Investidor açoes é pra longo prazo ... nao tenha medo das ocilaçoes pois ocilação negativa é para compra e nao para venda...   ... (Leia Mais)

29.10.2020 15:19 GMT· 3 · Responder
Matemática Patos
Matemática Patos

Vendidos forçando a queda, para comprar mais barato. Depois de zerarem as posições, podemos ter alta.  ... (Leia Mais)

29.10.2020 15:16 GMT· Responder
Ana Paula Rodrigues Pereira apaularplu
Ana Paula Rodrigues Pereira apaularplu

Se os países ocidentais repetirem os mesmos erros praticados em março de 2020 vai ser difícil mudar o rumo.   ... (Leia Mais)

29.10.2020 15:02 GMT· 1 · Responder
Richard Mubarak Costa Gomes
Richard Mubarak Costa Gomes

Segurem as suas ações companheiros... quando voltarem a subirem, eu passo carregando tudo...kkk  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:59 GMT· Responder
Jose Expedito
Jose Expedito

bom... as posicoes que tinha no verdinho, aproveitei para sair.. as que estao no vermelho, sigo casado!!!esperar com cautela, ja vi esse filme antes, com o lockdown na europa, a bolsa tende a cair, mesmo que pouco  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:59 GMT· 2 · Responder
itamires bisaro
itamires bisaro

oscilações mil durante toda a manhã...especuladores indo à loucura!!!  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:52 GMT· Responder
Celso Felix
Celso Felix

Prefiro segurar as ações que tenho, pois sei que elas ainda voltaram a crescer.  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:39 GMT· 1 · Responder
Magno Fernandes
Magno Fernandes

Veja melhor os mercados lá fora, veja que estão e leve alta, e atualize seu comentário.  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:39 GMT· Responder
Seidy Nakai
Seidy Nakai

temos que inventar outras notícias para justificar essa queda! Como ministro Sérgio Moro prendeu Lula novamente.Guedes pediu pra sair!  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:36 GMT· 2 · Responder
Leonardo Carino
Leonardo Carino

Nesse momento as ações voltam pra mão dos verdadeiros donos! Me vendam barato mesmo 🤣  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:35 GMT· Responder
BRITO
BRITO

Sim vem forte, sem mimimi !!!  ... (Leia Mais)

29.10.2020 14:34 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी