Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa recua com exterior após renovar máximas desde 2021

Publicado 04.12.2023, 10:41
Atualizado 04.12.2023, 10:45
© Reuters
BVSP
-
ALPA3
-
BBDC4
-
EMBR3
-
GOLL4
-
PETR4
-
VALE3
-
SUZB3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista começava a semana com viés de baixa, em meio ao cenário externo desfavorável para ativos de risco, o que abria espaço para movimentos de realização de lucros, após o Ibovespa renovar máximas desde 2021 no último pregão.

Às 10H35, o Ibovespa caía 0,64%, a 127.367,01 pontos. O volume financeiro somava 1,26 bilhão de reais.

Apesar do ajuste negativo, análise gráfica da BB Investimentos avaliam que o Ibovespa indica ter um caminho relativamente tranquilo para testar os 131 mil pontos esta semana, topo histórico atingido em junho de 2021.

"Na esteira do maior apetite a risco internacional, com o mercado precificando um afrouxamento monetário nos EUA em 2024 mais forte do que o anteriormente projetado, o Brasil retorna ao radar do investidor estrangeiro", afirma em nota a clientes.

"Contribuem favoravelmente os níveis de desconto relativo ainda elevados e a trajetória dos juros internamente, que também segue o caminho de relaxamento", acrescentou.

No exterior, os futuros acionários norte-americanos sinalizavam uma abertura negativa em Wall Street, em pregão também marcado pelo acréscimo nos rendimentos dos títulos de 10 anos do Tesouro dos Estados Unidos.

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) caía 1,29%, a 74,25 reais, tendo como pano de fundo a queda dos futuros do minério de ferro na Ásia, onde o contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE), na China, encerrou o dia com queda de 1,14%. Em Cingapura, o minério de referência caiu 2,14%.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) recuava 0,53%, a 35,48 reais, em dia de fraqueza dos preços do petróleo no exterior, com o Brent cedendo 0,85%. A companhia também anunciou nesta segunda-feira acordo para instalar um centro de captura e armazenamento de gás carbônico no Rio de Janeiro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- GOL (BVMF:GOLL4) PN era negociada em baixa de 3,39%, a 8,83 reais, tendo ainda no radar o anúncio na noite de sexta-feira de que contratou a Seabury Capital para ajudar a empresa em uma "ampla revisão" de sua estrutura de capital. Para analistas do Citi, a decisão da empresa sobre contratação da Seabury sugere que a companhia aérea ainda enfrenta desafios financeiros significativos. No setor, AZUL PN (BVMF:AZUL4) perdia 3,41%.

- ALPARGATAS ON caía 3,64%, a 9,27 reais, após acumular alta de 7,6% na semana passada, acompanhando o movimento generalizado de ajustes em outros papéis relacionados a consumo. CASAS BAHIA ON perdia 1,82% , MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) recuava 2,3% CVC (BVMF:CVCB3) BRASIL ON cedia 3,14%. O índice do setor de consumo na B3 (BVMF:B3SA3) mostrava declínio de 0,85%.

- EMBRAER ON (BVMF:EMBR3) valorizava-se 1,62%, a 23,21 reais, após anunciar nesta segunda-feira que a Coreia do Sul é primeiro cliente do cargueiro C390 Millennium na Ásia, com o país comprando número não revelado de aeronaves da fabricante brasileira.

- SUZANO (BVMF:SUZB3) ON avançava 0,93%, a 52,24 reais, buscando uma recuperação após duas quedas seguidas, sendo que apenas na sexta-feira fechou com uma queda de quase 3,8%. Analistas do BTG Pactual (BVMF:BPAC11) também reiteraram recomendação de "compra" para a ação e elevaram o preço-alvo de 71 para 79 reais, enquanto rebaixaram Klabin para "neutra", reduzindo o preço-alvo de 31 para 26 reais. KLABIN UNIT (BVMF:KLBN11) tinha variação negativa de 0,43%, a 21,07 reais.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) cedia 0,25%, a 31,42 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) caía 0,64%, a 16,20 reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

Vai tourinho
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.