Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa recua com preocupações fiscais e Fed no radar

Publicado 16.04.2024, 11:14
Atualizado 16.04.2024, 11:15
© Reuters

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta terça-feira, com agentes financeiros preocupados com o cenário fiscal doméstico e no aguardo por falas de dirigentes do Federal Reserve em busca de novos sinais sobre os próximos passos do banco central norte-americano.

Às 10h58, o Ibovespa caía 0,97%, a 124.120,23 pontos. O volume financeiro somava 4,88 bilhões de reais.

No exterior, o retorno do Treasury de 10 anos marcava 4,6695%, enquanto o S&P 500, uma das principais referências do mercado acionário norte-americano, operava próximo da estabilidade.

Os investidores seguem à espera de falas de dirigentes do Fed e do próprio chair, Jerome Powell, durante a tarde, que podem exercer influência sobre os ativos no Brasil.

"A economia dos Estados Unidos continua se mostrando extremamente resiliente e cada vez mais a gente vê o mercado adiando as perspectivas para um início de corte de juros", destacou o analista João Vitor Freitas, da Toro Investimentos.

Dados fortes do varejo norte-americano na segunda-feira reforçaram a percepção de que o Fed não deve se apressar para reduzir os juros este ano.

Na cena doméstica, ainda pesa proposta de mudança nas metas fiscais, que prevê superávit primário zero para 2025, em vez de superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano.

Na visão do analista da Buena Vista Capital, Renato Nobile, essas questões fiscais e uma percepção de falta de compromisso por parte do governo brasileiro com a contenção de gastos tem pressionado negativamente o sentimento do mercado.

 

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) caía 1,52%, a 61,05 reais, com os preços futuros do minério de ferro na China quebrando série de altas e caindo nesta terça-feira. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 1,49%, a 826 iuans (114,10 dólares) a tonelada. A mineradora divulga após o fechamento dos mercados relatório de vendas e produção do primeiro trimestre.

- PETROBRAS ON (BVMF:PETR3) desvalorizava-se 0,68%, a 40,61 reais, em dia misto para os preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent mostrava declínio de 0,13%, a 89,98 dólares.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) cedia 1,1%, a 31,56 reais, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) caía 0,5%, a 13,93 reais, ambos a caminho do quinto pregão consecutivo de queda, pressionados pelo avanço das taxas futuras de juros no Brasil.

- ELETROBRAS ON (BVMF:ELET3) recuava 0,6%, a 38,26 reais. De pano de fundo, notícia do jornal O Globo de que o governo federal acredita estar muito próximo de um acerto com a Eletrobras que vai aumentar o poder da União na companhia, com expectativa de um anúncio possa ser feito até maio.

- MRV&CO ON era negociada em baixa 2,65%, a 6,24 reais, acompanhando o índice do segmento imobiliário na B3, que cedia 1,91%. O grupo divulgou na véspera prévia operacional do primeiro trimestre, com vendas que somaram 2,1 bilhões de reais em valor geral de venda (VGV) no segmento de incorporação, alta de 18,4% ano a ano, e lançamentos que totalizaram 1,6 bilhão de reais em VGV, salto de 150% na mesma comparação. No setor, CYRELA ON (BVMF:CYRE3) caía 2,76, a 20,76 reais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- B3 ON (BVMF:B3SA3) perdia 2,26%, a 11,22 reais, após reportar na véspera dados operacionais de março que mostraram queda de 7,2% no volume financeiro médio negociado no segmento de ações na comparação com o mesmo período do ano passado. Nesta terça-feira, a operadora da bolsa divulgou segunda prévia da carteira do Ibovespa, que entra em vigor a partir de 6 de maio.

- CASAS BAHIA ON subia 1,51%, a 6,71 reais, após encerrar com declínio na véspera, enquanto MAGAZINE LUIZA ON (BVMF:MGLU3) recuava 4,58%, a 1,46 real.

Últimos comentários

pelo visto as quedas viraram verde
Fed a máquina da manipulação
não é o fed é os bancos comprando dólar cedo. só as corretoras comprando fazendo disparar dólar. estão falando do fed desde quarta passada...e nem a guerra fez algo que era afundar exterior
Descontrole fiscal, dolar a 5,30 e petróleo a $90, segura a bronca aí Petrobrás “patrimônio do povo”. !!!
Hoje decidiriam colocar a lorota de preocupações fiscais como desculpa esfarrapada pra encobrir toda a manipulação que a máfia de bancos e corretoras vem fazendo no ibov, só quedas sem motivo com objetivo claro de prejudicar CPFs, especulação e manipulação dominam a bolsa bostileira, uma lástima
O governo torrando mais dinheiro que arrecada blz.
So recua… faz o LLL
Meus queridos trabalhadores do mercado financeiro, essa situação imposta pela equipe econômica do atual governo,vai trazer problemas seríssimos para a bolsa de valores e suas ações. O pior é, que eles não conseguem enxergar a bobagem (M), que estão fazendo.
Com os Ricos Sonegadores pagando tributos o fiscal tende a melhorar. O resto é algoritmo liquidando CPFs que ainda apostam no IboVegas.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.