Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa recua com Treasuries; Vale sobe

Publicado 01.04.2024, 11:14
Atualizado 01.04.2024, 14:05
© Reuters.

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta segunda-feira, na volta de fim de semana prolongado, pressionado pelo aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, enquanto o avanço das ações da Vale após dados melhores de atividade na China funcionava como um contrapeso.

Às 11h03, o Ibovespa caía 0,33%, a 127.687,77 pontos. O volume financeiro somava 3,1 bilhões de reais.

Na sexta-feira, dados norte-americanos mostraram que o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês), o indicador de inflação preferido do Federal Reserve, subiu 0,3% em fevereiro, menos do que previam economistas consultados pela Reuters (+0,4%).

De acordo com economistas do Bradesco, a condução da política monetária nos EUA permanece como o principal tema global e o PCE não parece ter mudado a percepção de investidores de que a autoridade cortará os juros em meados do ano.

Nesta sessão, a pauta destacava números da atividade industrial dos EUA e sobre os gastos de construção.

Em Wall Street, as bolsas não mostravam uma direção única, enquanto o rendimento dos Treasuries de 10 anos avançavam a 4,3032%, de 4,194% na última sessão.

Na China, a atividade industrial na segunda maior economia do mundo expandiu pela primeira vez em seis meses em março, segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial, que subiu para 50,8 em março, de 49,1 em fevereiro, superando a previsão de 49,9 em uma pesquisa da Reuters.

Na visão de estratategistas do BTG Pactual (BVMF:BPAC11), o ano começou "claramente pior" do que o esperado para as ações brasileiras, com piora nas perspectivas de cortes nas taxas de juros nos EUA, enquanto um pouco mais de pressão sobre a inflação no Brasil pode fazer o Banco Central reduzir o ritmo dos cortes na Selic.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ainda assim, Carlos Sequeira e equipe reafirmaram que a combinação de taxas de juros em queda nos EUA e no Brasil e "valuations" relativamente baratos pode preparar o terreno para que as ações brasileiras tenham um bom desempenho em 2024, mostrou relatório com as recomendação do mês enviado a clientes.

DESTAQUES

- VALE ON (BVMF:VALE3) subia 1,13%, a 61,52 reais, uma vez que os preços futuros do minério de ferro fecharam em alta na China, com dados mostrando que a atividade industrial naquele paós se expandiu pela primeira vez em seis meses em março. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian avançou 2,6%, a 768 iuans (106,23 dólares) a tonelada.

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) recuava 0,21%, a 37,28 reais, tendo como pano de fundo o declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent era negociado em baixa de 0,17%. Investidores também monitoram reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os ministros da Fazenda, Casa Civil e Minas e Energia na parte da tarde.

- ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) cedia 0,82%, a 34,34 reais, enquanto BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) caía 0,77%, a 14,15 reais.

- IRB (BVMF:IRBR3)(RE) ON valorizava-se 4,50%, a 39,03 reais, em meio à repercussão dos números do último trimestre de 2023, embora a resseguradora já tivesse divulgado alguns números anteriormente. A companhia também anunciou que Marcos Pessôa de Queiroz Falcão, atual presidente da empresa, ocupará de forma transitória também o cargo de vice-presidente financeiro.

- HAPVIDA ON (BVMF:HAPV3) caía 0,81%, a 3,67 reais, após divulgar no final da quinta-feira lucro líquido ajustado de 330,5 milhões de reais no quarto trimestre, uma alta de 104,8% na comparação ano a ano. A receita líquida aumentou 6,7% e a sinistralidade caixa reduziu para 69,3% no período. A ação já vinha de seis quedas seguidas, tendo acumulado no período perda de 6,8%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- LWSA ON caía 3,60%, a 5,63 reais, tendo no radar que o conselho de administração da companhia aprovou a nomeação de Ricardo Gora como presidente do colegiado.

Últimos comentários

Quantas novidades nesta volta de feriado: treasuries, politica monetaria EUA e a constatação que as açoes brasileiras começaram o ano claramente "pior". Tem ações que recuavam, outras que cediam e outras ainda que caíam. Depois dessa analise vou ter que mudar minha carteira para abril.
KKKK...se depender desses analistEs da Investing tá todo mundo falido....não acertam uma...
Títulos do Tesouro tomando um ferra estagiário
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.