Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa tem forte queda em reação a "sinal ruim" com PEC da Transição

Publicado 17.11.2022, 10:16
© Reuters.
BVSP
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista mantinha um viés bastante negativo nesta quinta-feira, reagindo à proposta do governo eleito de tirar do teto de gastos 175 bilhões de reais para o Bolsa Família a partir de 2023, entre outras sugestões presentes na chamada PEC da Transição.

Às 11:55, o Ibovespa caía 2,05%, a 107.982,57 pontos. O volume financeiro somava 10,7 bilhões de reais, em sessão também marcada por ajustes em véspera de vencimento de contratos de opções sobre ações na B3 (BVMF:B3SA3).

O texto apresentado pela equipe de transição a parlamentares na quarta-feira propõe "excepcionalizar" do teto de gastos 175 bilhões de reais para o pagamento do Bolsa Família a partir de 2023 no valor de 600 reais, com adicional de 150 reais por criança, sem um prazo determinado.

O texto inclui ainda uma autorização para que parte de receitas extraordinárias fique fora do teto e possa ser redirecionada para investimentos, em um limite de 23 bilhões de reais, entre outras possibilidades.

"A PEC veio no pior dos prognósticos", afirmou a equipe da Tullet Prebon Brasil. "Apesar de o Congresso provavelmente moldar a PEC, a primeira sinalização foi ruim", acrescentou em relatório a clientes nesta manhã.

Na véspera, o pregão brasileiro já havia refletido preocupações com o texto, divulgado após o fechamento. O Ibovespa encerrou a sessão de quarta-feira em queda de 2,58%.

A equipe do Safra afirmou que é importante ver como o legislativo vai se comportar sobre o tema, inclusive nessa questão de prazo, mas eles não veem hoje o Banco Central mudando discurso e subindo juros em função desses gastos, uma vez que o patamar atual já é muito elevado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Nesse sentido, o que poderia trazer sim alguma pressão inflacionista, e com isso uma reação diferente do Banco Central, é um dólar mais forte por um prazo mas longo, mas ainda é cedo para tirar conclusões a respeito", afirmaram em nota a clientes.

Em meio ao estresse com a PEC, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem ao Egito, voltou a criticar nesta quinta-feira a regra do teto de gastos e desdenhou das reações do mercado financeiro a suas falas, endossando o viés negativo no pregão.

O cenário externo corroborava as vendas na bolsa brasileira, com Wall Street no vermelho em meio a sinais divergentes sobre a economia norte-americana e comentários 'hawkish' de autoridade do Federal Reserve, enquanto o petróleo também tinha mais uma sessão negativa.

DESTAQUES

- CYRELA ON (BVMF:CYRE3) caía 10,13%, a 12,77 reais, com o índice do setor imobiliário cedendo 5,7%, dado o efeito negativo na curva futura de juros da perspectiva de mais gastos sem se saber as fontes de financiamento. EZTEC (BVMF:EZTC3) ON recuava 7,82%.

- 3R PETROLEUM ON cedia 8,1%, a 38,03 reais, após divulgar dados preliminares de produção de outubro mostrando queda em relação a setembro. Na visão da Genial Investimentos, a leitura dos números é negativa "por demonstrar uma parada no ímpeto de crescimento da produção nos últimos meses".

- IRB BRASIL ON (BVMF:IRBR3) recuava 6,98%, a 0,8 real, na mínima histórica. A resseguradora informou que Raphael de Carvalho renunciou ao cargo de presidente-executivo, após pouco mais de um ano na posição. O conselho de administração elegeu o conselheiro Marcos Falcão como novo presidente.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) perdia 0,92%, a 26,9 reais, tendo de pano de fundo a queda dos preços do petróleo Brent, enquanto segue também pressionada pelos receios relacionados à troca do governo no país e os possíveis reflexos na estratégia da petrolífera de controle estatal.

- BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) subia 0,79%, a 15,33 reais, entre as poucas altas do Ibovespa, encontrando algum apoio em relatório do JPMorgan (NYSE:JPM) que elevou a recomendação para os papéis do banco a "overweight". No setor, ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) caía 0,23% e BANCO DO BRASIL ON (BVMF:BBAS3) recuava 3,01%.

- VALE ON (BVMF:VALE3) caía 0,56%, 81,98 reais, também sofrendo com a aversão a risco na bolsa como um todo, mesmo com o contrato futuro de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China tendo avançado 1,7%, para 740 iuanes (103,85 dólares) a tonelada no final do pregão diurno.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend Laier, edição Alberto Alerigi Jr. e André Romani)

Últimos comentários

O PT esta vendo q não vai ter aquela mamata do primeiro governo Lula! O mundo mudou, antes a China comprava tudo q o Brasil produzia. Fora q estao desesperados por dinheiro pra cumprir as promessas mitabolantes de campanha. A Globo vai querer seu cachê por ter perseguido Bolsonaro 24 h por dia. Os artistas nas tetas da Rouanet! Os “cumpanheiros” querendo boquinhas. Conclusão: o povao paga a conta. Estamos fu…..!
Nem começou o Governo e já estão querendo igualar as inflações! Faz o L.
Se prepaaaaarem
Bom dia !! infelizmente chegamos no fundo do poço, pobre do nosso pais nas mãos dos corruptos sáfados, vamos demorar uns 10 anos pra voltar o normal
se voltarmos ao normal. Votaram ao poder por meios ilícitos e permanecerão no poder apelando de todos os modos.
Nova pandemia se aproximando do Brasil, vírus "Larapius"  com alto poder de destruição pode levar o Brasil a fome e a miséria como fez num passado recente porém esta nova variante é muito mais agressiva.
L
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.