Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Ibovespa sobe após decisão de juros do Fed em dia de elevação de nota pela Fitch

Publicado 26.07.2023, 17:10
© Reuters. B3, São Paulo, Brasil 
16/07/2023.
REUTERS/Amanda Perobelli

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em leve alta nesta quarta-feira, saindo de um recuo marginal após os comentários do Federal Reserve (Fed) e de seu chair, em dia que também teve elevação de nota de crédito do Brasil pela Fitch.

O banco central norte-americano elevou nesta tarde os juros em 0,25 ponto percentual, o que já era esperado, deixando a porta aberta para outra alta. O chair do Fed, Jerome Powell, disse que as decisões serão tomadas a cada reunião de acordo com os dados econômicos.

Eletrobras (BVMF:ELET3) e Suzano (BVMF:SUZB3) foram destaques entre as contribuições positivas ao índice, bem como Itaú Unibanco e Bradesco, que se fortaleceram no final do pregão. Vale e Petrobras ficaram na ponta oposta.

O Ibovespa teve alta de 0,45%, a 122.560,38 pontos, renovando o maior nível de fechamento em quase dois anos. Na mínima da sessão, o índice caiu a 121.370,43 pontos e, na máxima, subiu a 122.746,72 pontos. O volume financeiro somou 21,9 bilhões de reais.

O índice operou boa parte do pregão em leve queda diante do clima de cautela devido à decisão do Fed, e não sofreu grandes mudanças após a divulgação da decisão e do comunicado, tendo ganhado alguma força, influenciado por Wall Street, apenas durante a coletiva de imprensa de Powell.

Na prática, a decisão e as declarações pouco alteraram o cenário majoritário precificado na curva de juros norte-americana de uma manutenção da taxa em setembro, quando ocorre a próxima reunião. Perto do fechamento, a probabilidade de uma nova alta era de 22%, contra 21% na terça-feira, enquanto há uma semana era de 13,7%, conforme dados do FedWatch, da CME.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para Anand Kishore, gestor da Daycoval Asset, a leitura preliminar é de uma decisão levemente mais "hawkish" (dura com a inflação), após o Fed descrever um ritmo "moderado" de crescimento da economia, uma ligeira melhora ante o ritmo "modesto" visto pela instituição na reunião de junho.

Do outro lado, Powell disse que a equipe do Fed não prevê mais recessão nos Estados Unidos, o que pode ter ajudado o mercado, segundo o gestor.

Rodrigo Romero, economista da Levante Investimentos, destacou que a decisão e as declarações trouxeram poucas novidades no cenário para a bolsa brasileira. "O comunicado me parece neutro para o Ibovespa, podendo melhorar ou piorar a depender de como virão os próximos dados."

Em Wall Street, os principais índices fecharam com pouca variação, com investidores também repercutindo balanços corporativos de Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Alphabet (NASDAQ:GOOGL) e na expectativa por resultados de Meta. O S&P 500 teve variação negativa de 0,02%.

Localmente, a Fitch anunciou pela manhã a elevação da nota de crédito soberano do Brasil a "BB (BVMF:BBAS3)", de "BB-" antes, com perspectiva estável, e atribuiu a mudança a um desempenho macroeconômico e fiscal melhor que o esperado.

"Acho que hoje o mercado ficou dando muito mais valor para a questão do Fed, que é um negócio muito mais global", afirmou Kishore, da Daycoval.

Na agenda corporativa, a Petrobras divulga relatório de produção e vendas, e GPA (BVMF:PCAR3) e Assaí (BVMF:ASAI3) soltam balanços após o fechamento do mercado. Gol (BVMF:GOLL4) publica seus números na manhã de quinta-feira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

DESTAQUES

- SANTANDER BRASIL mostrou variação negativa de 0,34%, a 29,35 reais, após o banco abrir a temporada de balanços para o setor nesta manhã com um lucro líquido de 2,26 bilhões de reais no segundo trimestre, 5,5% maior na comparação com o trimestre anterior, embora quase 45% menor na base anual. O resultado ainda ficou ligeiramente abaixo das expectativas do mercado. Entre os pares, ITAÚ UNIBANCO PN (BVMF:ITUB4) subiu 0,56%, e BRADESCO PN (BVMF:BBDC4) avançou 1,03%, com forte melhora na última hora de pregão.

- CARREFOUR BRASIL ON (BVMF:CRFB3) disparou 8,09%, a 12,43 reais, mesmo após a varejista registrar queda de 95,2% no lucro líquido ajustado do segundo trimestre frente a igual período do ano anterior, para 29 milhões de reais, afetado pelo impacto financeiro de sua integração com o BIG. Analistas do Santander (BVMF:SANB11) avaliaram os resultados como fracos, mas destacaram que tinham expectativas ainda mais baixas. No setor, GPA avançou 0,93% e ASSAÍ ON ganhou 1,58%, antes de divulgarem resultados no fim do dia.

- VALE ON (BVMF:VALE3) recuou 0,35%, a 71,76 reais, interrompendo sequência de quatro altas seguidas, mesmo após o minério de ferro subir novamente na Ásia com perspectiva de estímulos na China. Em Dalian, o contrato mais negociado para setembro encerrou as negociações diurnas com avanço de 1,8%. A mineradora divulga resultado trimestral na quinta-feira.

- TELEFÔNICA BRASIL (BVMF:VIVT3) subiu 5,12%, a 43,5 reais, após registrar lucro líquido consolidado de 1,12 bilhão de reais no segundo trimestre, alta de 50,3% em comparação com o mesmo período no ano anterior, conforme balanço divulgado na noite da véspera. Analistas, em geral, destacaram fortes resultados. "A empresa bateu nossa expectativa otimista em quase todas as linhas", disse a equipe do BTG (BVMF:BPAC11). Rival TIM ON (BVMF:TIMS3) ganhou 3,31%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- PETROBRAS PN (BVMF:PETR4) fechou estável, a 31 reais, mas ON caiu 0,41%, antes de a petrolífera divulgar relatório de vendas e produção no final do dia. O petróleo Brent cedeu 0,9% no exterior. No setor, PRIO ON avançou 1,4% e 3R PETROLEUM ON (BVMF:RRRP3) ganhou 0,33%.

- COPEL PNB (BVMF:CPLE6) exibiu ganhos de 3,38%, a 8,56 reais, após a companhia lançar nesta manhã a oferta pública de ações que levará à sua privatização, embora tenha alertado que há risco de cancelamento da operação devido a uma decisão pendente do Tribunal de Contas da União (TCU).

- GOL PN subiu 1,58%, a 10,29 reais, antes de divulgar balanço na manhã de quinta-feira.

Últimos comentários

bolsa sobe por causa de decisão do Fed... aí os mor tá de la... parabéns Lula...
Brasil vai ser trilho C depois que os resultados do governo passado pararem. Porque só amante se asno entende que em 6 meses a faccao fez algo. Os números dos pedidos de falência e recuperação judicial estão aí para provar.
terceira agencia que melhora nota do Brasil, mas o Gado diz torce contra. afffd
É muito simples se vc acha q vai virar Argentina entre vendido nesse topo e viva fortes emoções.. Oportunidade ótima p virar o gado de ouro kkkk
Imaginem a quadrilha do miliciano vendo o Brasil voar na mão do Lula
só quem tá voando é o presidente turista do cpx
L L L L L 🚀🚀🚀🚀🚀
Avança Brasil !!! Triplo AAA +
dever de casa: a esquerda compra mortadellla e direita compra picanha. esquerda torce e não sabe investir pq não estuda e direita ganha dinheiro pq investe certo e estuda diariamente, a esquerda só reclama e idolatra um ladrão.. a direita não importa o governo ganha na compra e na venda.. a direita estuda e no momento está comendo quieto
Raciocínio tosco de um direitista enrustido
Ba ba ca,,
Pode reclamar, pode chorar, mas se fosse o Bolsonaaaaro ainda estaríamos isolados do mundo e proibidos para muitos fundos de investimento
tipo o fundo da Amazônia... grana em troca de contrabando de recursos naturais... grande negócio...
Serio q vcs entendem de mercado? Fitch, bx dolar e alta na bolsa tem +haver c mercado exterior doq qq acao do gjverno lule, q nunca teve plano de governabilidade. O exterior esta pior doq o Brasil, porq comecou bem depois a intervir nos juros. Eles ainda está subindo e o br pensando em comecar a baixa, pq comecamos antes. Voces…mules, deveria agradecer de joelhos o CN, q evitou (ate entao) q o BR vire argentina. O lule sósabe beber e gastar voando por ai ou cuidando da “harmon$a” entre podere$. Se poupem do ridiculo!
Bozo,,,,,chu pa
Mais um napoleão de hospício.. Kkkk.. Vir aqui e postar e fácil.. entra vendido e vire milhonario chapa kkk
Que ridículo! Tomara que não sejamos parentes. Vergonha
L com orguLho 🚩🚩🚩
L de ladrão ou de Loser?? não ficou claro...
Obrigado Paulo Guedes pelo belíssimo resultado do seu legado. Uma pena que o PT esta gastando TUDO em breve essa nota vai despencar pois a divida PUBLICA já ultrapassa os 6 TRILHÕES. Mas os analistas petistas não sabem fazer conta.
No que piorou esse ano a sua vida bozo??
Fitch é comunista ou o gado é burro?
tem gado burro, tem gado desonesto, e tem gado que são as duas coisas.
Burro é somente petista. Gado é gado. kkkkkkk
L
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.