Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Ibovespa tem nova perda semanal, após Fed antecipar projeção de alta nos juros

Publicado 18.06.2021, 17:42
© Reuters. Mulher filma painel eletrônico da B3, que mostra cotações de ações. 3/4/2019. REUTERS/Amanda Perobelli
BVSP
-
SMLL
-
IEE
-
INDX
-
ICON
-
IMOB
-
IFNC
-
IMAT
-
UTIL
-
BRFS3
-
AMER3
-
B3SA3
-
CIEL3
-
CSNA3
-
ELET3
-
EMBR3
-
GGBR4
-
LAME4
-
MRFG3
-
USIM5
-
VALE3
-
RADL3
-
DCIOK4
-
BHIA3
-

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa acumulou sua segunda semana consecutiva de perda nesta sexta-feira, ainda em meio a movimentos de ajustes após renovar máximas mais cedo no mês, com sinalizações recentes de política monetária pelo Federal Reserve.

Na última quarta-feira, o comunicado da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do banco central dos Estados Unidos mostrou que a maioria dos membros do colegiado passou a projetar dois possíveis aumentos dos juros em 2023. Antes, as estimativas eram de alta apenas em 2024.

Ao mesmo tempo, o chair do Fed, Jerome Powell, afirmou que os formuladores de política do banco começaram "a falar sobre" reduzir os atuais 120 bilhões de dólares em compras mensais de ativos.

"Isso causou um pouco mais de insegurança no mercado", afirmou o diretor de Investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, chamando atenção para o efeito de baixa nas taxas curtas dos rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA, bem como nos preços de commodities.

[PODCAST] Tese de investimento - Embraer: chegou a hora de decolar?

Campos ressaltou, contudo, que a correção experimentada na é natural e pequena, destacando que o Ibovespa ainda está positivo no mês e no ano.

Para o economista-chefe de América Latina da Oxford Economics, Marcos Casarin, essa mudança em direção a um Fed menos 'dovish' pode ser o incentivo para muitos BCs latino-americanos também mudarem de tom.

No caso do Brasil, horas após o comunicado do Fomc, o Banco Central elevou a Selic em 0,75 ponto percentual, para 4,25% ao ano e sinalizou sequência ao aperto com uma nova alta de pelo menos a mesma magnitude em sua próxima reunião, no começo de agosto.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas o analista da Aware Investments, Aldo Filho, ressaltou que para os próximos dois anos espera-se tanto uma política monetária quanto fiscal expansionista nos EUA. "E o Brasil deve se beneficiar do fluxo monetário vindo dos EUA", acrescentou.

Na pauta doméstica, também repercutiu a aprovação no Senado da medida provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras (SA:ELET3). O texto, que sofreu alterações, deve ser apreciado pela Câmara dos Deputados na próxima semana.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa subiu 0,27%, a 128.405,35 pontos, mas acumulou perda de 0,8% na semana. No mês, ainda sobe 1,73%. No ano, avança 7,89%.

O índice Small Caps teve alta de 0,41% na sessão, a 3.184,43 pontos, e de 0,8% na semana, enquanto sobe 2,57% no mês e 12,83% em 2021.

O volume negociado nesta sessão somou 44,3 bilhões de reais.

{{news-882435||LEIA MAIS: Investidores LGBTQ+: Desigualdade social e legal impacta estratégia, diz UBS} }

DESTAQUES DO IBOVESPA DO ACUMULADO DO MÊS:

- B2W ON (SA:BTOW3) avança 17,99%, ampliando a recuperação após queda de mais de 11% em maio, em meio a números melhores sobre a economia e expectativas ligadas à fusão com a Lojas Americanas (SA:LAME4), aprovada por acionistas no último dia 10. No setor, VIA VAREJO ON (SA:VVAR3) sobe 16,87%.

- EMBRAER ON (SA:EMBR3) sobe 15,74%, mesmo após alguma correção nos últimos três pregões, apoiada principalmente no anúncio da semana passada de que sua empresa de transporte aéreo urbano Eve iniciou discussões para eventual combinação de negócios com empresa de propósito específico nos EUA. Em 2021, os papéis acumulam elevação de 125,99%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- BRF ON (SA:BRFS3) valoriza-se 12,38%, após a Marfrig (SA:MRFG3) suprender e se tornar o maior acionista individual da empresa, com especulações sobre eventual disputa pelo controle da dona das marcas Sadia e Perdigão. Nesta sexta-feira, BRF anunciou acordo para comprar o grupo Hercosul, para avançar em ração para pets.

- GERDAU PN (SA:GGBR4) perde 11,66%, numa correção no setor de mineração e siderurgia, na esteira de queda nos preços do minério de ferro e do aço na China, além de receios sobre a sustentabilidade dos preços do aço no Brasil. USIMINAS PNA (SA:USIM5) cai 8,86%, CSN ON (SA:CSNA3) recua 7,84% e VALE ON (SA:VALE3) perde 4,96%.

- RD ON (SA:RADL3) cai 9,58%, também sofrendo ajuste negativo e interrompendo a série de três meses de alta até maio, quando acumulou valorização de quase 24%.

- CIELO ON (SA:CIEL3) mostra declínio de 6,65%, devolvendo parte da alta de maio, quando subiu mais de 20%, em parte com o movimento de realização de lucros, mas também tendo de pano de fundo a competição mais acirrada em meios de pagamentos do país.

Veja o comportamento dos principais índices setoriais na B3 (SA:B3SA3) no acumulado do mês:

- Índice financeiro: +4,02%

- Índice de consumo: +2,13%

- Índice de Energia Elétrica: +0,46%

- Índice de materiais básicos: -5,63%

- Índice do setor industrial: +0,85%

- Índice imobiliário: +2,50%

- Índice de utilidade pública: +0,54%

Últimos comentários

#forabolsonaro
#forabolsonarogenocida
PORQUE O MERCADO FINANCEIRO DE FORMA GERAL NÃO COMENTA O AUMENTO SEMANAL DE MAIS 70% DA VIVR3? OLHA A OPORTUNIDADE AÍ!
ja foi notícia! entrou com pedido de saída da recuperação judicial. eu ja saí mas pretendo entrar novamente no pullback
operadores comentam sim, quem nao tá comentando é a Reuters. ah, e corretoras como Xplixo só vai recomendar quando quiserem vender!
e com essa mp da Eletrobras cheia de maracutaias e jabutis o que haverá é tarifaço, racionamento e apagão. nenhuma empresa terá tranquilidade energética. é o seri4l kill3r do Planalto jogando o Brasil no abismo.
pode pegar o kit esquerdinha
quem define tarifa é ANEEL, nao a empresa. Racionamento será fruto da crise hidrica e falta de planejamento do governo, sem política efetiva para demais formas de geração e distribuição. mas de fato essa MP nao pode passar assim...
De público não tem nada. Que vire serviço privado. Tá descontente? Faça seu próprio gulag no seu bairro.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.