Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa tem pior desempenho em 11 semanas, com investidor de olho em repique da Covid

Publicado 15.01.2021, 18:37
Atualizado 15.01.2021, 18:40
© Reuters. Sede da B3

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O apetite por ações brasileiras perdeu fôlego nesta semana, com grandes investidores passando a preferir esperar por novos catalisadores após o Ibovespa ter subido mais de 30% em pouco mais de dois meses.

Mesmo o anúncio de um pacote de estímulo econômico de 1,9 trilhão de dólares nos Estados Unidos e o início da vacinação em massa contra Covid-19 em várias partes do mundo não foram argumentos suficientes para sustentar recordes recentes.

O Ibovespa seguiu a tendência global negativa nesta sexta-feira, tombando 2,54%, para 120.348,80 pontos, pressionado sobretudo por realização de lucros em ações de maior liquidez, como de Petrobras (SA:PETR4), Vale (SA:VALE3), siderúrgicas e bancos.

No acumulado da semana, o índice teve queda de 3,78%, após a máxima histórica acima de 125 mil pontos na última sexta-feira, marcando o pior desempenho desde a semana terminada em 30 de outubro, quando teve baixa de 7,2%. O giro financeiro desta sessão somou 33,3 bilhões de reais.

Para profissionais do mercado, o movimento errático desta semana, com o Ibovespa alternando fechamentos em alta e baixa desde segunda-feira, pode ser uma indicação da perda de fôlego da valorização baseada puramente em fluxo. Só os estrangeiros trouxeram para o mercado acionário à vista 16,6 bilhões de reais nas primeiras oito sessões do ano.

Segundo Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora, após a confirmação do pacote de estímulo nos EUA e o começo da vacinação contra Covid, as atenções passaram a se voltar para as novas medidas de isolamento em várias partes do mundo, com casos pontuais, como do Brasil, parecendo voltar fugir do controle.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Além disso, a deterioração fiscal do país, ponto que ficou em segundo plano nas últimas semanas, recuperou relevo após o Ibovespa ter batido nos 125 mil pontos.

"Como isso é próximo do que muita gente previa para o final deste ano, alguns começam a se perguntar se a relação de risco e retorno atual justifica continuar comprando ações", disse.

Para a próxima semana, espera-se início de vacinação no Brasil, reunião do Copom, e publicação pelo Banco Central publica do índice de atividade econômica (IBC-Br) referente a novembro.

DESTAQUES

- PETROBRAS, novamente um dos alvos principais de realização de lucros, caiu 4,5%, também na esteira da queda das cotações internacionais do petróleo.

- VALE recuou 4,35%. Assim como com Petrobras, a ação da mineradora foi um dos motores de alta do Ibovespa nos últimos dois meses. E os papéis estão no centro da disputa pelos contratos de opções sobre ações, que vencem na próxima segunda-feira. Também no setor de metais, USIMINAS (SA:USIM5) cedeu 4,7%. CSN (SA:CSNA3) caiu 8,1% e GERDAU (SA:GGBR4) recuou 5,9%.

- SANTANDER BRASIL liderou as perdas entre bancos, com retração de 5%, seguido por ITAÚ UNIBANCO e BRADESCO, caindo 3,77% e 2,76%, respectivamente.

- LOCALIZA teve baixa de 4,36%, com o setor de locação de veículos e gestão de frotas todo no vermelho em meio às preocupações com novas medidas de isolamento social que atingiram o setor no ano passado. LOCAMERICA se desvalorizou em 5,9%.

- SUZANO (SA:SUZB3) cresceu 2,5%. KLABIN avançou 0,45%. Em relatório a clientes, o BTG Pactual (SA:BPAC11) manteve visão positiva para ambos os papéis, dado o cenário de alta de preços da celulose na China.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- JHSF (SA:JHSF3) subiu 2,05%. A empresa anunciou mais cedo que suas vendas contratadas somaram 378,6 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 192,9% ante igual período de 2019.

- MRV (SA:MRVE3) teve baixa de 1,93%, após ter informado na véspera alta nas vendas e queda nos lançamentos do quarto trimestre, no comparativo anual. Segundo o BTG Pactual, as vendas no negócio principal da construtora vieram abaixo das expectativas.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

para mim independente de notícias, o Ibovespa subiu muito, e tem que buscar uma correção a metade da pernada de alta, então estaríamos falando de 110mil pontos , porém ninguém é dono verdade e mercado é dinâmico e ninguém pode prever futuro. Pode sim continuar o viés altista, porém podemos ter uma novo ciclo de baixa buscando essa correção no Ibovespa na próxima semana.
A demora é cair para ir as compras novamente kkkkk
Só não sobe se Doria e seus prefeitos travarem tudo, queridos nem Caiado tá nessa briga mais, precisamos de $$$ para obras rodovias pontes trem portos e moradias, fluir agricultura e dar $$$ aos nossos geeks botarem para fever startups...e acabar com mimimi deixar a polícia acabar com vagabundos e dar esporte com loterias e IR, além de investir pesado na educação de base seja para branco negro gay lesb quem for, escola boa com alimentação professor ganhando por desempenho de alunos, criminalizar severamente perpétua se possível o tráfico de drogas, além de menos impostos ao primeiro emprego...MAS É UTOPIA POIS POLITICOS SENADORES JUIZES EMPRESÁRIOS MAL CARATERES QUEREM É $$$$ e ainda vem mentindo que querem salvar sua vida do covid....sei
Só o bozonazi que é um santo. Não tem culpa de nada. Mais um fanático passando pano.
Repórter é igual maré vai e volta.
Fora Bolsonaro GENOCIDA! Matando o povo e acabando com a economia! Bolsa vai derreter nas proximas duas semanas.... Infelizmente...
Fora esquerdistas! com o Lula fica tudo bem né?
com o L u L A fica tudo bem né?
Comentário lamentável desse sujeito ignorante
Eu acho q ibovespa devera corrivir mais, a instabilidade politica esta a tona, risco fiscal, interferencia em estatais e demora da vacina.
As vezes acho q pegam o assunto do dia pra justificar o desempenho .Falta so q dizer!! Hj foi a tradicional realização de lucros de 6a feira e ponto final.
Doria, quantos bebês SP são abandonados, vítimas de estupro, maus tratos, em diversas cidades está faltando leite especial para bebês alérgicos, remédios de alto custo para adultos e bebês...mentirada para derrubar governo nem que custe a vida de muitos, se deixassem o governo trabalhar em paz, não fomentam guerra atrás de guerra, tudo porque não sai verba, aliás saiu o que fizeram roubaram no covidão, desmontaram antes da hora hospitais de campanha, agora falta tudo quanto é remédio exame consultas para câncer e outras doenças que podem matar, e quando morre do coração foi em função de covid afff uma hora a máscara deste governadores prefeitos e deputados irá cair...
Os fanáticos negacionistas amantes do bozonazi esquecem dos ataques as vacinas, gripezinha, interferência na PF e na ABIN, rachadinhas, R$89mil ..., dinheiro na cueca, e daí não sou coveiro, isenção de impostos para armas e igrejas, dólar acima de R$5, inflação fora da meta, aparelhamento das agências reguladoras, militarização dos ministérios, casamento com o centrão.STF, governos e prefeitos foram os únicos que salvaram o país de uma situação pior ainda.
Não. Esse está na bozolandia.
vai se catar
se bater no suporte e cair, o indice desce.se bater mas voltar, ele volta a subir.cuidado com falso rompimento, que pode anular tudo isso.essa foi a previsão do tempo para a próxima semana.
e aonde é o suporte?
Excelente análise! Ou seja, pode cair, subir ou ficar estável.
segunda com só não sobe se a anvisa não liberar a vacina...
hora de comprar.... fim da pandemia está chegando com a vacinação...
Senhores isso ocorreu por causa da possivel greve dos  caminhoneiros.. Voltem e vejam co comportamento da ultima semana de maio 2018
O resto do mundo tbm esta preocupado com os caminhoneiros do Brasil!!!!
acabou o oba oba
Pura manipulação dos grandes investidores, não era para subir mas forçaram a barra só tem que voltar. Quando o IBOVESPA vai acabar com os manipuladores de preço?
na verdade tão executando lucro se fosse pelo vídeo deveria ter despencado a semanas já
Se for a realidade batendo a porta essa queda pode ir longe. Entretanto descolamento dos fundamentos costumam demorar até enxugar o excesso de liquidez.
Bora pensar a longo prazo. Investir em acoes e um caminho sem volta . Comecei nesse periodo de pandeme estou estudando sobre o assunto e motivada. Obrigada por compartilhar conteudo 🙏🙏💉💉
Então estuda mesmo meu caro, porque o caminho não é sem volta com essa linha de raciocínio vai quebrar rapidamente.
Estou no mesmo barco.
Entendi o caminho sem volta como algo " comecei a invwstir e agora nao quero mais parar". Ent3ndi dessa forma.
Covid derruba bolsa , semana que vem ela continua e a bolsa sobe
kkkkkkkkkkkk
Isso foi só uma correção, a semana que vem voltaremos a subir...
vai comprando então
aprende a analisar o gráfico então Ibov subiu 8 semanas seguidas e esta semana não perdeu nem a mínima da semana passada Semana que vem se romper é outra paulada
bovespa tem primeira correção depois de exageros de alta, o resto é blá-blá-blá
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.