Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Índice europeu volta a fechar em queda por preocupação com crescimento global

Publicado 15.12.2014, 16:18
Índice europeu volta a fechar em queda por preocupação com crescimento global

Por Blaise Robinson

PARIS (Reuters) - O principal índice de ações europeias fechou em queda nesta segunda-feira e retomou as baixas da semana passada, com as quedas dos preços do petróleo golpeando as ações de energia e aumentando os medos de deflação na zona do euro.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, caiu 2,35 por cento, a 1.290 pontos, menor nível em quase dois meses, influenciado pela queda das ações de energia após o petróleo Brent atingir nova mínima em cinco anos, perto de 60 dólares o barril.

As ações da italiana ENI caíram 3,5 por cento, as da espanhola Repsol perderam 3 por cento e as da britânica BP recuaram 3,2 por cento.

"A queda de petróleo normalmente seria uma boa notícia para a economia europeia, mas, neste caso, é ruim porque aumenta seriamente o risco de deflação", disse o gestor de fundo e presidente da Diamant Bleu Gestion Christian Jimenez.

O membro do conselho do Banco Central Europeu Ignazio Visco disse nesta segunda-feira que a queda dos preços do petróleo vai pesar na já baixa inflação da zona do euro nos próximos meses.

O BCE já cortou suas projeções para crescimento e inflação para os próximos dois anos.

As ações de mineradoras voltaram a ser pressionadas, com os papéis da Rio Tinto caindo 2,5 por cento e os da BHP Billiton perdendo 3,7 por cento, devido a preocupações com excesso de oferta de minério de ferro e preocupações sobre demanda, especialmente do principal consumidor do metal, a China.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,87 por cento, a 6.182 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,72 por cento, a 9.334 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 2,52 por cento, a 4.005 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve recuo de 2,81 por cento, a 18.078 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,38 por cento, a 9.903 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 2,78 por cento, a 4.691 pontos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.