Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Intervir em estatais é fatal para o investimento, diz pesquisador

Publicado 27.03.2024, 11:16
Atualizado 27.03.2024, 11:16
© Reuters.  Intervir em estatais é fatal para o investimento, diz pesquisador

Sérgio Lazzarini, professor do Insper que estuda a relação entre governos e o setor privado, disse que a interferência do Executivo em estatais ou empresas de capital aberto tem provocado incerteza na economia.

“O acúmulo de interferências com fins políticos ou populistas, como já vimos no passado, vai criando um crescente cenário de incerteza. Qual será a próxima estatal, empresa ou setor que será alvo dessas intervenções? E incerteza é fatal para os investimentos, o planejamento e a produtividade das empresas”, declarou em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta 4ª feira (27.mar.2024).

Lazzarini citou como exemplo a Petrobras (BVMF:PETR4). Ele afirmou ter visto no debate público o argumento de que, como a empresa é controlada pelo governo, o Planalto teria o direito de exercer seu papel de controlador e que o mercado busca impor o que considera melhor para seus interesses.

“Tudo isso é uma leitura incorreta da situação”, disse. “As estatais, mesmo aquelas com controle majoritário estatal, são do Estado, não do governo em exercício. Elas deveriam seguir o que é estabelecido na lei que norteou sua criação, no que é definido pelos seus estatutos, no que é disciplinado pelas leis corporativas cabíveis e no que é preconizado pelos órgãos de controle e regulação”, acrescentou.

Segundo ele, uma estatal “pode e deve” seguir objetivos públicos e sociais, desde que ancorados em um estatuto.

“As melhores estatais no mundo fazem isso, inclusive aquelas de capital misto e negociadas em Bolsa. Se os objetivos são claros e institucionalmente ancorados, investidores privados percebem um cenário menos incerto para investir na estatal e no seu setor. E segue o jogo”, declarou.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O professor disse que governos, por diversas vezes, “preferem mandar diretamente nas empresas para contentar sua base política e a visão dos seus apoiadores”, sem perceber que a ação os prejudica. Ele afirmou que essa pode ser a situação enfrentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O governo atual e seus apoiadores defendem as atuais intervenções, mas certamente não irão gostar quando um novo governo com outra orientação ideológica assumir e intervir”, disse.

Lazzarini declarou que a intervenção de governos em estatais é algo que está se disseminando em muitos países e abrange diversos espectros políticos.

“Os políticos em geral descobriram que falar mal das grandes empresas e dos mercados pode render atenção e votos”, afirmou. “Só que, em países com instituições mais fortes, há menos canais de intervenção e mais anteparos”, continuou.

“No Brasil, alguns remédios, ainda que imperfeitos, foram criados. A Lei das Estatais tentou criar mecanismos mais técnicos para indicação de gestores e foi acompanhada por ações de monitoramento das estatais. Só que, pouco a pouco, esses avanços vêm sendo corroídos”, finalizou.

Leia mais em Poder360

Últimos comentários

O Cláudio Luis foi bastante acertivo em sua resposta. é claro que o mercado vainser contra a intervenção estatal, pq está impedindo os grandes investidores de lucrar com essas empresas em detrimento do agravamento do restante da população. A própria Petrobras, no governo passado, distribuiu altos dividendos às custas de uma gasolina caríssima. esses altos dividendos só beneficiou uma parcela muito pequena da população, enquanto uma parte muito maior sofreu com essa alta dos combustíveis. E vc classe média que tem 5mil reais em papéis da Petrobrás, está se achando rico? Vc já calculou o quanto vc pagou a mais por produtos e serviços, indiretamente, por causa dessa alta dos combustíveis?
Às custas da gasolina alta? Não é correto fazer uma relação direta entre o investidor e o preço do combustível. Aliás, quando a gasolina estava altíssima estava no mundo todo por conta da guerra da Ucrânia. o cliente é o investidor, não o usuário, caso contrário a empresa não sobrevive
Intervir para distorcer o foco da sua principail atribuição para controle da inflacao , controle do déficit publico . Isso demonstra total desconhecimento de causa .
O PAI DOS BANCOS VOLTOU!!
Se tiver controle de preço dos combustíveis a inflação cai abrindo espaço para queda dos juros beneficiando sobremaneira o crescimento economico do pais. Na minha opinião o Brasil só consegue baixar os juros de forma mais agressiva se segurar o preço dos combustíveis afetando o lucro brutal ( maior do mundo ) da Petrobras que tem o custo de 20 dólares na extração do petróleo e vende pelo preço internacional de 75. Infelizmente nao tem outro jeito
Tá de sacanagem
Num sistema de taxa de câmbio flutuante o déficit público causa inflação; há um elo definido entre o tamanho do déficit e a taxa de inflação, ou seja, cada déficit gera uma certa taxa de inflação. Tenho ponto de vista um pouco divergente , o Governo devetia primeiro cuidar das suas princioais atribuições, controle do deficit publico ao inves de preocupar con controle dos preços dos combustiveis .
Com certeza é isso mesmo. Vide Dilma e Venezuela
intervir para roubar, simples assim.
Disse o pesquisador do instituto paulo jeguiano de neoliberalismo fascistóide...
falou o mon gol loid
Por isso temos que separar o que é estado e governo. Isso só se dará com a introdução do parlamentarismo..
O Estado tem que ter poder sobre a estatais . Elas foram criadas para atender os interesses do país , investir no nosso futuro e garantir a segurança e soberania sobre ativos que são de segurança nacional, e não para serem desmontadas , desestruturadas perdendo suas sinergias , e não para benefício de grupos privados. A Constituição é a lei maior que preconiza a defesa do povo , e um governo responsável deve zelar por eles , independentemente de que partido esteja governando . Já é suficiente serem mistas e darem oportunidades de investimento a outros acionistas, mas nunca deixarem de cumprir seu papel de governo, e atender as necessidades básicas, e os serviços de utilidade pública. Esse Insper me parece ter posição ideológica contrária aos interesses do país . Os brasileiros precisam de energia, saneamento , comunicações, a preços acessíveis ao seu poder aquisitivo , que é tomado pela inflação, juros absurdos que só atendem os grandes grupos, e não podem ficar dependentes
Esse país não é para amadores. A Petrobrás precisa ser independente e gerida por por um presidente da empresa capaz de fazê-la crescer e retornar com lucros que vão beneficiar, de certa forma, a população brasileira. Ela não pode ser usada como massa de manobra de partido político, tanto faz o lado partidário.
É só investir em eficientes empresas privadas como a IRB, AMER3, Light e outras dezenas de empresas em RJ. Bora lá...⚰️🪦
Na Venezuela o governo intervinha nos preço e vendia combustível barato, resultado a PDVSA foi sucateada por falta de investimento, a maior reserva do mundo com população miserável! Na sua cabeça distorcida é assim que acontece!
pobre tem o que o capitalismo oferece (celular, tv, moto, carro,...); mas não tem o que o estado deveria disponibilizar (saúde, educação, saneamento,....)
PDVSA eh prova viva do resultado, petrolao foi pouco, lula eh presidente devido prescrição dos seus possíveis crimes, nunca foi inocentado,
Se a interferência for para favorecer o Povão Periférico que assim seja. Fooddaa é pagar R$ 8,10 na gasolina para bancar dividendos para acionistas privados. A AMER3 está cotada em centavos graças a mentiroCracia neoliberal.
Precisa estudar mais pra comentar aqui.
O acionista é detentor de parte do capital da empresa. Se a empresa da lucro e o estatuto preve pagamento de dividendos o acionista tem q receber. O acionista nao é patrocinador de acao social. Por isso, a debandada e desvalorizao da Petrobras.
A jumentada é negacionista, não entende a ordem econômica dos investimentos que fazem uma nação próspera, por isso o Brasil é uma terra rica com um povo pobre!!!
Um governo que quer colocar o dinheiro das estatais em países de ditadores e depois pegar a sua parte é que interfere nas estatais.
O "mercado" não perde a oportunidade de divulgar o que lhe interessa pelos pesquisadores de sempre e a imprensa "amiga". A China é um regime comunista, com grande interferencia do Estado e é a segunda economia do mundo, por enquanto. Não é que sejamos favoraveis a isso, mas os chantagistas não querem largar a PETR, embora tenha outras 400 empresas para investir. Por mim a PETR deveria ser privatizada, mas quem controla é o governo que tem direitos a ter outros planos. É do jogo. Mercado joga contra o país fazendo isso, que também é do jogo, só que sujo.
Poder 360 ? Fonte de fake news. Qualquer um pode ser pesquisador. Até criancinhas fazem pesquisas escolares.
Mirian 🐷
O que podemos esperar do governo atual sem ser esta interferência absurda e que tantos prejuízos traz ao país?
Estatais são fatais para o povo brasileiro. Com PT no poder são um desastre civilizatório
o povo merece os governantes que tem. Faz o L
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.