Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Investidores da Anglo se preocupam com escolha seletiva de ativos em oferta da BHP

Publicado 30.04.2024, 11:16
© Reuters. Visão de mina da Anglo American na África do Sul
9/06/2016
REUTERS/Siphiwe Sibeko
AAL
-
BHPB
-
AMSJ
-

Por Felix Njini e Clara Denina

JOHANNESBURG/LONDRES (Reuters) - O BHP Group (LON:BHPB) não pode escolher os ativos da Anglo American (JO:AGLJ) sem pagar um prêmio elevado, disseram à Reuters os investidores da Anglo, preocupados com a possibilidade de perderem muito ao deterem ações das subsidiárias sul-africanas.

A mineradora número 1 do mundo está avaliando seu próximo passo depois que sua proposta inicial de aquisição da rival Anglo, de menor porte, no valor de 39 bilhões de dólares, foi rejeitada na semana passada. O prêmio proposto foi de 31% sobre o valor implícito da Anglo.

A BHP propôs que a Anglo vendesse suas ações nas unidades Anglo Platinum (Amplats) e Kumba Iron Ore como uma opção para sair dos ativos sul-africanos que ela não quer que sejam incluídos no acordo.

A Anglo disse que a proposta não solicitada subvalorizou significativamente a empresa e introduziu incertezas, complexidades e risco de execução.

Se a proposta da BHP for levada adiante, os investidores da Anglo "poderão ficar presos a três pedaços de papel para um negócio que pode levar muito tempo para ser fechado", disse à Reuters uma fonte de uma gestora de fundos sediada na Cidade do Cabo.

O processo de cisão dos ativos sul-africanos poderia levar até 18 meses, acrescentou a fonte, devido aos vários processos regulatórios pelos quais a transação precisaria passar. Existe o risco de que as autoridades reguladoras sul-africanas, especialmente o banco central, possam se preocupar com a saída de capital de investidores estrangeiros que não estejam dispostos a manter as ações, acrescentou a fonte.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"A BHP poderia simplesmente fazer uma oferta limpa e, em seguida, caberia a ela lidar com a desvinculação das ações", disse a fonte. "Quando o negócio for concluído, eles desvinculam a Amplats e a Kumba de seus acionistas."

Os preços das ações da Amplats e da Kumba também poderiam sofrer uma pressão de venda significativa se as unidades fossem cindidas, uma vez que vários acionistas não poderiam manter as ações como estão na África do Sul, disse outra fonte familiarizada com as empresas.

"Acho que ela (a oferta atual) ... coloca todo o risco sobre os acionistas da Anglo", disse Django Davidson, sócio e gerente de portfólio da Hosking Partners, que detém ações da Anglo.

"A BHP quer comprar as partes boas sem o atrito de se desfazer das partes ruins. Não está claro, de forma alguma, o que as cisões significariam para o relacionamento com o governo sul-africano e o que os preços das commodities subjacentes farão durante esse período", acrescentou Davidson.

A BHP tem até 22 de maio para apresentar uma oferta vinculante, e os investidores esperam que a empresa adoce sua oferta.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.