Garanta 40% de desconto
🚀 Ações escolhidas por IA em alta. PRFT com alta de +55% em 16 dias. Não perca as ações de junho!Acessar lista completa

Investidores institucionais pioram visão da bolsa brasileira, diz Itaú BBA

Publicado 30.11.2022, 14:39
BVSP
-
ELET3
-
EQTL3
-
PRIO3
-
ITUB4
-
RENT3
-
SBSP3
-

Investing.com - O Itaú BBA realizou quarta pesquisa com investidores institucionais brasileiros, visando entender melhor a percepção sobre a economia e alocações no mercado de ações. Entre os pontos em destaque desse estudo, apenas 38,1% dos participantes afirmaram que possuem visão positiva para o Brasil nos próximos três meses, contra 77,6% na última pesquisa. As principais escolhas nas carteiras são Equatorial (BVMF:EQTL3), Eletrobras (BVMF:ELET3), Prio (BVMF:PRIO3), Itaú (BVMF:ITUB4), Localiza (BVMF:RENT3) e Sabesp (BVMF:SBSP3).

Segundo os analistas Marcelo Sá e Matheus Marques, responsáveis pelo estudo do Itaú BBA,  38,1% dos participantes esperam que o Ibovespa termine o ano entre 110.000 e 115.000 pontos, enquanto 31% esperam que o índice termine entre 105.000 e 110.000 pontos.

A situação se inverte em relação ao mercado americano. Para a bolsa dos EUA, 19,5% dos participantes possuem uma visão positiva, contra de 8,6% na última análise. 39% têm visão negativa, indicador que recuou de 55,2%.

De acordo com os analistas, fatores como curva de juros local, perspectivas fiscais e política de crédito, além do anúncio da nova equipe econômica devem ser ponto de cautela. Além disso, uma forte geração de fluxo de caixa e valuations atrativos em relação às médias históricas figuram entre pontos que fomentam decisões de investimentos.

Mercado acionário

O estudo mostra o setor de Utilities como mais “overweight”, com 78,6% das respostas. Depois, seguem Grandes Bancos e o setor de Petróleo e Gás. Por outro lado, os bens de consumo e varejo apresentaram a pior queda.

Siderurgia e Mineração continuam na liderança da lista de “underweight”. Outros setores, como Grandes Bancos, Saúde, Bens de Consumo e Varejo e Petróleo e Gás, estão em ambas as listas. Para os analistas, isso mostra que a alocação nesses setores não é um consenso.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.