Garanta 40% de desconto
🤯 Perficient disparou 53%. Nossa ProPicks de IA viu essa oportunidade em março Leia mais

Ipiranga aproveita crise da Petrobras e ameaça domínio estatal

Publicado 13.06.2016, 19:04
© Reuters.  Ipiranga aproveita crise da Petrobras e ameaça domínio estatal

A Petrobras (SA:PETR4), que tenta se desfazer de 49% da BR Distribuidora, agora pode ter um interessado a menos (Ultrapar/ Divulgação)

SÃO PAULO – Enquanto a Petrobras tenta arrumar a casa, o grupo Ultrapar (SA:UGPA3) anunciou no domingo (12) a compra da rede de postos Ale por R$ 2,168 bilhões em um movimento considerado como uma chacoalhada em todo o mercado de distribuição de combustíveis. Com a aquisição, os postos Ipiranga agora encostam na participação de mercado da estatal BR Distribuidora na região Sudeste, além de já liderar na região Sul.

Segundo estimativas do Santander (SA:SANB11), a nova empresa terá 27,6% da região mais rica do país, contra 27,9% dominados pela estatal. A Ale tem aproximadamente dois mil postos de combustíveis, 260 lojas de conveniência e uma rede de 10 bases de armazenagem e está presente em 21 dos 27 estados brasileiros, incluindo a região Norte, onde a Ipiranga tem a participação de mercado mais baixa.

“Acreditamos que uma das lógicas por trás dessa transação diz respeito a como os ativos da Alesat complementam a rede da Ipiranga”, afirmam os analistas do banco espanhol. A notícia também foi muito bem recebida pelo mercado. Mesmo em um dia de volatilidade para os mercados, as ações da Ultrapar (UGPA3) subiram 4,91%. Foi a maior alta do dia. A Petrobras, por sua vez, viu os seus papéis caírem 1,9% (PETR3 (SA:PETR3)) e 1,82% (PETR4).

Dormindo no ponto

A Petrobras, que tenta se desfazer de 49% da BR Distribuidora, agora pode ter um interessado a menos pelo ativo. Segundo Carlos Herrera, analista da Empiricus Research, o Ultra “tem altas chances de desistir de uma eventual compra de BR Distribuidora devido às grandes limitações a serem impostas pelo regulador da competência”, avalia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Desta forma, lembra Herrera, só ficariam como concorrentes a Cosan (SA:CSAN3) (CSAN3), dona da Raízen (Postos Esso), e fundos de investimentos internacionais que só estariam interessados se o ativo fosse vendido numa fatia controladora e não minoritária.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.