Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordinários
Descubra ações agora mesmo

Itália investirá em usina da Enel para aumentar a produção de painéis solares, diz Meloni

Publicado 03.02.2024, 15:38
Atualizado 03.02.2024, 15:40
© Reuters.

ROMA (Reuters) - A Itália investirá na fábrica de painéis fotovoltaicos da Enel (BIT:ENEI) na Sicília, apoiando seu plano de aumentar a produção e se tornar o principal local da Europa para produção de painéis solares, disse a primeira-ministra Giorgia Meloni no sábado.

"Há 90 milhões de euros para esse projeto do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (NRRP), o que permitirá que a fábrica atual se fortaleça e que uma nova linha de produção seja estabelecida", disse Meloni ao final de sua visita à fábrica da 3Sun, na cidade de Catania.

"Nossa aposta é que Catania se torne um dos mais importantes centros de produção de painéis solares", acrescentou.

A capacidade de produção atual da fábrica, de aproximadamente 200 megawatts (MW) por ano, deve se expandir para 3 gigawatts (GW) até o final deste ano, com um atraso de seis meses em relação ao que foi inicialmente anunciado pela Enel em 2022.

Meloni disse que o objetivo era criar 700 novos empregos até o final de 2024, e mais 1.000 indiretamente, em empresas que trabalham com a usina 3Sun.

O projeto para aumentar a capacidade da fábrica surge no momento em que a União Europeia está buscando acelerar a mudança para as energias renováveis e acabar com sua dependência do gás importado da Rússia.

Meloni, que assumiu o cargo em outubro de 2022, se comprometeu a impulsionar as energias renováveis no sul do país para tentar resolver décadas de subdesenvolvimento.

"Queremos e precisamos ser competitivos nesse setor em comparação com os participantes asiáticos", disse Meloni no sábado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em janeiro, a Enel garantiu um pacote financeiro de 560 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) e de um grupo de bancos italianos, liderado pelo UniCredit (BIT:CRDI), para expandir o local.

Outros fundos para a usina virão do fundo de inovação da União Europeia para projetos de tecnologia verde.

O grupo de energia também está em negociações com possíveis investidores sobre a possibilidade de vender até 50% da fábrica, segundo fontes.

(Reportagem de Giulia Segreti; Edição de Mark Potter)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.