🔮 Melhor do que Buffett? Nosso Preço-Justo achou essa joia com +42% 5 meses antes deleLibere o preço-justo

Japão analisa segurança de pistas de aeroportos após acidente em Tóquio

Publicado 03.01.2024, 17:37
Atualizado 03.01.2024, 17:40
© Reuters.
EADSF
-
EADSY
-

Por Tim Hepher e Allison Lampert e David Shepardson e Valerie Insinna

PARIS (Reuters) - Investigadores japoneses começaram a analisar a colisão de dois aviões no aeroporto de Haneda, em Tóquio, semanas depois que o setor aéreo global recebeu alertas sobre a segurança das pistas em geral.

Todas as 379 pessoas a bordo de um Airbus (EPA:AIR) A350 da Japan Airlines escaparam antes de o avião explodir em chamas após uma colisão com um turboélice Dash-8 da Guarda Costeira do país, que matou cinco dos seis tripulantes da aeronave menor.

Especialistas advertiram que é cedo demais para identificar uma causa e enfatizaram que a maioria dos acidentes é causada por um conjunto de fatores.

Mas investigadores já começaram a examinar quais instruções foram dadas pelos controladores às duas aeronaves, juntamente com um exame detalhado dos sistemas do avião e do aeroporto.

Autoridades japonesas disseram nesta quarta-feira que o A350 recebeu permissão para pousar, mas o avião da Guarda Costeira não foi liberado para decolar, com base nas transcrições da torre de controle.

O acidente ocorre semanas depois que um grupo de segurança com sede nos Estados Unidos pediu uma ação global para evitar um novo aumento nas colisões de pista, ou "incursões", à medida que os céus se tornam mais congestionados.

A presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, Jennifer Homendy, disse em novembro que a rede de aviação do país -- um termômetro para os aeroportos do mundo todo -- não tem tecnologia suficiente para evitar "incursões" na pista.

Em 2018, a Airbus disse que estava trabalhando com a Honeywell em um sistema chamado SURF-A, ou Surface-Alert, projetado para ajudar a evitar colisões em pistas de pouso e decolagem, fornecendo aos pilotos avisos visuais e sonoros sobre os perigos que se aproximam.

O chefe da divisão de Tecnologias Aeroespaciais da Honeywell, Jim Currier, disse à Reuters que o sistema passou por uma série de testes bem-sucedidos em dezembro e deve ser certificado e disponibilizado para as companhias aéreas "gradualmente nos próximos anos".

Embora os pousos automatizados estejam aumentando, os especialistas dizem que muito ainda depende de verificações visuais feitas por pilotos que podem estar distraídos por uma carga de trabalho elevada ou pela baixa visibilidade de uma pista noturna.

"Acho que a investigação se concentrará muito nas autorizações... e também no que a tripulação (da Japan Airlines) conseguiu ver. Eles conseguiam ver fisicamente o avião na pista?", disse o ex-investigador de acidentes aéreos dos EUA John Cox.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.