Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Japão divulga transcrições de colisão fatal de aeronaves

Publicado 03.01.2024, 08:11
Atualizado 03.01.2024, 08:15
© Reuters. Avião da Japan Airlines que pegou fogo no aeroporto Haneda de Tóquio
 3/1/2024    REUTERS/Issei Kato

Por Maki Shiraki e Daniel Leussink e Lisa Barrington

TÓQUIO (Reuters) - Autoridades japonesas disseram nesta quarta-feira que um avião de passageiros que colidiu com um turboélice da Guarda Costeira em um aeroporto de Tóquio recebeu permissão para pousar, mas o avião menor não foi liberado para decolar, com base em transcrições de conversas com a torre de controle.

Todas as 379 pessoas a bordo do Airbus (EPA:AIR) A350 da Japan Airlines (JAL) escaparam depois que o avião explodiu em chamas em decorrência do acidente de terça-feira com um turboélice De Havilland Dash-8 da Guarda Costeira, logo após o pouso no aeroporto de Haneda.

Mas cinco morreram entre os seis tripulantes da Guarda Costeira que partiriam em um voo de resposta a um grande terremoto na costa oeste, enquanto o capitão, que conseguiu escapar, ficou gravemente ferido.

Autoridades deram início às investigações e ainda há incertezas sobre as circunstâncias do incidente, incluindo como as duas aeronaves foram parar na mesma pista.

No entanto, as transcrições das instruções de controle de tráfego divulgadas pelas autoridades parecem mostrar que o avião da Japan Airlines recebeu permissão para pousar, mas que a aeronave da Guarda Costeira foi instruída a taxiar até um ponto de espera próximo à pista.

Um funcionário do departamento de aviação civil do Japão disse aos repórteres que não havia nenhuma indicação nessas transcrições de que a aeronave da Guarda Costeira tivesse recebido permissão para decolar.

O capitão do avião da Guarda Costeira disse que havia entrado na pista de decolagem depois de receber permissão, afirmou um representante da Guarda Costeira, embora reconhecendo que não havia nenhuma indicação nas transcrições de que ele havia sido autorizado a fazer isso.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"O Ministério dos Transportes está enviando material objetivo e cooperará totalmente com a investigação para garantir que trabalhemos juntos e tomemos todas as medidas de segurança possíveis para evitar que isso ocorra novamente", disse o ministro dos Transportes, Tetsuo Saito, aos repórteres.

O comitê de segurança de transporte do Japão está investigando o incidente, com a participação de agências na França, onde o avião da Airbus foi construído, e no Reino Unido, onde os motores Rolls-Royce (LON:RR) foram fabricados, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

O comitê recuperou o gravador de voz da aeronave da Guarda Costeira, segundo as autoridades.

Enquanto isso, a polícia de Tóquio está investigando se houve uma possível negligência profissional, de acordo com vários veículos de mídia, incluindo a Kyodo e o jornal de negócios Nikkei.

Últimos comentários

A culpa vai ser dos pilotos, sem dúvida!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.