🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

JBS enfrenta "enorme volatilidade" em meio à pandemia de coronavírus

Publicado 15.05.2020, 12:38
© Reuters. Funcionário com máscara de proteção contra coronavírus em unidade da JBS em Passo Fundo (RS)
LCc1
-
BVSP
-
JBSS3
-

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A JBS (SA:JBSS3) disse nesta sexta-feira que está enfrentando uma "enorme volatilidade" relacionada a custos e preços de produtos devido à crise de saúde global causada pelo coronavírus.

Em teleconferência para discutir os resultados do primeiro trimestre, executivos da JBS disseram que a demanda dos consumidores se afastou do food service, tendência vista em todos os mercados. Porém, embora não haja diferenças significativas nas margens de food service e nas vendas de carne no varejo, está se tornando cada vez mais difícil prever custos, preços e o comportamento do consumidor.

A JBS obtém a maior parte de sua receita nos mercados dos EUA, onde alguns Estados estão começando a reabrir gradualmente suas economias e as perspectivas operacionais da companhia podem melhorar, disseram executivos.

O presidente da divisão JBS USA, André Nogueira, afirmou durante a teleconferência que a empresa está vendo demanda muito forte por carne nos EUA depois que a oferta foi reduzida após fechamentos de fábricas.

Segundo ele, "nesta semana, a indústria no geral está rodando a 75% do que era na mesma semana do ano passado em carne bovina, 84% em porco e 99% em frango. Nós (JBS) estamos um pouco acima disso nas últimas duas semanas".

"Em food service, começa a haver uma recuperação bastante significativa nas últimas duas semanas, conforme alguns Estados (nos EUA) começam a abrir, ainda que com restrições. É surpreendente", acrescentou Nogueira.

Ele, porém, evitou fazer projeções para as margens da unidade norte-americana no segundo trimestre. O presidente-executivo da companhia, Gilberto Tomazoni, afirmou que diante da volatilidade, "fazer previsões deste tipo é querer assumir que você já está com um padrão de consumo no varejo e do consumidor, o que não é razoável agora. Temos que aguardar mais algum tempo para termos previsões com um pouco mais de segurança".

Por outro lado, a divisão brasileira de carne bovina tem enfrentado dificuldades, após a empresa afastar funcionários em março e abril em resposta a possíveis surtos da doença. Executivos da companhia disseram ainda que problemas logísticos em exportações de carne bovina do Brasil foram resolvidos no atual trimestre.

A JBS registrou na quinta-feira prejuízo líquido de 6 bilhões de reais no primeiro trimestre, em grande parte devido a movimentos cambiais. Na sessão desta sexta-feira, as ações da JBS tinham o pior desempenho do Ibovespa, com queda de mais de 6%.

Excluindo efeitos cambiais no último trimestre, a JBS teria registrado lucro líquido de 803 milhões de reais.

Na teleconferência desta sexta-feira, executivos da JBS disseram que à medida que a volatilidade do câmbio diminuir, a empresa poderá melhorar os resultados, incluindo o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda).

A maioria das vendas da JBS ocorre no exterior e por isso são registradas em moedas estrangeiras. O real caiu 22% em relação ao dólar no período de janeiro a março, sua maior depreciação trimestral em 18 anos.

© Reuters. Funcionário com máscara de proteção contra coronavírus em unidade da JBS em Passo Fundo (RS)

Executivos da JBS alertaram que a pandemia de Covid-19 pode ter efeitos duradouros, uma vez que a epidemia no Brasil e nos EUA causaram fechamento de fábricas e volatilidade em seus negócios de frango.

Analistas do Credit Suisse disseram que a JBS divulgou "resultados sem brilho", culpando a fraqueza da divisão de carne de frango Pilgrim's Pride e os resultados decepcionantes na unidade de carne bovina da JBS nos EUA, que também inclui Austrália e Canadá.

"Ainda do lado negativo, a JBS Brasil (carne bovina) permanece abaixo do potencial total", afirmou o Credit Suisse.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.