Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Johnson recomenda vacina da AstraZeneca e Bolsonaro diz que não se vacinou

Publicado 20.09.2021, 17:28
© Reuters. 20/09/2021
REUTERS/Stefan Jeremiah
AZN
-
A1ZN34
-

Por Lisandra Paraguassu

(Reuters) - Em encontro com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o presidente Jair Bolsonaro ouviu do colega do Reino Unido a recomendação de que todos tomassem a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca (NASDAQ:AZN) (SA:A1ZN34), desenvolvida em seu país, enquanto ele mesmo confirmou que ainda não se vacinou.

Em imagens do encontro gravadas pela TV Reuters, Johnson elogia o inunizante da AstraZeneca.

"Grande vacina", diz o primeiro-ministro depois de comentar que Brasil e Reino Unido trabalham em conjunto no desenvolvimento da vacina. "Eu tomei AstraZeneca. Pessoal, tomem a vacina da AstraZeneca. Eu tomei duas vezes já."

Enquanto Johnson falava, Bolsonaro apontou para si mesmo e fez sinal de não com a mão. Ao ser questionado por Johnson se já teria se vacinado, Bolsonaro responde: "Não. Ainda não."

A posição antivacina do presidente brasileiro criou problemas na organização da viagem. Bolsonaro é o único presidente do G20 --grupo de países mais ricos do mundo-- a não ter se vacinado, apesar de, aos 67 anos, ser considerado grupo prioritário no Brasil.

O presidente alega que não precisa se vacinar porque tem uma contagem de anticorpos alta --o que não significa que não possa ser reinfectado-- e fala na possibilidade de só ser vacinado "depois que o último brasileiro se vacinar".

No entanto, a cidade de Nova York exige de moradores e visitantes que apresentem um certificado de vacinação para frequentar bares, restaurantes e lojas, e tentou impor a mesma política à Organização das Nações Unidas. A ONU --que não precisa seguir a política da cidade-- optou por manter seu "código de honra", a confiança de que os chefes de Estados que entrarem no local estarão totalmente vacinados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O encontro foi uma das duas únicas reuniões bilaterais agendadas por Bolsonaro durante os dois dias que passará em Nova York, apesar da tarde desta segunda ter sido reservada para encontros.

Apesar da afirmação feita à Reuters por diplomatas de que outros encontros estavam sendo negociadas, o único que foi confirmado é com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, um dos poucos que hoje faz companhia a Bolsonaro no espectro ideológico de extrema-direita.

Depois do encontro com Johnson, que durou cerca de meia hora, o presidente brasileiro postou em suas redes sociais um vídeo editado da conversa. Nele, o primeiro-ministro diz que lembra com carinho do fato de Bolsonaro ter ligado para cumprimentá-lo imediatamente após ter vencido as eleições e que pretendia ir ao Brasil, mas aí veio a epidemia de Covid-19, o que impossibilitou a visita.

Ministros que estiveram presentes ao encontro afirmaram que se tratou de vacinas, meio ambiente, e também da restrição do Reino Unido à entrada de brasileiros, mesmo os que já estejam vacinados. A restrição poderá ser revista.

Últimos comentários

É lógico que o cidadão JÁ TOMOU, alguém ainda dúvida?
Queiroga, selvagem!!! 🔥🔥🔥 deu dedo pra manifestantes em NY. 🐄💨💨💨🐮
felizmente nem todos querem ser cobaias do sistema
Qual é o interesse do mundo em querer que ele se vacine, estranhíssimo...problema dele...a maioria dos presidentes africanos não tomaram ninguém enche o saco, povão lá aglomerado esgoto a ceu aberto e pouquíssimos casos de c0vid, agora aqui contra recomendação da OMS da Fabricantes de vacinas querem enfiar 3 ..4 dose, querem p i ca r as crianças de 5 anos que não tem casos de c0vid, não pegam...pior é as varias mortes de pessoas por infarto, gente encontrada morta em.casa no trabalhando...teve mal súbito e tchum tchau pardal...vão ver só daqui até 5 anos a saúde mundial
A PALAVRA VERGONHA VAI TER QUE MUDAR A SEMÂNTICA! VÃO TER QUE CRIAR OUTRO NOME...
Jair Bolsonaro ,pra milhões de brasileiros é o melhor sem dúvida nenhuma.
Jair messias Bolsonaro,esse é o presidente do Brasil sem nenhuma expectativa de melhora,tá aí o que o brasileiro tinha como salvador, infelizmente não temos nenhuma governança
Só mico caipira!
embora seja necessário o cartão de vacinação o tema é se Bolsonaro vacinou ou não...e assim vai ficando de lado o que realmente importa
Reuters que matéria tendenciosa.
Tampouco uma pessoa vacinada tem a garantia que não será reinfectada. Ou o cara que já pegou covid, não tem um status equivalente àquele que já se vacinou? Ambos tem os anticorpos. O cara não pode dar um peido, pqp...
VERDADE, meu amigo que é médico também não se vacinou, e tem anticorpos até hoje desde que pegou covid19. Muitos falam o que não sabem.
Alguém ainda acredita que ele não tomou a Vacina?
Eu também não tomei, 70 anos. qual o problema?  Se peguei ou não , não sei,
Não duvido nada que foi um dos primeiros. Furou a fila.
Ele também perguntou: Já comeu seu pasto hoje? kkkkk
Kkkk
Complementando: Respeitado quem quer tomar vacina, a pessoa possui o mesmo direito. Só precisa existir o respeito de quem quer se vacinar e quem quer se vacinar. Esse é ponto, sem distorções e ou interpretações.
*quem não quer se vacinar.
Quem não quer tomar vacina, tem o direito de ser respeitado. Quero entender e aclamo para o debate algum especialista que diga ou prove a diferença para sociedade Marxista que "uma pessoa que teve covid" é mais perigosa que uma pessoa que não teve e tomou vacina. Quer quiser debater, responde que trataremos fatos.
Exatamente, conheço médico que não tomou a vacina e diz que vários que tomaram as duas doses morreram, mas não por ter tomado a vacina, porque o organismo não produziu anticorpos suficiente.
lixo
Como a mídia tenta forçar o "senso comum" para todos e idolatra os sanguinários/ditadores/assassinos como ídolos. A pessoa tem o direito de escolher o que fazer com si mesmo, ela não tem o direito de impor o que o próximo quer. Olha a diferença entre razão e loucura.
Extrema direita…Nao me canso de chamar a reuters de lixo
E isto. Terça livre é o melhor canal para você se informar, já que toda imprensa formal é lixo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.