Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Justiça dos EUA libera à Gol empréstimo de US$350 mi em processo de recuperação judicial

Publicado 29.01.2024, 15:30
© Reuters. Avião da Gol sobrevoa São Paulo
17/01/2014
REUTERS/Nacho Doce
GOLL4
-

Por Dietrich Knauth e Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - A Justiça norte-americana aprovou nesta segunda-feira o acesso provisório à Gol (BVMF:GOLL4) de parcela inicial de 350 milhões de dólares de um empréstimo de 950 milhões de dólares no âmbito de seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.

O juiz do Tribunal de Falências dos EUA Martin Glenn aprovou o financiamento inicial em uma audiência em Manhattan, apesar de expressar certas preocupações em relação ao alto custo do empréstimo. Glenn irá considerar aprovar o restante em uma audiência futura e disse que precisa de mais informações sobre os custos financeiros.

"Não estou assinando um cheque em branco", disse Glenn.

O empréstimo tem uma taxa de juros que atualmente excede 15%, mais de 235 milhões de dólares em taxas adicionais, além de honorários advocatícios adicionais que podem ser acrescentados a esse custo posteriormente, de acordo com documentos judiciais.

O advogado da Gol, Andrew Leblanc, disse que o financiamento inicial é "desesperadamente necessário" para manter as operações da Gol e preservar o relacionamento com os arrendadores donos da frota de 141 aeronaves Boeing (NYSE:BA) da Gol, que poderiam interromper a manutenção das aeronaves ou até mesmo exigir que elas fossem devolvidas caso não fossem pagos.

A Gol também pretende utilizar as proteções legais da recuperação judicial para proteger seus arrendamentos de interferências externas, afirmou Leblanc. Segundo ele, uma companhia aérea concorrente já entrou em contato com lessores da Gol na tentativa de "abocanhar" suas aeronaves.

Em fato relevante ao mercado nesta segunda-feira a Gol disse que, com a aprovação, "honrará todos os compromissos com parceiros de negócios e fornecedores de bens e serviços prestados a partir da data de início do processo em 25 de janeiro de 2024, além do pagamento de salários" aos trabalhadores.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As ações da companhia aérea desabavam mais de 33% no final da tarde, após serem suspensas diante da iminência da publicação do fato relevante.

O financiamento de 950 milhões de dólares foi acertado pela empresa na modalidade "debtor in possession" (DIP) por membros do chamado "Grupo Ad Hoc de bondholders da Abra", holding que reúne as operações da Gol com a colombiana Avianca, e outros detentores de títulos de dívida da Abra.

(Reportagem de Dietrich Knauth em Nova York e Alberto Alerigi Jr., Andre Romani e Gabriel Araujo em São Paulo)

(Por Dietrich Knauth em Nova York e Alberto Alerigi Jr., Andre Romani e Gabriel Araujo em São Paulo)

Últimos comentários

BNDES ta ai pra isso !! Se a gol quebrar as aereas no Brasil colapsam junto.
😂😂😂
Calma gente, a passagem de 200 reais tá vindo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.