🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Klabin foca em exportação e vê crescimento via aquisições após projeto Puma

Publicado 24.07.2015, 12:36
© Reuters.  Klabin foca em exportação e vê crescimento via aquisições após projeto Puma
BVSP
-
KLBN4
-

SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante de papel para embalagens Klabin (SA:KLBN4) deve ampliar a fatia de exportações no volume total de vendas nos próximos trimestres, num momento de mercado interno em retração, afirmou o diretor geral da companhia, Fabio Schvartsman.

O executivo também afirmou, em teleconferência com analistas, que, com o mercado interno decrescente, "não existe outra oportunidade de crescimento que não seja via aquisição".

Mas ele ressaltou que a empresa prefere esperar o término da construção e o início de produção de sua primeira fábrica de celulose, conhecida como Projeto Puma, para avaliar eventuais oportunidades de compras de ativos.

A expectativa é que a fábrica fique pronta em março do próximo ano, quando a Klabin deve atingir o pico de endividamento em dólares na relação dívida líquida sobre Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 4,5 vezes, ante 3,8 vezes no final de junho.

"Depois do Puma funcionando, quando a Klabin atingir um novo padrão de geração de caixa, a amplitude das ações que a empresa poderá tomar aumentará e olharemos mais oportunidades de crescimento de nossas linhas de negócios, seja via compras ou novas máquinas", afirmou o executivo.

Para Schvartsman, a retração da economia amplia o estresse financeiro sobre companhias menores, aumentando as chances de consolidação no setor de papel, cenário que deve ser reforçado nos próximos trimestres, considerando que não deve haver "arrefecimento nenhum na crise, muito pelo contrário, a crise está provavelmente se aprofundando", afirmou. "É neste ambiente que estamos trabalhando nossa atuação no segundo semestre".

A Klabin fechou o segundo trimestre com participação de exportações no volume total de vendas de 32 por cento, ante 29 por cento no mesmo período de 2014. A expectativa é que esta fatia se amplie nos próximos trimestres, aproveitando também a desvalorização do real.

Schvartsman vê segmentos, como papelcartão, com desempenho melhor que outros, como papelão ondulado. O papelcartão é muito usado na embalagem de alimentos líquidos como leite, que segundo o executivo tem tendência de ter o consumo elevado em momentos de crise como substituição a outros produtos.

"Vejo demanda resiliente (em embalagens) para líquidos, principalmente no mercado doméstico", disse o executivo.

Em termos de custos, ele disse não esperar que a Klabin apresente aumento acima da inflação, apesar de ver pressões de custos com energia elétrica, produtos químicos, diante da valorização do dólar; e mão de obra em menor escala.

As units da companhia exibiam leve recuo de 0,05 por cento às 12h34, enquanto o Ibovespa cedia 1,84 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.