Garanta 40% de desconto
💰 Buffett investe US$ 6,7 bi na Chubb. Copie toda a carteira de Buffett gratuitamente com InvestingProCopiar carteira

Leilão contrata térmicas da Eneva e GPE no Norte; dá vazio para Nordeste

Publicado 30.09.2022, 10:38
© Reuters. Linhas de transmissão de energia em Brasília (DF) 
29/08/2018
REUTERS/Ueslei Marcelino
ELET3
-
ENEV3
-

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de energia de reserva realizado nesta sexta-feira terminou com a contratação de termelétricas apenas na região Norte, duas da Eneva (BVMF:ENEV3), e uma da GPE, sem deságio, mas que devem exigir 4,14 bilhões de reais em investimentos.

Não houve negociação para empreendimentos nos Estados do Piauí e do Maranhão, segundo dados da plataforma online da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que realizou o certame.

Mesmo para a região Norte, a contratação de potência ficou abaixo do esperado, com apenas 753,8 megawatts (MW) dos 1.000 MW inicialmente demandados pelo governo.

Os projetos da Eneva demandarão investimentos de 3,36 bilhões de reais, enquanto o da GPE, 783 milhões de reais, segundo a CCEE.

Além da venda de potência, foram contratados 669,5 MW médios de energia, que viabilizan uma garantia física de 710,9 MW médios. O preço médio foi de 444,00 reais por megawatt-hora (MWh), sem desconto frente ao preço-teto estabelecido no edital.

A licitação online, que acabou em 16 minutos, foi a primeira destinada a cumprir com a obrigação de contratação de um total de 8 GW em termelétricas previstas na lei nº 14.182, que permitiu a privatização da Eletrobras (BVMF:ELET3).

O certame tinha como objetivo contratar 2 GW de termelétricas movidas a gás natural, sendo 1 GW no Norte, para início de suprimento em 31 de dezembro de 2026, e 1 GW no Maranhão e Piauí, para início de suprimento em 31 de dezembro de 2027.

Os contratos negociados nesta sexta-feira terão prazo de 15 anos. As usinas terão inflexibilidade anual (valor de geração mínima obrigatória) de 70%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

(Por Letícia Fucuchima)

Últimos comentários

Suspenderam a negociação da ENEV3?!!!!
Por que o Vazio?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.