As atualizações de ações escolhidas pela IA em junho já estão disponíveis.
Veja novidades em Titãs da Tecnologia, com alta de 28,5% no acumulado do ano.
Acessar Ações

Leilão de energia A-5 contrata 278 MW, menor nível desde 2009

Publicado 29.04.2016, 13:51
© Reuters.  Leilão de energia A-5 contrata 278 MW, menor nível desde 2009
NG
-
ELET3
-
CLSC4
-

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de energia A-5 realizado nesta sexta-feira fechou a contratação de usinas que somam 278,5 megawatts em potência, ou 158,1 megawatts médios em garantia física, o menor nível desde 2009, quando a economia estava impactada por uma das piores crises financeiras globais.

Com a recessão econômica e a crise política, a baixa contratação ficou na metade inferior das previsões de analistas, que esperavam demanda nula ou de no máximo 800 megawatts médios na licitação.

A expectativa quanto ao certame era baixa devido à redução de consumo de eletricidade no Brasil, registrada desde o ano passado devido a uma forte elevação das tarifas e à recessão econômica.

A título de comparação, os leilões de energia para novas usinas fecharam uma compra de em média 3,6 mil megawatts médios por ano entre 2005 e 2015, o que evidencia o baixo interesse das distribuidoras por contratações adicionais de energia no certame desta sexta-feira.

As usinas contratadas, que precisam iniciar a entrega de energia em 2021, assinarão contratos que movimentarão 9,77 bilhões de reais ao longo do período de suprimento, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Os empreendimentos vencedores --pequenas centrais hidrelétricas, usinas à biomassa e biogás e uma térmica a gás natural-- demandarão cerca de 1,9 bilhão de reais para serem construídos.

O preço médio de contratação foi de 198,59 reais por megawatt-hora e as principais compradoras no certame foram as distribuidoras Amazonas Energia, da Eletrobras (SA:ELET3), Celesc (SA:CLSC4) e Copel, que juntas responderam por mais de 70 por cento da demanda.

As demais compradoras foram Boa Vista Energia, Ceal e Cepisa, todas controladas pela Eletrobras, além da ELFSM.

Foram contratadas 21 pequenas hidrelétricas, seis usinas à biomassa, entre projetos movidos a bagaço de cana e cavaco de madeira, uma usina a biogás e uma térmica a gás natural, segundo dados da CCEE.

Desses empreendimentos, 16 já possuem contratos ou estão em operação comercial, segundo a CCEE. Essa usinas foram autorizadas a participar do leilão por uma mudança de regra viabilizada no final de 2015.

(Por Luciano Costa)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.