⌛ Perdeu a alta de 13% da ProPicks em maio? Assine agora e receba mais cedo as ações de Junho.Desbloquear ações

Leilão oferece receita anual de R$3,1 bi por operação de hidrelétricas antigas

Publicado 07.10.2015, 15:57
Atualizado 07.10.2015, 16:09
© Reuters.  Leilão oferece receita anual de R$3,1 bi por operação de hidrelétricas antigas
CESP5
-
CIG
-
CLSC4
-

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta quarta-feira que o leilão de hidrelétricas existentes será realizado em 6 de novembro, ao aprovar em reunião extraordinária de diretoria o edital do certame, que prevê o pagamento de uma receita anual máxima de 3,1 bilhões de reais pela operação dessas usinas nos próximos 30 anos.

O diretor-geral da agência, Romeu Rufino, ressaltou que a realização do leilão ainda está condicionada a um aval do Tribunal de Contas da União (TCU), que levará o assunto a plenário.

Pela proposta da Aneel, levarão o direito de operar as hidrelétricas oferecidas no leilão as empresas que apresentarem a proposta de menor receita anual.

Foi definida uma receita teto para cada lote ou sublote de usinas oferecidas, somando uma receita máxima de 3,1 bilhões de reais por ano.

Desse valor, cerca de 827 milhões de reais consistem na receita pela energia das usinas que será destinada às distribuidoras de energia, além de um adicional para cobrir custos com modernização de equipamentos ao longo da concessão.

Outros 2,3 bilhões de reais serão pagos às concessionárias a título de retorno sobre as bonificações de outorga cobradas na licitação.

As hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, que compõem o Lote E do leilão, representam a maior parte da receita, com teto de cerca de 2,4 bilhões de reais, seguidas pelas usinas compiladas no Lote D, com teto de 503,8 milhões de reais.

No Lote C, as hidrelétricas terão direito a uma receita anual máxima de 72,8 milhões de reais, enquanto as do Lote B receberão até 174,6 milhões de reais e as do Lote A terão receita de até 5,8 milhões de reais.

Acesse aqui tabela com os valores de bonificação pela outorga e receita por lote e sublote: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=8857&id_area=90

PROJETOS OFERTADOS

O leilão oferecerá aos investidores 29 hidrelétricas cuja concessão venceu ou está para expirar --uma lista que envolve empreendimentos hoje administrados pela estatal paulista Cesp (SA:CESP5), como Jupiá e Ilha Solteira, além de usinas de Cemig (SA:CMIG4), Celesc (SA:CLSC4) e Copel.

As hidrelétricas estão divididas em cinco lotes, cada um com diversas usinas. Mas determinados empreendimentos, como Três Marias, da Cemig, e Ilha Solteira, da Cesp, foram colocados em sublotes, o que significa que as empresas poderão também disputar essas usinas individualmente caso tenham interesse.

O governo federal pretende arrecadar 17 bilhões de reais com o certame, por meio da cobrança de bônus de outorga dos vencedores, sendo que 11 bilhões de reais teriam que ser pagos pelas novas concessionárias das usinas ainda em 2015.

A entrada dos recursos nos cofres públicos neste ano, assim, dependerá do TCU, uma vez que, de acordo com o diretor-geral, Romeu Rufino, a Aneel aprovou o edital excepcionalmente com base em relatório da área técnica do tribunal, que ainda analisará o documento em definitivo.

(Por Luciano Costa)

Últimos comentários

Carregando o próximo artigo...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.