🎁 💸 É grátis! Copie a lista de ações mais lucrativas da carteira de Warren Buffett, com lucro de +49,1%Copiar carteira

Líder de Belarus acusa Ocidente de usar incidente de avião para tentar miná-lo

Publicado 26.05.2021, 09:10
© Reuters. Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko
26/05/01
Serviço de Imprensa do Presidente da República de Belarus/Divulgação via REUTERS
RYAAY
-

MOSCOU (Reuters) - O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, acusou nesta quarta-feira o Ocidente de usar o desvio de um avião da Ryanair (NASDAQ:RYAAY) no final de semana para travar uma guerra híbrida contra ele, e disse que líderes estrangeiros retrataram falsamente a maneira como ele lidou com o incidente.

Em seus primeiros comentários depois do que alguns políticos europeus descreveram como um "sequestro com patrocínio estatal" no domingo, Lukashenko disse que agiu legalmente e de acordo com todas as normas internacionais, mas que "gente que nos quer mal" está tentando usar o episódio do avião para tentar miná-lo.

"Como previmos, gente de fora do país e de dentro do país que nos quer mal mudou os métodos de ataque ao Estado", disse Lukashenko ao Parlamento.

"Eles cruzaram muitas linhas vermelhas e abandonaram o bom senso e a moral humana".

Empresas aéreas redirecionaram voos para evitar o espaço aéreo de Belarus na terça-feira, e aviões bielorrussos podem ser barrados na Europa agora que cresce a revolta internacional por Minsk ter forçado o pouso de um avião comercial e prendido um jornalista dissidente a bordo.

© Reuters. Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko
26/05/01
Serviço de Imprensa do Presidente da República de Belarus/Divulgação via REUTERS

O controle aéreo bielorrusso orientou o voo da Ryanair que ia de Atenas a Vilnius a desviar para Minsk, de acordo com uma transcrição, devido ao que se revelou uma ameaça falsa de bomba. Belarus também enviou um caça de combate MiG-29 para escoltar o avião de passageiros.

A reação ocidental foi parte de uma "guerra híbrida" contra seu país, disse Lukashenko, e ele reagirá duramente a quaisquer sanções ou provocações, disse ele ao Parlamento, segundo a agência de notícias Belta.

(Por Maria Kiselyova e Tom Balmforth)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.