Garanta 40% de desconto
💰 Tenha ideias profissionais de carteiras de investidores superbilionários no InvestingProCopiar carteira

Ligga vai ativar 5G para empresas na zona franca de Manaus

Publicado 03.10.2023, 10:35
Atualizado 03.10.2023, 13:40
© Reuters.  Ligga vai ativar 5G para empresas na zona franca de Manaus

A Ligga (antiga Copel (BVMF:CPLE6) Telecom) vai começar em novembro a ativação do sinal 5G para uso exclusivo de empresas do Distrito Industrial I, na zona franca de Manaus - um dos principais polos industriais do País. A operadora vai instalar 20 estações rádio base em postes de luz, cobrindo uma área onde existem cerca de 400 empresas.

A tecnologia usada será a FWA (acesso fixo sem fio, na sigla em inglês). Ela vai irradiar o sinal de internet a partir das estações colocadas nos postes, de modo semelhante a um modem Wi-Fi. A iniciativa tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

O diretor comercial da Ligga, Ricardo Montanher, conta que os primeiros contratos da operadora com as indústrias locais já estão em negociação. "É um negócio de extrema importância. Primeiro por estarmos indo para uma região nova e com uma grande concentração de indústrias. Em segundo, pela expansão de uma tecnologia disruptiva, que é o 5G", diz, em entrevista.

A iniciativa tem como pano de fundo a corrida das operadoras para ganhar clientes empresariais com a oferta do 5G.

A nova geração de internet tem velocidade mais rápida, menor tempo de resposta e possibilidade de conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo - o que ajudará na automação dentro das fábricas, bem como em atividades de outros setores, como logística, agronegócio e infraestrutura, por exemplo.

A cidade de Manaus já é atendida pelo 5G há cerca de um ano, com o sinal ativado por TIM (BVMF:TIMS3), Claro e Vivo como parte das obrigações assumidas após arrematarem as frequências no último leilão promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O que a Ligga está fazendo de diferente agora é oferecer o acesso à nova geração de internet por meio de uma rede FWA exclusiva, o que aumenta a segurança para empresas e diminui o risco de intermitência no sinal.

A Ligga arrematou o lote do 3,5 GHz para atuação prioritária no segmento corporativo em São Paulo, Paraná e Região Norte. A operadora é uma das estreantes no 5G, assim como a Brisanet (BVMF:BRIT3) e a Unifique, que também saíram entre as vencedoras do último leilão de frequências.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.